Desde que me entendo "por gente", ouço, na época dos festejos do Natal, músicas de Reisado, pelas ruas do bairro onde moro. Lembro-me bem do nosso vizinho, "Seo" Niquinha, marido da Dona Margarida, lá do Bairro de Fátima, que reunia o seu grupo para "tirar" o reisado, batendo de porta em porta, a cantar uma canção com letra que dizia, em alguns versos:
"Aqui estou, em vossa porta, em figura de raposa, em figura de raposa, nós queremos alguma coisa", na sua primeira quadra.... e o grupo ia crescendo, feito uma procissão...pelas ruas percorridas, no avançar da madrugada...
"Aqui estou, em vossa porta, em figura de raposa, em figura de raposa, nós queremos alguma coisa", na sua primeira quadra.... e o grupo ia crescendo, feito uma procissão...pelas ruas percorridas, no avançar da madrugada...
.........
O Reisado é uma das pantomimas folclóricas mais ricas e mais apreciadas , principalmente no Nordeste brasileiro. Faz parte do repertório das festas Jesuinas, e é apresentado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, isto é, pelo Natal, Ano Bom e Reis. O Reisado é formado por um grupo de foliões, de pastores e pastoras que se reúnem numa espécie de rancho, com o fim de visitar as casas das pessoas mais gradas e hospitaleiras da região, a cantar e a dançar. O Reisado apresenta diversas modalidades e compõe-se de várias partes: a) abrição de porta; b) entrada; c) louvação do Divino; d) chamadas do rei; e) peças de sala; f) danças; g) guerra; h) as sortes; e) encerramento da função. Tem como principais personagens: o rei, o mestre, o contra-mestre, Mateus, Catarina, figuras e moleques.
(Fonte: Terra Brasileira).
..........
..........
Volto na próxima semana..............Um abraço!
Que lindo isso.Belas tradições! Não conhecia!! beijos,lindo fim de semana, tuuuuuuuudo de bom e muitas histórias legais por aqui nesse 2013 que engatinha! beijos,chica
ResponderExcluirOlá Lúcia...!!!
ResponderExcluirQue bom que está de volta com as suas histórias encantadoras....!!!
Esta tradição do "Reisado" não conhecia, mas de certa forma assemelha-se àquilo que se faz aqui em Portugal (sobretudo no Sul - Algarve), onde grupos de 15 a 20 pessoas,tocam vários instrumentos e cantam ao nascimento do Menino Jesus, à chegada do Ano no Novo e dos Reis.... Esses grupos são chamados "CHAROLAS" e também andam de casa em casa onde são sempre muito bem recebidos e onde lhes são oferecidos, às vezes, verdadeiros banquetes.....
Manter as tradições é algo muito bonito e oxalá as gerações vindouras sintam esse gosto por mantê-las....!!!
Um abraço e Feliz 203
Não conhecia.
ResponderExcluirAdoro usos e costumes/tradições das terras. Acho que devem ser conservadas.
Aqui temos o cantar dos Reis que se assemelha!
Beijos.
Minha querida Lúcia,
ResponderExcluirLinda esta tradição!E comovente também. Gosto muito destas festas e em minha terra o que mais se assemelha é a Folia de Reis...linda também com suas fitas e estandartes.
Bom te ver de volta, amiga! Só não estou podendo falar mais pois uma dor no braço está a me incomodar bastante.
Um muito feliz 2013 para você com muitas realizações,sonhos realizados e alegrias sem fim.
Bjssssssss,
Leninha
Oi,Lúcia,fique encantada com a sua postagem.O ano passado pesquisei muito no google sobre reisado e encontrei em várias regiões do Brasii sobre folia de Reis(não sei se é equivalente) Eu tive oportunidade de ver uma em uma cidade do sul do Estado de São Paulo,cidade de Pariquera-açu,quando ingressei em direção de escola.Fiquei encantada,pois o grupo veio visitar uma casa vizinha para fazer a louvação de jesus menino, no meio da noite, só com a luz da rua, todos vestidos de dourado,com coroas e cantando...eu vi da janela da pensão onde me hospedava.Parecia um sonho, pois nuca tinha visto,Eles estavam arrecadando fundos para a festa que se daria posteriormente e visitavam as pessoas importantes ou sítios em busca de donativos.Achei lindo! depois num dado momento da música as luzes da casa se ecenderam e o gupo entrou para a festança.Nunca esqueci da reiada como eles chamam por lá. O ano passado achei uma folia de Reis na Bahia e postei no blog.Adoro essas tradições.Realmente, um privilégio a cidade manter as tradições mais caras do povo brasileiro.Um abraço
ResponderExcluirOi Lúcia,
ResponderExcluirQue bom saber que ainda se preserva esta tradição tão bonita.
Mamãe sempre nos contava histórias de reisado.
Vim para o Rio muito pequena e, por aqui não tem disso não (rsss). Mas tive a oportunidade de assistir uma Folia de Reis na cidade de Poções, na Bahia, tal qual você descreve e fiquei maravilhada, principalmente com a simplicidade e alegria dos participantes.
Valeu amiga!
Xêro.
ResponderExcluirQuerida Lúcia
Desejo que tenha passado um Feliz Natal e que o Ano Novo tenha começado de forma alegre e com bons augúrios.
