quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CAMOCIM

Do CEARÁ: cidades de A a V (XXXII)
Da Ilha do Amor...tem-se esta visão da cidade...
O topônimo CAMOCIM vem do tupi-guarani e significa "pote para enterrar defunto", segundo o estudioso Silveira Bueno. Refere-se, possivelmente, à urna funerária dos indígena.A área onde a cidade está inserida possui uma rica história de intercâmbio econômico e conflito entre os povos indígenas nativos e europeus, tais como os franceses, holandeses e portugueses( invasões ). Os primeiros habitantes foram indígenas  de várias etnias como os Tremembé, Tabajara, Jurema, Jenipaboaçu, Cambida. Os portugueses chegaram por essas bandas, a partir do século XVI, com diversos intuitos: reconhecimento completo da região, desde Tutóia, no Maranhão, aos limites finais entre o Ceará e Rio Grande do Norte. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas do século XVII. Depois da segunda metade deste século surge um projeto de construir um forte em Camocim mas que não se concretizou. A Barra do Camocim, vem se consolidar como um núcleo urbano depois de uma Missão empreendida pelo padre Ascenço Gago para aldear os Tremembé e outras etnias. A partir de 1792 chegam à Barra do Camocim famílias oriundas de Tutóia (Maranhão) que aí implementam a agricultura e pecuária. Em 1868 foi criado o distrito policial, que vem consolidar o núcleo urbano.No entanto a consolidação como centro urbano ocorre definitivamente em 1879, com a construção da Estrada de Ferro  Sobral-Camocim e o porto.
Mapa antigo do Ceará. Destacado, em vermelho, a VIA FÉRREA.
Camocim localiza-se no Noroeste Cearense, a 347 km de Fortaleza. 
Antiga Estação Ferroviária de Camocim- E.F. SOBRAL.
A edificação preservada, abriga hoje a Prefeitura de Camocim.
Construção da  BALAUSTRADA de sustentação para o PORTO.
Ao  fundo, a Estação Ferroviária de CAMOCIM.
Na foto antiga(década de 1920?)vê-se a Igreja Matriz de Camocim
Foto atual da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Navegantes.
Interior da Igreja Matriz de Camocim.
Do Rio Coreaú...:a Ilha do AMOR!
Do Rio Coreaú...:a cidade... CAMOCIM
FILHO ILUSTRE DA TERRA:Pinto Martins
Euclides PINTO MARTINS(Camocim,1892-Rio de Janeiro, 1924) foi um aviador e fez parte da tripulação de um avião fretado pelo "The New York Word", que patrocinou a tentativa de uma viagem aérea entre as Américas do Norte e do Sul.
A viagem começou em 4 de setembro de 1922 e terminou em 8 de fevereiro de 1923. O Aeroporto Internacional de Fortaleza e o Aeroporto de Camocim levam o nome de Pinto Martins.
NOTA: Leia sobre Euclides PINTO MARTINS, na Wikipédia ou n'outra fonte...O aviador teve uma vida muito interessante mas findada tragicamente. Seu suposto suicídio, ainda é um mistério.
Acredita-se que esta foto seja do ano 1922, data em que Pinto
Martins pousou em Camocim com o avião Sampaio Correia II,
antes do primeiro voo New York- Rio de janeiro. 
Aeroporto de Camocim
Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza-Ceará.
..................................................................................
.BALAUSTRADA MARGEIA A CIDADE...(Rio Coreaú)...













......................................................

PRAIAS, LAGOS, DUNAS, MANGUES...
É Camocim:Ceará-Nordeste-Brasil-América do Sul...


(CLIQUE, PARA AMPLIAR)

Praia da Carauba
Praia da Carauba
Praia do Maceió
Praia da Barrinha
\Praia do Xavier
Bara dos Remédios
Barra dos Remédios
Barra dos Remédios
Praia do Farol (Farol de Trapiá).
Dunas em Tatajuba...
Praia de Tatajuba
Lago Seco
Lago do Torta
...DUNAS...
...DUNAS & LAGO..
Do mangue...
Do rio pro mangue...
...LAGO DO BOQUEIRÃO : Camocim- Ceará- Nordeste- Brasil.
ARREMATANDO...

