quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ACEITO OU NÃO ACEITO?

QUE CAMINHO SEGUIR?

EIS O DESAFIO:

A querida amiga Olinda Melo, possuidora do finíssimo Xaile de Seda, veio à Cadeirinha de Arruar, para me propor um desafio, com regras e perguntas a seguir e a responder.
Confesso que, no primeiro instante, assustei-me, parei e vi, à minha frente, uma estrada deserta bifurcando-se. Então, me perguntei:   
- Que caminho, eu vou escolher? 
Por um acaso, naquele momento, a Ana Tereza, minha vizinha de 10 anos de idade, estava ao meu lado, acarinhando minha gata Sementinha no colo, e eu resolvi pedir a ela que apontasse qual o caminho que ela escolheria para seguir, no caso de dúvida, mostrando-lhe a imagem de uma estrada bifurcada, no meu computador: essa,  que vemos acima...
Antes, porém, eu pensei  em um não, para a estrada da esquerda, e no sim, para a  da direita. Ela apontou esta última opção...Pronto! Decidido! 
Sem mais delongas, portanto, vamos às regras e às perguntas!

REGRAS:
1- Avisar, ao blogueiro que o indicou, quando fizer o post;
2- Ser sincero/a nas respostas ou não responder;
3- Ter que fazer 5 indicações de blogues para que tenha continuidade;
4- No final da postagem, indicar um tema a quem o indicou;
5- Se for contra essas regras, recusar-se a fazer o mesmo.

PERGUNTAS:
1 - Algo que você não fala para ninguém.
R- Não existe, por enquanto, este "algo", sou "um livro aberto"...

2 -  Se você pudesse ouvir apenas uma canção no próximo mês, qual seria?
R-  "Aquarela" , ouça também, fique à vontade!

3 - Um sentimento que nunca sentiu.
R- Não me lembro de já ter sentido desprezo por alguma pessoa, procuro esquecer, quando sou magoada, por parecer o melhor "remédio"...

4 - A pessoa  mais importante para você.
R- É meu filho, Rodrigo Alboim, desde que nasceu, e por toda a minha vida...Aí está ele, cheio de charme, de palhaço estilizado, ao chegar em casa depois de uma festas das crianças no colégio, quando tinha 2 anos e 1\2...

5 - Agora, onde você queria estar?
R- Em Goa, visitando a família de meu saudoso marido, falecido em novembro do ano passado, aonde não vou desde 1992, quando estive com o meu marido, levando o Rodrigo para apresentar à avó, tios, primos e... vice-versa. De "quebra", eu  passaria por Lisboa, onde moram uma cunhada,  duas concunhadas, sobrinhos, outros parentes e amigos, muito queridos, todos...

6 - Já deram um tapa na sua bunda, gostou?
R- Não...apenas palmadinhas, na menina que desobedecia à mamãe, vez por outra...Eu não gostava, ficava triste e chorava de arrependimento, pela desobediência.

7 - Quem levaria para uma ilha deserta?
R- Acredito que uma ilha deserta ofereça muitos perigos. Sei ser prudente, fujo sempre do perigo, mesmo em boa companhia...  

8 - Quem você mandaria para o Iraque com uma camisa escrita 
"I love USA"?
R- Primeiro, eu não teria a camisa, por não amar os USA; segundo,
por seguir o princípio do respeito a qualquer nação e ao seu povo. Provocação, nem pensar, sou pela Paz, pelo Amor, reinando sobre a Humanidade!

9 -  O que deixa a sua vida de cabeça para baixo?
R-  Um grande acúmulo de tarefas que deva ser executado em prazo exíguo.

10- Se alguém lhe dissesse que você poderia realizar um sonho agora, qual seria?
                   Glauce Rocha
                                                              
                                                                          Sara Bernhardt
R- Voltar no tempo, em mais ou menos quatro décadas, e ser uma grande atriz, como a brasileira Glauce Rocha, a francesa Sarah Bernhardt ou tantas outras...

