Vista aérea, atual, de ABAIARA, Sul do Estado do Ceará (google)
Foto aérea de Fortaleza, anos 1940...(Arquivo Nirez).
Nasci na capital do Ceará, Fortaleza, cidade litorânea, mas sou fascinada pela vida do interior. Já tive oportunidade de relatar, nestas "páginas" , como vivenciei com alegria as muitas férias que passei, quando criança, em Baturité, a 104 quilômetros de Fortaleza. Apreciava ver, da janela do trem, a Serra de Aratanha, onde se inicia o Maciço de Baturité. Gostava, quando o trem parava nas estações e via aquele burburinho de passageiros que se misturavam aos vendedores ambulantes...Estas "visões", estarão sempre na minha memória...elas me encantam, ainda...
Passei o final do ano 2012 e início de 2013 no município Pereiro, distante 333 quilômetros de Fortaleza. Esta minha estada em Pereiro, fez brotar em mim o desejo de mostrar, aos meus seguidores e demais visitantes, um "bom punhado" de cidades cearense, do interior, com um pouco de sua toponímia e sua história.
Sendo eu uma "pesquisadora" que "prima" pela organização arquivística, passarei a postar "CEARÁ,: CIDADES, de A a V", dentro de uma ordem alfabética , tendo escolhido "ABAIARA" como a primeira da série. Tenho sempre grande interesse em conhecer as origens de uma terra, de como nasceu, de como vem crescendo...suas belezas e os problemas, trazidos com o progresso...
ABAIARA - CEARÁ...
ABAIARA - CEARÁ...
Localizado no Sul do Estado do Ceará, microregião de Brejo Santo.
Igreja do Sagrado Coração de Maria.
Abaiara: quando chove, o verde aparece...lindamente..
Etimologia:
O topônimo ABAIARA, vem do tupi e significa homem ilustre ou homem rei. Sua denominação original era São Pedro, depois Dom Pedro II e, desde 1943, Abaiara.
História:
As terras localizadas no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri.
Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram toda a região do Cariri, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamentos ou missões.
Os resultados destes contatos e descobrimentos, desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério que as levariam a aumentar o seu patrimônio material além de aumentar o seu prestígio pessoal junto à corte portuguesa.
A busca do metal precioso nas ribanceira do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e como consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.
Abaiara, como núcleo urbano, surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda de gado.
(Fonte: Wikipédia).
POLUIÇÃO, do Rio Salgado : DIVULGAR, É PRECISO!
O Rio Salgado. Hoje,no lugar do ouro, muito LIXO...
Rio Salgado em Lavras da Mangabeira - (Foto: blog de Lavras)
Rio Salgado - Boqueirão de Lavras(foto: blog de Lavras)
O Rio Salgado, nasce no distrito de Lameira, ao pé da Serra do Araripe, no município do Crato, com o nome de Rio Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada por 23 municípios. Os que são banhados pelo rio são os seguintes: Icó, Cedro,Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, com uma população estimada em 850 mil pessoas. A degradação, ocorre em todos esses municípios.
" É preciso a participação efetiva da gestão municipal, do Governo do Estado e dos moradores. Há necessidade de uma definição de política conjunta com os municípios diretamente afetados pelo problema", disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, na coluna MEIO AMBIENTE, o professor João José Anselmo dos Santos, agrônomo e Coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que acompanha, desde 2008. os agravos da situação do Rio Salgado.
(Fontes:- Jornal Diário do Nordeste,de 31.12.2012, coluna MEIO AMBIENTE).
- Blog SOS Rios do Brasil.
- Blog SOS Rios do Brasil.
*******
Volto, na próxima semana.............................Um abraço!
Lindos lugares! Uma aula para quem lê o que você relata, Lúcia! Triste é ver o descaso humano com a degradação da biosfera!
ResponderExcluirBj. Célia.
Olá, Célia! sempre presente à Cadeirinha, obrigada!