.......................................................................................
Fontes: Wukipédia; IBGE; Café História; Camocim Pote de História.
Fotos: Wikipédia; Panoramio; Alex Uchoa; Café História.
.....................................................................................
Até a próxima quinta-feira. Meu abraço!

56 comentários:

  1. Aqui estou encantada, admirando as fotos. Tudo lindo, lindo! cada lugar mais lindo que o outro e, além disso, aprendemos sempre por aqui contigo! Vale sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga
    Hoje vim para agradecer a sua carinhosa visita ao meu cantinho!
    Muito obrigada!
    Me perdoe a minha ausência e cola e copia, mas estou passando pelo momento que preciso saber o que está acontecendo com minha saúde. Tenho certeza que não é nada serio, mas que preciso cuidar um pouquinho maia de mim. Logo voltarei para ler suas postagens com carinho e atenção que elas merecem.
    Desde já agradeço a sua compreensão e apoio.
    De todo o meu coração eu agradeço!
    Com carinho o meu muito obrigado!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lúcia...que linda cidade...um ambiente paradisíaco de enorme potencial turístico cuja maior riqueza já está pronta, é a própria beleza natural que deve ser mantida assim e é o que as pessoas procuram.Possivelmente deve ter leis de preservação para conservação(?)
    Mas me pareceu uma cidade bem antenada para o seu progresso...
    Adorei os balaústres! aliás ,é uma cidade de dar água na boca!(rs)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito linda, essa Camocim, por todos os lados. Tem tudo aí, de forma natural...a mão do homem deu apenas uma talentosa ajuda. Todo município, estado e país tem as suas leis de preservação do patrimônio, basta que o governante tenha "vontade política" e o povo colabore e insista na preservação e conservação. O INPHAN é o órgão maior, você sabe...Obrigada, por vir sempre. Um abraço!

      Excluir
  4. Puxa, parabéns por sua pesquisa e divulgação.
    Fotos lindas!
    Abraços, saúde e paz interior.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA MINHA QUERIDA !
    LINDAMENTE VC ESTÁ NOS MOSTRANDO LINDAS E RICAS POSTAGENS...NEM SEI DIZER ONDE ESTÁ A MAIS RICA...TODAS ESTÃO MERECEDORAS DE NOTA MIL...
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga escritora, é um prazer a sua vinda. Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Lúcia!
    Que encanto! Você é MESTRA em suas pesquisas e divulgações do seu paraíso para todos nós! Eficiente descrição e lindas fotos! Magia aos nossos olhos!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, eu sempre chamei de Mestre: isso, é que sou! Além de AMANTE da terra, você sabe! Obrigada, Célia, forte abraço...

      Excluir
  7. Ah! Querida Lúcia

    'Se eu pudesse trincar a terra toda
    E sentir-lhe um paladar,
    Seria mais feliz um momento ...
    Mas eu nem sempre quero ser feliz.
    É preciso ser de vez em quando infeliz
    Para se poder ser natural...
    Nem tudo é dias de sol,
    E a chuva, quando falta muito, pede-se.
    Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
    Naturalmente, como quem não estranha
    Que haja montanhas e planícies
    E que haja rochedos e erva ...
    O que é preciso é ser-se natural e calmo
    Na felicidade ou na infelicidade,
    Sentir como quem olha,
    Pensar como quem anda,
    E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
    E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
    Assim é e assim seja ...

    Alberto Caeiro/F.Pessoa (O Guardador de Rebanhos)

    Este Pessoa é demais. Baralha-me com as suas antíteses. O que eu quero mesmo é ser feliz e abarcar essa terra toda, praias, lagos, dunas, mangues e...Gente. Sinto-me maravilhada e, ao mesmo tempo, impotente perante tanta beleza. Assim, socorro-me das palavras dos poetas, como estas que se encontram no final do post anterior:

    É aqui onde me ajoelho e beijo a terra
    Porque esse chão me sabe ser firme e santo.
    (Hérlon Fernandes Gomes)

    E se eu pudesse trincar a terra toda, abraçaria, num grande amplexo, essa terra toda, maravilhosa, e de tanto o ser, comovente.