11- Algo que gostaria de fazer , mas que não tem ou teve oportunidade ?

R- Viajar pela colossal Amazônia, sobrevoando toda a sua extensão e depois navegar por seus rios e apreciar , in loco, a
pescaria de tucunarés com o retorno, de cada peixe fisgado, à água...como está no vídeo...

12- Você não sai de casa com o que?

R -Por eu ser portadora da "síndrome de Sjögren", não saio de casa 
sem um colírio lubrificante e uma garrafinha térmica com água fresquinha, a minha carteirinha de idosa, e uns "trocadinhos", para saborear um suco de cajá, ou de siriguela, de graviola ou, ainda, suco  de açaí, muricí, sapoti...etc, etc.....Preciso me hidratar !

13- Já beijou ou beijaria alguém do mesmo sexo?
R - Já beijei e vou continuar beijando (as minhas irmãs, cunhadas,  sobrinhas, nora, amigas....) Por que, não posso, não devo?

14- O que estaria fazendo se não estivesse fazendo isto?
R - Iria para os "braços de Morfeu", depois de ouvir falar tanto em sonho a realizar...afinal, já passa da meia-noite (ainda tem hífen?) e,
amanhã, tenho uma porção de tarefas a concluir...Mas, compromisso, é compromisso e prometi publicar esta entrevista logo mais, quando acordar dentro do prazo acordado... Tenho que cumprir! Sou uma pessoa "certinha", como a Olinda...rsrsrs..

15- O que está pensando agora?
R - Finalmente!!! a última pergunta!!! Ufa!!!
Agora tenho que digitar, com imenso prazer, o tema em homenagem à blogueira que me indicou: a minha querida amiga, Olinda Melo, e ao seu fascinante Xaile de Seda.

*******
Passo o DESAFIO, aos seguintes BLOGUES:

. Caderno Poético
. Começar de Novo
. Olhos Azuis
. Sonhos e Reflexões
. Tudo a Ver

*******
Dedicatória:
...para  a querida  amiga Olinda, com afeto...
...de Mário Quintana, (em clima de final de ano...para o ano novo.)

ESPERANÇA

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança,
E ela pensa que quando as sirenas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E...

- Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada
Outra vez criança...
E em torno dela indaga o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam.
- O meu nome, é  ES- PE - RAN- ÇA .
(Mário Quintana)
*******

Na próxima semana, estarei de volta! Um abraço!

103 comentários:

  1. Gostei de saber mais de ti e de tuas respostas legais! Foi bom que aceitaste! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de desafios mas estava mesmo indecisa.Valeu, eu ter aceito. Obrigada, chica, beijos da Lúcia.

      Excluir
  2. Uma viagem pelo seu interior naquilo que você permitiu desvendar! Gostei! E, parabenizo sua sagacidade.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costo desvendar o que é possível...Obrigada, Célia.
      Beijos, da Lúcia

      Excluir
  3. Uma Lúcia que se desvendou e continuou a ser igual a ela própria, isto é a mesma. Foste de tal forma verdadeira que a ideia que se faz de ti é igual à sinceridade e alegria que transmites.
    Grande abraço Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando usamos de sinceridade, nos mostramos por inteiro. Assim fiz, não poderia ser de outra forma,Manu, voce sabe.
      Obrigada, amiga.
      Carinhoso abraço.

      Excluir

  4. Queridíssima Lúcia

    Convidei-a para este desafio e, logo a seguir, fiquei com problemas de consciência pois sabia que teria de sacrificar uma postagem semanal da história da sua Família. Mas agora vejo que valeu a pena a minha provocação porque fez dela um post de grande bom gosto, sinceridade e elegância. Li cada uma das tuas respostas, com belas ilustrações, com devoção, pois trazem até nós a bela pessoa que é.