ExcluirGosto de arruar, por aí, à procura de lugares bonitos, ou não(quando mal tratados). Amo a minha terra e a minha gente e, portanto, quero apresentá-las aos meus leitores.
É lamentável, essa degradação!
Beijo,
da Lúcia
Um trabalho de pesquisa e de história que me parece muito interessante. Existem em todos os países cidades e vilas distantes que são desconhecidos.
ResponderExcluirPorém cada cidade é um compêndio de história.
Lamentável esse lixo na beira do Rio
Coelho, amigo, obrigada por vir sempre. Eu gosto, desse tipo de trabalho: divulga e alerta!. As histórias, são ricas em seu enredo.O lixo, é o lado feio.
ExcluirOLÁ, COLEGA LÚCIA! QUE BOM É PODER CHEGAR NESTE ESPAÇO E ABSORVER TANTAS INFORMAÇÕES INTERESSANTES. IMAGENS COMO O LIXO ACUMULADO, SÃO GRITANTES E TRISTONHAS, MAS QUE COM CERTEZA, SERVEM DE ALERTA PARA TODOS NÓS QUE AS VEMOS, PRINCIPALMENTE, OS HABITANTES LOCAIS.
ResponderExcluirTUAS POSTAGENS SÃO LEGAIS DEMAIS E VOCÊ FAZ ISSO COM MAESTRIA, PARABÉNS! :)
COLEGA... NO ANO DE 2012, VOCÊ FOI UMA DE MINHAS SEGUIDORAS EM MEU BLOG "GAM DOLLS" E PODE PORTANTO, PARTICIPAR DE MEU CONCURSO CULTURAL DO ANIVERSÁRIO DO BLOG. DÊ UMA PASSADINHA POR LÁ E SEJA REDIRECIONADA À MINHA NOVA CASA VIRTUAL. ESPERO PODER CONTAR COM SUA PARTICIPAÇÃO EM COMENTÁRIO E SEGUINDO-ME.
PARTICIPE DA BRINCADEIRA. SERÁ MUITO ESPECIAL TÊ-LA POR LÁ!
GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA VOCÊ E FAMÍLIA! :)
Obrigada, Dona querida. Quis mostrar também o lado "feio" da história de Abaiara.
ExcluirJá dei uma passadinha no seu blog, há dias. Voltarei, para ver as regras e participar do concurso.
Bom final de semana. Um beijo!
Adoooro foto de Igrejas. esta esta linda!
ResponderExcluirsaudades, mestra!
beijo
Também gosto, de foto de igreja, toda cidade tem a sua e merece ser mostrada. Não achei, essa tão bonita rs...!
ExcluirBeijos!
Só assim para conhecer o meu Ceará! Acreditas que mal conheço o interior, são poucas as localidades que já fui. Aqui poderei conhecer um cadim mais. :)
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Também conheço pouco, o nosso Ceará. Tenho buscado explorá-lo pela net, o que é muito prazeroso, e me dá a oportunidade de trazê-lo aqui.
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Infelizmente o Brasil, um pais tão rico de riquezas e belezas naturais sendo devastado e depredado ao longo de aua história.Vale a denúcia em todos o níveis de conscientização para que, quem sabe, desperte na conciência da sociedade a necessidade de se construir de fato uma política dee meio ambiente realmente interssada na preservação e na desconstinuídade do espírito depredatório da ganãncia e do lucro, e isto com certeza passa pelo poder político.E aí a coisa pega e é uma outra história.
ResponderExcluirUm abraço
Pois é, Guaraciaba, país tão rico e tão maltratado, em todo o seu patrimônio, tanto o natural como o arquitetado pelos nossos talentos, tantos os materiais como os imateriais. Senti essa vontade, de mostrar o que é bonito mas também o que "enfeiado" por aqueles que deveriam preservar. Esta,é a parte triste, da história...que, também, não devemos esconder...
ExcluirUm abraço
Olá Lúcia...!!!!