    Beijinhos

    Olinda


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ainda visitar os ares lusitanos, para sentir em minha alma essa mágica do tempo, que encantou Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca e tantos outros. Fico feliz em ser lembrando aqui ao lado do maior poeta português, cara Olinda.

      Lúcia, Camocim é meu próximo destino de férias no Ceará. Quero conhecer a Barra dos Remédios!

      Abraços.

      Excluir
    2. Que bonito, Olinda amiga! E que bom que o Hérlon veio e comunga conosco desse gostar e se "embebedar" dos "ares lusitanos" revisitando sempre essa leva de grandes poetas que tocam a nossa alma enormemente....Obrigada, Olinda e Hérlon por esta divinal comunhão. Abraços!

      Excluir
    3. Caro Hérlon

      As suas palavras tocaram a minha alma. Já antes os seus versos me tinham comovido, pela sua sensibilidade e grandeza.
      A Lusitânia ficará mais rica em poder contar com a sua presença, da mesma forma que já enriquece, de forma brilhante, a nossa língua comum.

      Muito obrigada.

      Abraços

      Olinda

      Excluir
    4. Querida Lúcia

      Muito obrigada pela sua visita, pelas belas e entusiásticas palavras que levou ao nosso 'gostoso' Xaile.
      A Cadeirinha de Arruar é um espaço de reunião e comunhão de almas. Aqui sentimo-nos bem e em casa. Surge em nós, naturalmente, a vontade de partilhar emoções e de deixar falar o coração.

      Bem haja, minha amiga!

      Beijinhos

      Olinda

      Excluir
  8. Lúcia, que lugar incrível! É beleza pra todo canto que se olhe. Também quero almoçar dentro da lagoa, com cavalos-marinhos por perto. Aqui, durante o almoço, só os mosquitos da dengue rodeiam nossas pernas. :) Muito obrigada pelo seu comentário sobre os cristãos da Índia! Foi realmente valioso e interessante. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um encanto, Ceres, há uma grande diversidade neste paraíso que é Camocim. Fui duas vezes à Índia, convivi 32 anos com um indiano católico-hindu, ou vice-versa , e o seu artigo, MARAVILHOSO, veio a calhar... Obrigada, por vir sempre. Beijos!

      Excluir
  9. Bem vinda de volta, Lúcia. Sentimos a sua falta. Lindas imagens sobretudo as dos barcos de pesca e das praias... o Brasil é muito rico. Infelizmente, por causa de toda essa riqueza, os povos nativos têm sido muito prejudicados.
    Beijinho, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, você aqui, Ruthia! Obrigada, por tão calorosa recepção. Essa minha ausência de quase 3 meses deu-me novos ânimos. O lado triste da história é o hediondo crime praticado contra os nossos nativos: imperdoável.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  10. Olá Lúcia...
    Que lugar maravilhoso...!!!!
    Que belas imagens que aqui apresenta
    Que texto tão rico e elucidativo sobre a linda cidade de Camocim....!!!
    Mais uma vez, fiquei encantada...!!!
    Um abraço Lúcia.
    Tenha um óptimo fim de semana....
    Albertina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que você viria logo e ia adorar, Albertina! Camocim, é dos mais belos lugares, por sua grande diversidade de paisagens naturais.Obrigada, por vir sempre! Bom final de semana.
      Abraços,
      da Lúcia

      Excluir
  11. Interessante a origem do topónimo CAMOCIM e a história deste lugar. A história do Homem no território prende-se sempre com a própria necessidade de sobrevivência. A preferência por locais junto a linhas de água, por exemplo, sempre foi determinante para a ocupação de um espaço.