    Quanto à dedicatória não podia vir mais a propósito: a Esperança. Uma coisa de que precisamos muito acarinhar aqui por estas bandas, cada um de nós, nos nossos corações. Adorei este poema de Mário Quintana. Ele é um dos meus autores preferidos, estive a pesquisá-lo há uns três dias e seleccionei este poema para postar no Xaile de Seda. Aproveito proveito, para desde, já partilhá-lo contigo:

    O Mapa

    Olho o mapa da cidade
    Como quem examinasse
    A anatomia de um corpo…
    (E nem que fosse o meu corpo!)
    Sinto uma dor infinita
    Das ruas de Porto Alegre
    Onde jamais passarei…
    Há tanta esquina esquisita,
    Tanta nuança de paredes,
    Há tanta moça bonita
    Nas ruas que não andei
    (E há uma rua encantada
    Que nem em sonhos sonhei…)
    Quando eu for, um dia desses,
    Poeira ou folha levada
    No vento da madrugada,
    Serei um pouco do nada
    Invisível, delicioso
    Que faz com que o teu ar
    Pareça mais um olhar,
    Suave mistério amoroso,
    Cidade de meu andar
    (Deste já tão longo andar!)
    E talvez de meu repouso…

    Mário Quintana

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Minha amiga

      Releve as palavras repetidas ou sem nexo aí para o fim, na minha última frase... Carreguei no 'publicar' sem querer, antes de reler e antes de mandar beijinhos. :))

      Muito obrigada por este excelente post e que tenha um belíssimo fim de semana.

      Muitos beijinhos.

      Olinda

      Excluir
    2. Querida Olinda.
      Eu agradeço a você a oportunidade que me deu de desvendar um pouco mais de mim. Foi uma ótima experiência. Vez por outra, saio da rotina semanal das postagens sobre a minha história familiar. Realmente, fiquei um pouco apreensiva, com tantas perguntas a responder. Mas, desde que lhe disse que aceitava, tudo ficou bem no meu "espírito assustado".

      Quintana, é tudo de bom! Obrigada, em antecipar O Mapa para mim, aqui na Cadeirinha. Foi bom, revisitá-lo. Sinto-me privilegiada.

      Muito obrigada, por tudo.
      Bom final de semana.
      Beijinhos,
      da Lúcia

      Excluir
  5. Ficou perfeito o desafio, nos possibilitando a todos conhecer um pouco mais de suas idéias. Gostei da maneira como foi decidido aceitar ou recusar, criativa e verdadeira. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito elogio, Paulo! Obrigada! Ontem mostrei à Aninha, a menina vizinha, e ela adorou, ter sido sitada.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Um desafio com perguntas bem detalhadas e que você com muita naturalidade respondeu.Noto semelhanças em muitas das suas respostas com meu modo de pensar também.E a dedicatória poética que fizeste no final é de um dos meus autores favoritos.Bom demais te ler hoje,abraços meus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me propus a responder, Bergilde, fique "bolando" um um forma que fosse sincera e interessante. Pensei logo em Mário Quinana, para a dedicatória. Que bom, que agradou à amiga Olinda e tantas outras pessoas. Quintana, é um primor!
      Abraços, amiga!

      Excluir
  7. Oi, Lúcia, antes de mais nada, duplo parabéns: pelo aniversário e pela aposentadoria...uma etapa importante vencida com louvor.
    Quando temos tempo disponível abrem-se novos horizontes para ou tras tantas descobertas e retomada de alguns caminhos que ficaram esperando pela oportunidade.Para mim tem sido assim...de repente comecei a retomar caminhos tão antigos guardados no coração, como poesia, música ,descobertas e releituras...muito bom! Com relação ao desafio ,mil perdões,não me sinto habilitada
    para tanto, pois como diria Raul Seixas, me sinto uma metamorfose
    ambulante(rs) e não é falta de modéstia, mas falta de respostas
    mesmo.
    Obrigada e espero continuarmos na jornada blogueira que muito me alegra e contar com sua amizade que muito me apraz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guaraciaba! Agora, que adiei um pouquinho o meu projeto "histórias de família", estou pensando em fazer um post sobre "aposentadoria compulsória"...
      Agora terei tempo para realizar alguns "sonhos" que adormeceram anos atrás.
      Quanto a você não aceitar o desfio, sei que as respostas fluiriam lindamente desta mente e coração privilegiados...Saiba que em nada vai alterar as nossas jornadas e a amizade que já nos une.
      Forte abraço.