Gostei imenso de tomar conhecimento desta festa popular, da quadra natalícia, que desconhecia. Por cá pelos Reis cantam-se as Janeiras e é uma tradição que se vai aguentando nos espaços mais rurais. Penso que essas tradições dão vida às populações e é muito bom vê-las passar de geração em geração.
Beijinhos e tudo de bom.
Olinda
Que tenha tido um bom Natal e que 2013 seja um excelente ano são os meus votos.
ResponderExcluirMuito interessante esse costume. Em Portugal é um costume antigo entre o Natal e os Reis se vai de porta em porta cantando as Janeiras. Nas aldeias mantem-se o costume e hoje em dia nas cidades muitas das paróquias tem já um grupo que se desloca a casa de quem se inscrever na igreja para cantarem as Janeiras. Dado o tamanho atual das cidades e para não se perderem costumes antigos que fazem parte da tradição do País, estão hoje em dia muitas paróquias empenhadas em continuar esse costume.
E também todos os anos um ou mais grupos vão ao Palácio de Belém cantar as Janeiras ao Presidente da República.
Um abraço e bom fim de semana
:Que boas lembranças Lúcia. Na minha infância,também ficava aguardando a Folia de Reis, quando viajava com meus pais para Minas Gerais.Acontecia sempre no dia seis de janeiro. Aqui em Brasília, não se cultiva esta tradição, ao menos eu nunca vi.
ResponderExcluirPena, porque eu adorava.
Grande abraço,
não sabia desta tradição do Reisado,
ResponderExcluire que continua viva!
gostei de saber
um beijo, Lúcia
Morando há mais de trinta anos na Bahia, sinto falta desses momentos, relembro com saudades dos grupos de reis que passavam no meu bairro, no parque S José. Que bom saber que minha cidade ainda preserva as tradições. Um grande abraço.
ResponderExcluirMorando há mais de trinta anos na Bahia, sinto falta desses momentos, relembro com saudades dos grupos de reis que passavam no meu bairro, no parque S José. Que bom saber que minha cidade ainda preserva as tradições. Um grande abraço.
ResponderExcluirLúcia querida, adorei! Salve nossa cultura, FELIZ 2013
ResponderExcluirLucia voce é mesma uma privilegiada.
ResponderExcluirLembro bem destas festas e alguns familiares fizeram parte de semelhante grupo.
Parabens a quem preserva o grupo e há que incentivar.
Ainda em tempo desejo a voce Feliz 2013 com muita saude e paz e que possamos em sintonia continuar a reviver e acompanhar as belas historias da familia nesta cadeirinha maravilhosa.
Meu abraço carinhoso de paz e luz.
Bjo.
Uma bela semana amiga.
Ohhh o nordeste é rico de tradições...que 2013 lhe traga muitas bençãos e felicidades.beijocas.
ResponderExcluirCOMO DEVE SER BONITO, GOSTAVA ESTAR NESSA JANELA ESPREITANDO...
ResponderExcluirBJS
Muito bom saber que a tradição ainda continua!
ResponderExcluirBeijos!
Linda amiga !!!!!
ResponderExcluirSaudadesssssssssssss
Neste novo ano que está a começar estou aqui para continuar a ler as tuas belas escolhas. Quero te dizer que foi para mim um grande gosto ter convivido contigo durante o ano que passou e tenho a certeza que este convívio continuará cimentando assim esta amizade que nasceu através de palavras...
bjsssssssssssssssssss
Lindas fotos!
ResponderExcluirFeliz 2013!!!
Passo por aqui e fico mais rico. Aprendo sempre, levo comigo algo mais.
ResponderExcluirLições de história e de vida.
Parabéns!
OI LUCIA!
ResponderExcluirCADA REGIÃO DESTE NOSSO BRASIL, COM SEUS COSTUMES RICOS EM TRADIÇÃO E BELEZA.
TOMARA QUE SE POSSA PRESERVAR ESTES COSTUMES.
ABRÇS
AMIGA
http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://
ResponderExcluirQuerida Lúcia
Gostei muito da sua iniciativa de nos servir de guia nesta visita às cidades do Ceará, trazendo-nos as suas origens, os seus costumes, a sua história.
É pena a poluição do Rio Salgado. Esperemos que as autoridades e a sociedade civil possam fazer alguma coisa para resolver a situação.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Beijinhos
Olinda
ResponderExcluirOi Lúcia,
Muito bacana a preservação desta tradição. Não conhecia.
Pelo vídeo, vê-se que é bem interessante.
Beijo. (Vim nesta postagem porque já havia visitado a anterior). Ótima semana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLúcia,tudo bom?
ResponderExcluirEm Sergipe,no município de Pirambu,povoado Marimbondo, temos o Reisado do Mestre Sabau. Reisado criado no ano de 1805 pelo Bisavô de Sabau e que seus familiares deram continuidade.
Abaixo um link para conhecer um pouco mais sobre o Reisado de Marimbondo: http://www.youtube.com/watch?v=1sC4uHlJoEQ
Abraços e parabéns pelo Blog,
Elmo Melo
Olá boa noite.
ResponderExcluirQue maravilha que é o reisado e como um bom nordestino é muito prazeroso cultivar e resgatar essa cultura tão rica ( reisado ) e nesta semana estamos tendo novamente essa maravilhosa experiência de vivenciar o nosso reisado resgatando e evangelizando através da dança e da cultura um pouco esquecida que nossa amada igreja católica aos poucos vai tentando colocar novamente em pratica ,porque somos uma igreja em saída comprometida com o povo e o mundo...
Boa noite