    Um grande abraço e óptimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! É mesmo bem interessante.Ainda hoje ocorre a ocupação ribeirinha. Dependendo da margem de distância, pode ter sérias consequências, pela desordenação.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Oláaa! Minha querida amiga!
    Bem vinda!
    E eu não consigo perceber porque Deus deixou a maior parte da beleza no Brasil! Tudo é tão maravilhoso que eu saio daqui, maravilhada; e é tal a realidade que vejo, que voo, vendo!
    Ceará de que tento se fala aqui. Já percebi!
    Belíssimo post.
    Grande abraço
    Bjis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu querida, quanta saudade! Obrigada, pela recepção calorosa.
      Somos mesmo privilegiados pela natureza. Até eu, me encanto, que já estou acostumada. O Ceará está pelo mundo, principalmente Portugal. Já viu quantos portugueses veem aqui? Que bom!
      Beijos!

      Excluir
  13. Como sempre,td aqui muito lindo.Ainda conhecerei estes lugares.Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Princesa! Obrigada, venha, o Ceará está sempre de braços abertos e com sol, para aquecer...Beijos!

      Excluir
  14. Lúcia obrigado por mais esta viagem maravilhosa.
    Que fotografias mais lindas.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, que bom que achou a viagem maravilhosa!
      Volte sempre, obrigada!
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  15. Apesar do nome é um lugar belíssimo!!!
    Como o Brasil é surpreendente!

    °º✿♫
    °º✿ Boa semana!!!
    º° ✿✿ ♫♬° ·. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre a surpeender, com lugares lindos, é verdade!
      Beijos, Inês!

      Excluir
  16. Olá Lúcia!
    Como sempre uma postagem impecável, rica em detalhes!
    O nosso país é simplesmente sensacional!
    Beijos e uma iluminada semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz, por tê-la aqui, Magda, sempre tão amável!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  17. Como sempre uma postagem enriquecedora em detalhes e imagens!
    Assim fico conhecendo estes lugares.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que bela viagem pela história!
    Sinto como se estivesse presente, ouço os sons que nos transmite, fico embevecido nas imagens que enriquecem.
    Na próxima semana aqui vou estar.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuel!
      Sei que gosta e espero sempre a sua vinda! Obrigada, pelas palavras!
      Beijos!

      Excluir
  19. Gosto de fazer-lhe visita e saborear as delícias que você oferece, Rita. Obrigada, por vir sempre!
    Forte abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  20. Este teu cantar da tua terra é sempre muito encantador e educativo. Beijinhos, minha querida. Sabe que estou deixando de lado o IN PERCEPÇÕES e ficarei só com o INFINITO PARTICULAR. Tive que deixar alguns espaços que criei antes. Meus olhos têm dado muito trabalho. Sou deficiente visual. Aqui tudo é adaptado, mas mesmo assim tenho tido uns probleminhas. Ficarei menos tempo em frente ao PC.
    Mas pode me visitar no INFINITO, se assim desejar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Malu, pela sua sempre importante presença. É claro que irei ao INFINITO PARTICULAR. É importante que cuide de seus olhos. Desejo-lhe tudo de bom, com saúde e paz.
      Abraços

      Excluir
  21. Querida amiga,

    Caso um dia venha a participar de um concurso cultural, faço gosto de lhe dar meu voto, é um dos melhores blogs que conheço. Sempre tenho o que aprender e admirar sobre lugares.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Sissym, obrigada pelas carinhosas palavras. Procuro me esmerar nas pesquisas para divulgar Ceará, de Norte a Sul.
      Beijos!

      Excluir
  22. Lúcia, post muito lindo mesmo!
    Belas paisagens e narrações...
    Obrigada pelo seu carinho por lá no "Casamento Divertido", gostei de conhecê-la mais um pouquinho...

    Muita paz e abraços... Até 5ª feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é lindo, Anete...a natureza é exuberante, é tudo verdadeiro. Adorei, o "Casamento Divertido", no amor há que se ter humor!
      Abraços, até 5ª!