      Excluir
  8. De todos os blogues que responderam a este desafio, a maneira de responder que mais me agradou - sem menosprezo - para os outros - foi a sua.

    Um abraço de bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que lhe agradou, São. Eu estava temerosa de não corresponder à altura. Obrigada, bom final de semana.

      Excluir
  9. Querida amiga Lúcia, antes de mais, felicito-a pela pessoa maravilhosa que é... e por me dar o prazer imenso da sua amizade. Quanto ao desafio que me propôs, respondi-lhe no meu blogue (se quiser fazer o favor de ir lá ver...) espero que compreenda o porquê da minha resposta :)
    As respostas que deu no desafio que aceitou, não me surpreenderam, eu já a imaginava assim... uma grande Senhora!
    Foi um prazer passar por aqui (desculpe qualquer coisinha) e bem-haja pelo seu carinho :)
    Beijinhos e tenha um BFS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lhe agradeço, querida Camila, por suas gentís palavras. Eu bem lhe disse que ficasse à vontade em aceitar ou não ao desafio. Como faz parte das regras, teria que optar e indicar 5 blogues. Compreendo perfeitamente a sua recusa.
      Desejo-lhe um bom final de semana.
      Beijinhos, com afeto,
      da Lúcia.

      Excluir
  10. É bem verdade o que se diz: com as visitas aos blogs aprende-se muito.
    Foi o que aconteceu com a minha vinda aqui, hoje - aprendi a conhecer a minha amiga Lúcia um pouquinho melhor!
    E atrevo-me a dizer: quanto mais te conheço mais gosto de ti...

    Bom fim-de-semana (com ífens, em desacordo com o "acordo")...:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho aprendido muito, nesta maravilhosa blogosfera.
      Que bom, que eu me expus um pouco mais, para o agrado de muitos amigos. Não tenho grandes segredos rsrs..

      Obrigada, Mariazita, amiga. Acordos, é como desafios, aceita-se ou não. Posição pessoal, que deve-se respeitar.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  11. Gostei demais de suas respostas, Lúcia. Muito bom conhecê-la melhor. Jamais imaginei que se interessasse por pescaria. Que peixes lindos! E aí na sua cidade você encontra fácil "suco de cajá, ou de siriguela, de graviola ou, ainda, suco de açaí, muricí, sapoti". Ai, que inveja! Aqui tem isso tudo, mas como polpa de fruta congelada. Precisei ir pro mercado municipal de São Paulo, pra conhecer um sapoti "pessoalmente". :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceres, que bom que gostou. Vez em quando me exponho um pouco, naquilo que me permito.
      Gosto de pescaria. Até participava de campeonatos, quando morei no Rio. Todos os peixes pescados, eram distribuídos com a população ribeirinha da praia em estivessem as equipes. Era muito legal...fim de semana acampados em barracas...lembro-me bem da Pria de Jaconé e Barra de São João...(saudades)...
      As frutas citadas, encontro todas aqui.Venha cá!
      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei conhece-la melhor também.


    beijo

    ResponderExcluir
  13. Lucia,muito legais as suas respostas!Se saiu muito bem,eu adorei seu jeito de ser e me identifiquei tb!Linda a homenagem a sua amiga blogueira!Vc é que é um colosso de poetisa!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua vinda e o seu carinhos elogio.
      O poema, não é meu, é de Mário Quintana.
      Volte sempre...
      Beijos, Anne,
      da Lúcia