ResponderExcluirVou assim poder conhecer o Ceará, ao pormenor.... cidade por cidade....!!!
Adorei a idéia..!!!
Um abraço
Albertina
Adoro, mostrar o que e amo! Amo a minha terra!
ExcluirEspero você, Albertina, com prazer!
Um abraço,
da Lúcia
ResponderExcluirOlá Lúcia,
Belo trabalho de pesquisa.
Gostei de conhecer a história de Abaiara. Muito bem contada e ilustrada. Lamentável a degradação noticiada.
Ótimo final de semana.
Beijo.
Obrigada, Verinha!
ExcluirSaber da histórias dos lugares e das pessoas,e depois assar adiante, é do que mais gosto!
Há sempre uma degradação a contar, infelizmente...
Beijo
:))
ResponderExcluirEnganei-me e escrevi o comentário deste post no post anterior. Assim, fiz copy e paste e trouxe-o para aqui. :)
Querida Lúcia
Gostei muito da sua iniciativa de nos servir de guia nesta visita às cidades do Ceará, trazendo-nos as suas origens, os seus costumes, a sua história.
É pena a poluição do Rio Salgado. Esperemos que as autoridades e a sociedade civil possam fazer alguma coisa para resolver a situação.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Beijinhos
Olinda
Venho contando sobre a minha família e a minha terra, Essa ideia, me pareceu interessante. Terei que mostrar o lado que alegra e o que entristece, para ser real.
ExcluirÉ uma forma de alerta, as situações tristes.
Obrigada, amiga.
Beijos,
da lúcia
Uma boa maneira de nos dar a conhecer as cidades do estado do Ceará. Efetivamente a poluição do rio é uma lástima. Tomara que consigam reparar o estrago feito.
ResponderExcluirUm abraço e bom fim de semana.
Considerei assim, Elvira. Até para mim, vai ser muito bom, conhecerei melhor a minha terra. Infelizmente, devo mostrar os dois lados, até para dar um "alerta"...sobre as notícias "feias".
ExcluirUm bom final de semana. forte abraço!
Oi Lúcia,
ResponderExcluirGosto das cidades de interior, são fascinantes nas suas simplicidades.
Vou gostar de conhecer o Ceará! Bela iniciativa!
Xêro.
A simplicidade do povo interiorano, seus costumes, são fascinantes. Obrigada, Estela!
ExcluirXêro
BOA SORTE NA BRINCADEIRA, COLEGA LÚCIA. REPAREI MESMO QUE VOCê NÃO TEM SELOS.:)
ResponderExcluirPORÉM, QUANDO POSTAR O SELO DA BRINCADEIRA, VOLTE LÁ NO BLOG E COLOQUE NUM COMENTÁRIO DO SORTEIO, O LINK DE DIVULGAÇÃO, APENAS POR VIA DE REGRAS, TÁ? ASSIM, VOCÊ TERÁ SEGUIDO AS REGRAS DIREITINHO E AS DEMAIS COLEGAS NÃO RECLAMARÃO! ;)
TENHA UM LINDO SÁBADO!
Gosto, de participar de brincadeiras: a criança vem à tona rs...Farei tudo como a DONA "mandar"...
ExcluirObrigada, colega bom domingo!
Querida amiga Lúcia,
ResponderExcluirAs festas descompassam o trivial do dia a dia. Daí uma certa ausência mas muito muito presente.
E chegada aqui, sempre o mesmo fascínio de sair completa, com mais e mais conhecimentos adquiridos com tanta sabedoria e requinte.
Amo ler o que escreve, e forma sintética como escreve, e as narrativas felizes uma, infelizes outras, dos (nossos/meus) antepassados. Mas são estórias que fazem a nossa história!
Muitos beijinhos querida amiga
Manu querida, obrigada, pela compreensão, da ausência...
ExcluirComeço o ano "variando" um pouco, sobre os temas. No entanto, sempre com o viés histórico, nas abordagens
Um beijo carinhoso, amga,
da Lúcia
Belo post instrutivo.