      Excluir
    2. Voltei por aqui!
      Conheça o blog do Xico, "Nascendo Até Hoje"... Você vai gostar!

      Beijos e Bom Feriado!

      Excluir
  23. Olá Lúcia, fiquei feliz com seu retorno. Desculpe a demora em responder, ando meio preguiçosa por conta de tantos afazeres que arrumei (rsss). Mas consegui vencer as léguas pra chegar em Camocim, passando por Brejo Santo. Vejo que voltou com o mesmo entusiasmo, postando como sempre, caprichando nos detalhes e nos ofertando com toda essa beleza que é o Ceará.
    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Dona" Estela e Bonecas da Mari, que saudade! Fui no Achados e Guardados deixei recado, vi as Bonecas da Mari - lindérrimas!- e até que finalmente...Fico feliz que tenha gostado do passeio pelo Ceará. Irei sempre atrás de você, onde estiver rsrs...
      Xêro

      Excluir
  24. E cá estamos nós no Camocim, ou " pote para enterrar defunto. Interessante este nome! As estações são sempre edifícios muito bonitos, Lúcia. Claro, antigamente não havia aeroportos e então dava-se uma importância muito grande às estações, lugares sempre apinhados de gente que partiam e chegavam. Aqui, bem pertinho de Famalicão há a cidade de Vila do Conde, cidade piscatória e com uma praia muito bonita. Lá há uma Igreja do Sr. dos Navegantes que tem a forma de um barco.; é muito bonita.. As praias de Camocim são lindíssimas e as dunas um espectáculo. Belas fotos, Lucia. Aqui no norte de Portugal temos lindas praias com extensos areais de areia grossa, mas têm um problema, são ventosas e a água é muito fria. Águas mais quentes só no Algarve, embora a areia seja fina e suje bastante. E por hoje, amiga, fico por aqui, esperando a próxima letra, certo? Boa noite e um beijinho muito carinhoso
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer, Emília. Sei que você adora o Brasil e que vem apreciando bem o Ceará, ainda que pela Cadeirinha. Gosto do detalhamento que faz nos comentários, sinal de que viu "tim-tim por tim-tim" toda a postagem. Interessante, o nome da Igreja: Sr.dos Navegantes. Conheço algumas cidades litorâneas de Portugal e fui uma vez ao Algarve...é tudo muito lindo. Obrigada, amiga, por vir sempre.Até a próxima, com C...
      Carinhoso beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  25. Estes são momentos históricos. As fotos e os textos deixam-nos entrar por essas Cidades que os homens edificaram mas que a Natureza brindou com tanta beleza.
    Linda esta Camicim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trago um pouco da história do lugar, mostrando o "ontem" e o "hoje", do que há de natureza e criação humana. É sim, uma cidade privilegiada, esta Camocim!
      Abraço, Coelho, obrigada por vir sempre...

      Excluir
  26. Oi amiga que bom viver numa paisagem tão linda, e que lindas recordações
    por aqui são guardadas.
    Quem não ficaria feliz viajar nestes paraísos tão amados, querida obrigada pela visita e pelas suas lindas fotos que nos veio mostrar de terras tão longínquas.
    Tenha um lindo amanhecer todos os dias com tanta maravilha para alegrar a alma . Beijinhos de luz e paz em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ceará é grande e rico, em diversidade paisagística: hora estamos no árido sertão, que tem belezas, ora estamos vendo o mar, que encanta tanto quanto...Trago o novo e o antigo, para um paralelo.
      Obrigada, Nina, pela sua presença e carinho.
      Beijos!

      Excluir
  27. Oi Lúcia eu não sei o que dizer a não ser do meu encantamento. Que delícia de lugar. E você além de uma historiadora fantástica, acaba somando com o seu papel de guia turístico. Meus irmãos que sempre viajam para o Nordeste nas férias, vão ter que ver estas fotos e este vídeo. Que lugar!. Adoro esta riqueza no nosso país. O Ceará, me surpreende à cada postagem sua.
    Um abraço e obrigada.

    ResponderExcluir