      Excluir
  14. Tudo maravilhoso como sempre, amo o seu blog ... Parabéns.
    Ah, aproveito para agradecer os comentários deixado no meu blog,obrigada.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre muito bom, você vir aqui, Giovana.
      Obrigada, pelo carinho.
      Bom domingo, com afetuoso beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  15. Oi Lucia, que belas respostas, se saiu muito bem.
    Adorei conhecer teu blog!
    E te agradeço imensamente a visita em meu blog, e o tão delicado comentário, obrigada!
    Feliz dia do poeta!
    Abraços,
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariangela, é grande o prazer de sua vinda.
      Gostei muito de seu blog.
      Um forte abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  16. º°♪♫♫
    Amiga, você teve uma facilidade incrível para cumprir o desafio.

    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    °º♪ Brasil ♫♫♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desafio, é que não foi difícil! Obrigada,Inês querida.
      Bom domingo,
      Xêros, cearenses!

      Excluir
  17. Muito bom desafio que para voce foi como uma prosa num banquinho.Belas lembranças e sonhos e assim conhecemos um pouco mais de voce.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que elogio tão lindo e tão, uái!Adorei, Toninho!
      Vez em quando, exponho o que me permito rsrs
      Obrigada, amigo.
      Bom domingo, com meu afeto, num abraço.

      Excluir
  18. Muito bem, Lúcia. Perguntas inteligentes e não menos inteligentes respostas.

    O poema é uma delícia. Mário Qintana, está tudo dito.

    Bom fim de semana.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luz querida.Quem não gosta, desse poeta total!
      Bom final de semana, com beijos, da Lúcia...

      Excluir
  19. Criança sabe o que diz! Muito interessante o assunto sobre Éramos seis! Me lembro vagamente do sucesso da novela. Gostei muito! parabéns por tão minuciosa pesquisa! feliz fim de semana e o meu abraço! Obrigada pela sua presença sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revi a foto da família, ainda com seis, e veio-me a ideia de trazer o livro e a telenovela,foi um "arranjo" que trouxe à tona muitas lembranças queridas, a mim e a muitos que aqui vieram.
      Obrigada, Maria Luiza.
      Beijinhos.

      Excluir
  20. Achei suas respostas inteligentes e criativas e isto aliado a excelentes ilustrações. Gostei demais de relembrar Glauce Rocha! Parabéns por mais esta página tão linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As perguntas deixaram-me à vontade.Aí, as ideias vão brotando e ao final dá tudo certinho.
      Convivi com a Glauce Rocha,no Rio de Janeiro,quando um irmão meu a dirigiu em várias peças. Eu assistia aos ensaios e passei a admirar o seu imenso talento e disciplina.
      Obrigada, Dalva, um abraço!

      Excluir
  21. Oi Lúcia, Bom dia.
    Vim agradecer a sua visita lá no Expresso do Interior,fiquei muito feliz com seu comentário.
    Gostei das suas respostas no desafio.
    Esta poesia é mágica,Mário Quintana é um dos meus autores preferidos. Que bom sentir o voo da esperança, sempre a nos renovar os sonhos como um sorriso de criança.
    Adorei o Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajei com grande prazer, no Expresso do interior.Tenho a alma interiorana, mesmo nascida no litoral...
      Obrigada, Lourdinha!Quintana,é dos mais queridos e Esperança é linda.
      Um beijo, boa semana!

      Excluir
  22. OI TUDO BEM !!
    OI ADOREI SEU BLOG JÁ ESTOU SEGUINDO PODERIA POR GENTILEZA SEGUIR O MEU TAMBÉM , E CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM RECEBER

    OBRIGADA AGUARDO SUA GENTILEZA

    MARCIA REGINA - DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL,
    OLHA SE PUDER VOTAR NA MINHA PAGINA NO TOP BLOG DO LADO ESQUERDO ESTA EU FIQUEI ENTRE AS 100 DE VARIEDADES EU AGRADEÇO POIS ESTOU NO SEGUNDO TURNO .

    LINDA PAGINA E OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia, obrigada, logo mais irei visitar o Brechó do Sul.
      Um abraço!