ResponderExcluirObrigada pela partilha de um "retalho" do nosso país irmão.
Beijinhos.
Gostando de história das terras e dos povos, decidi mostra mais do Ceará. Portugal, se entrelaça, ao nosso Brasil.
ExcluirBeijinhos, Mona Lisa,
da Lúcia
Minha amiga adorei esta viagem até Ceará, quanto à poluição infelizmente é um problema que existe em todo o lado e é realmente importante divulgar.
ResponderExcluirBom fim de semana
Beijinhos
Maria
Que bom, amiga Maria. Alio o belo e o feio, nas histórias verdadeiras que vou trazer nesta viagem.
ExcluirBom domingo, boa semana.
Beijinhos, da Lúcia
Seu propósito é muito interessante para nós, que a seguimos. Creio que a maioria não conhece essas cidades do interior. E você alia às imagens a história, o que é rico. Lamento a poluição. Infelizmente ela está aumentando porque falta, além de interesse político, educação.
ResponderExcluirObrigada, amiga, pelos cumprimentos alusivos ao meu aniversário. Tenha uma ótima semana. Bjs.
A intenção é esta, Marilene, que seja interessante, que agrade aos seguidores. Já estou preparando a segunda cidade, as pesquisas me encantam.
ExcluirUma linda semana, amiga. Beijos!
Amiga Lúcia;
ResponderExcluirSerá um prazer conhecer as cidaders do Ceará através dos teus relatos. Já tive a oportunidade de acompanhar a saga de tua família e por isso sei antecipadamente que as tuas narrativas serão repletas de informações com teu inigualável requinte e criticidade, como já demonstras nesta postagem sobre Abaiara.
Beijo e muito feliz 2013.
Meu querido amigo Clóvis. Estou feliz, com o seu retorno. Vou já na Torre, ver se tem novidades, nas Letras. Agradeço, a sua sempre gentil visita.
ExcluirFeliz 2013, beijo!
E fazes muito bem, Lucia! Será muito bom para nós sabermos a história desses lugares do interior. Aprendemos na história, quando crianças que o nosso rei D. Fernando I em 1375 criou a lei das sesmarias principalmente para tentar fixar os trabalhadores rurais às terras e assim evitar o seu abandono. Era bem precisa uma lei dessa agora, pois algumas das nossa terras, principalmente trás-os montes estão muito desertificadas; o povo saíu de lá, por falta de oportunidades; algum emigrou, outro deslocou-se para os grandes centros. Muito obrigada pelas informações e parabéns pela pesquisa. Fica bem, amiga e que o ano 2013 te traga muitos momentos felizes. Beijinhos
ResponderExcluirEmília
Nem vou dizer, quantas cidades são...virão, uma a uma, preencher este espaço de histórias...Gosto de contar estas histórias verdadeiras. Obrigada, pela aula, desde D.Fernando I, em 1375. Tenho acompanhado, a situação atual de Portugal, o que nos deixa muito tristes, por sermos irmãos.
ExcluirFeliz 2013.
Beijos, da Lúcia
Tudo lindo!Aprendemos contigo por aqui!beijos praianos,chica
ResponderExcluirObrigada, Chica!
ExcluirBeijos!
Oi Lucia quanto tempo!!!
ResponderExcluirquero te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, é de uma "agenda" com folhas envelhecidas ;)
um abraço!
Quanto tempo? já nem sei!
ExcluirObrigada! Um abraço!
Bela declaração de amor á sua terra... ainda não conheço Fortaleza!!!
ResponderExcluirAmo de "montão"...Venha conhecer!
Excluir
ResponderExcluirQuerida amiga Lúcia!
Passando por aqui para retribuir a sua visita e deixar meu abraço e carinho. Gosto muito do seu blog.
Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
POETA CIGANO – 16/01/2013
“Poesias do Poeta Cigano”
http://carlosrimolo.blogspot.com
Amigo querido, que bom você aqui, POETA CIGANO!
ExcluirObrigada, beijos!
Que bom Lúcia, vou conhecer um pouco melhor o Ceará, Terra Natal do marido que é de Limoeiro do Norte mas cresceu em Crateús.Ele também tem muitas saudades.
ResponderExcluirQue Pena ver os rios (ouro) se transformarem em lixo, dói no coração da gente, o descaso.
Maravilhoso o seu trabalho.
Fico grata.
Um grande abraço.
É exatamente a minha pretensão, que meus leitores conheçam um pouco mais do meu Ceará, que é Serra, Sertão e Mar. Mostro o bonito e o "feio", este mais causado pelo ser dito "humano"...
ExcluirVai chegar o dia da postagem sobre Crateús e Limoeiro do Norte (pela ordem alfabética rsrs).
Obrigada e beijinhos...
Obrigada! Volte sempre, será um prazer!
ResponderExcluirUm abraço
Vim ver se já nos havia apresentado outra cidade (rss). Sei que é muito cuidadosa com a pesquisa. Tenha uma linda quinta feira. Bjs.
ResponderExcluirMinhas postagens são semanais, hoje é dia, daqui a pouco. Obrigada, por vir sempre...beijos!
ExcluirEu também..... vi em busca de mais informações de sua terra preciosa!
ResponderExcluirBeijos!
Então, veja a resposta que dei à amiga Marilene, acima rsrs...Grata, por sua vinda!
ExcluirBeijos.
Vim,te lí e recuperei tantas lembranças do interior do nosso Ceará.Como sempre,um aprendizado de história e cultura brasileira aqui.
ResponderExcluirAbraços,bom dia!
Oi Bergilde, conterrânea querida. É muito bom, relembrar. Adoro, o interior!
ExcluirObrigada, querida.
Carinhoso abraço e bom dia!
Grato pelas preciosas informações. Saudades do Ceará...!
ResponderExcluirSeja feliz!
Olá boa tarde!!
ResponderExcluirEncontrei você nas minhas visitas
vim conhecer seu Blog e adorei tudo
por aqui, é bonito e de bom gosto
Parabéns pelas belas postagens
Deixo um abraço carinhoso
Bjuss pelas fotos lindas
Rita!!!
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/
Lúcia, como é bom amar o lugar que nos pertence...
ResponderExcluirsempre aprendo quando passo por aqui. Continua a nos presentear com grandes postagens...
Beijinhos e que 2013 seja muito próspero.
Querida amiga
ResponderExcluirQueria que este
amor que tens por nossa terra,
fosse comum
em muitos outros corações...
Que todos os dias
os sonhos nasçam em ti,
como nasce o sol pela manhã...
Adoro aqui vir, tanto que aprendo! muitas destas informações são preciosas...
ResponderExcluirBjs
Boa noite minha querida !!!!
ResponderExcluirVejo seu desprendimento em cada novo post,tens o dom do conhecimento,por isso que teu blog é rico culturalmente ...
bjsssssssssssssssssssss
Ótima ideia! Será muito bom conhecer o Ceará através Da Cadeirinha de Arruar!
ResponderExcluirAlém de um belo relato de suas memórias, é um ótimo trabalho jornalístico!
Parabéns!
Oi Lúcia!
ResponderExcluirO Ceará é lindo , percorri grande parte do litoral e me encantei. Conheci a cidade de Tianguá e fiquei maravilhada ! Que clima gostoso em pleno verão de Janeiro. A subida da serra me causou certo nervosismo, mas a vista linda foi recompensada. Quero voltar e desfrutas das cachoeiras.
Beijos!!!!!
Selma
Olá Lúcia!
ResponderExcluirQuero aprender mais do seu Ceará por aqui! Lindo e informativo o seu espaço!
Grata surpresa!
E belo o meu passeio por sua terra há poucas semanas.
Abs
Márcia