      Excluir
  23. Querida, que bom que aceitastes o desafio, assim pude chegar bem mais perto e te conhecer um pouquinho mais.Bela mulher que és : inteligente, sensata, guerreira e com um coração gigante para absorver as belezas e os amores do mundo.
    Brisas e flores para enfeitar tua alma.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na indecisão, fiz uma brincadeira e deu certo, para o positivo. Acabei gostado e respondendo "no sério" rsrs...
      Parece que tenho sabido levar a vida,enfrentando lutas desafiadoras e superando as adversidades.
      Obrigada, doce amiga Eloah.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  24. Lúcia, legal esse desafio, acabei conhecendo um pouco de vc. Afinal, só havia lido coisas sobre seus parentes famosos. Penso como vc em alguns aspectos. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, Denise.Revelei-me em alguns aspectos possíveis, pelas perguntas.
      Obrigada, por vir sempre.
      Muita paz!

      Excluir
  25. É bom passar por aqui. Gostei da sua entrevista.
    NOTA: quando passar por Lisboa, venha ao Porto e será um prazer dar-lhe estadia. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão dizendo que saí-me bem. Que bom!
      Está em meus planos, ir a Portugal o mais breve possível.Com certeza, passarei pelo Porto...já lá estive, algumas vezes, há muito tempo...Gosto muito!
      Obrigada, pelo convite.
      Um beijo!

      Excluir
  26. Olá Lúcia....
    Que bonita e interessante entrevista...!!!!
    E que belo poema de Mário Quintana...!!! sobre a ESPERANÇA...!!! Adorei....

    Um abraço Lúcia e tenha uma excelente semana
    Albertina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Albetina!
      Então, gostou! fico feliz...
      Este poema, é lindo, Mario Quintana, é belo e querido!
      Obrigada, amiga. Ótima semana.Abraços, da Lúcia!

      Excluir
  27. neste instantinho, passei apenas para dizer-lhe:
    Bom Dia Lucia!
    Agradecer seu carinho lá no Vento
    Também que será muito bem vinda, sempre que lhe apetecer

    seu cantinho é terno e tem muita paz
    voltarei com o tempo e atenção que merece

    ;) passou no seu teste (entrevista) com nota vinte
    palavras muito simples e muito inteligentes :)

    abraço
    até logo

    maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receber você, Maria, com o Vento, logo pela manhã, foi um grande prazer.
      Obrigada, pelo elogio tão carinhoso.

      Volte sempre!
      Um abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  28. O bom desses "memes"é que nos permitem conhecer melhor os amigos; isto é ótimo. Ah... e o Quintana também! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Árabe, isso é mesmo muito bom!
      Quintana, então, é extraordinário! Um abraço!

      Excluir
  29. Lúcia, que bom conhecer vc fico grata de te receber no meu cantinho vc se saiu muito bem nas respostas,que bom assim nos conhecemos melhor, sereis sempre bem-vinda ao meu cantinho, um abraço fraterno . celina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, por você ter vindo. Gostei muito do seu cantinho. Seja bem vinda. Um carinhoso abraço, da Lúcia

      Excluir
  30. e

    de todas as respostas, guardo a que fala de Goa, terra da qual eu muito gosto e onde tenho amigos

    afinal o mundo é tão pequeno!

    um beijo, Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goa, é um paraíso, já lá estive por duas vezes.
      Bom saber que você tem amigos lá.Os goeses, são adoráveis. O mundo é mesmo pequeno!

      Beijos, Manu

      Excluir
  31. Boa noite Lúcia!
    Ando meio sumida ne? Mas estou numa fase bem preguiçosa [acho que a menopausa rsrs] e sem vontade de fazer nada. E com a reforma da minha casa, aí me falta mais tempo e disposição.
    Gostei das suas resposta na entrevista e sempre saindo pela tangente. Isso é sabedoria.
    Obrigada pelo carinho e visita.
    Bjks doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi o seu sumiço.Volte a se exercitar, se animar. Preguiça, não é nada bom, amiga.
      Obrigada, pelo carinho e elogios.
      Beijinhos!

      Excluir

  32. Oi Lúcia,

    Que delícia ler este seu desafio. Você é bem espertinha, hein? Saiu pela tangente em algumas respostas-rsrsrsrs. Ops.! Agora que vi que a Marly usou o mesmo termo (rsrsrs).
    Adorei conhecê-la um pouco mais.
    Acúmulo de tarefas com prazo também me estressam sobremaneira.
    A postagem ficou excelente e adorei o poema ESPERANÇA.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vera Lucia! Tive receio, em não me sair bem, afinal, a gente se expõe um pouco, nas resposta...há que se ter "moderação"...rsrs...
      O poema, é lindo, Quintana, é lindíssimo!
      Beijo

      Excluir
  33. Lucia
    Voce escreveu muito bem. Eu tenho uma dificuldade danada de responder a estas perguntinhas. Voce viu o Fantastico? temos que tomar cuidado nao?
    Ainda bem que tenho poucas mas grandes amigas
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Moniquinha. Achei que não ia conseguir, mas com jeito vai...Não podia recusar à indicação da amiga Olinda Melo. Tenho cuidados!
      Meu carinho, num abraço!
      Lúcia

      Excluir
  34. Querida Lúcia,

    Foi muito bom conhecer um pouquinho de você, por baixo dessa pontinha de véu que você nos levantou. Adorei a sua entrevista. Nada como fechar com chave de ouro (Mário Quintana), hein? Valeu, amiga!

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querida Socorro. Obrigada, pelos elogios sempre tão carinhosos. Respondi com sinceridade. Mário Quintana, é fantástico!
      Carinhoso abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  35. Li com muito interesse as suas respostas ao Desafio e fiquei encantado, pois eu ia escolher a mesma canção.
    Mas ficar a conhecer tão lindos sentimentos é algo que me deixa feliz e encantado.
    Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico-lhe grata, Manuel. Aquarela, é mesmo tão linda, tem gosto de infância, alegria...
      Meus sentimentos estão à flor da pele, não consigo escondê-los.
      Um abraço!

      Excluir
  36. Eu adoro esse tipo de questionário porque a gente acaba conhecendo um pouco mais a pessoa e descobrindo seus encantos. Adorei.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando recebi, fiquei temerosa, mas quando comecei a responder, foi fluindo, sem medo, naturalmente...
      Obrigada, Adriana, pelo carinho.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  37. Obrigada pelo convite e por ter lembrado de mim.
    Peço que não te magoes,mas vou declinar teu gesto tão carinhoso.
    Nunca fico satisfeita com minhas respostas aos questionários!
    Beijo-te com carinho,admiração e respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a indiquei, imaginei as inteligentes e interessantes respostas que daria. Não fico magoada, até porque deixei todas as indicadas por mim, muito à vontade.
      Obrigada, pelo carinho. Beijos!

      Excluir
  38. Adorei essa entrevista Lúcia
    e a disposição e sabedoria com que respondeu as perguntas.
    É sempre interessante saber mais dos amigos.
    Obrigada pelo carinho
    mando abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lis. Obrigada, por vir sempre e comentar com tanto carinho. Fui sincera nas respostas e gostei do desafio, é uma oportunidade de me mostrar "mais real", no espaço virtual...
      Um abraço!

      Excluir
  39. Oi querida
    Eu não a visito, pois não recebo suas atualizações de postagens em meu blog, acontece com muitos.
    Eu jamais responderia essas perguntas. Sou muito sincera e iria dar problemas.kkk
    Obrigada pela visita
    Beijos
    Lua Singular e Mundo dos inocentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Recebo as atualizações, mas não nesta página, preciso ir ao painel do blogger. Como sigo muitos, fica difícil ser assídua, nas vistas.
      Agradeço a sua vinda e comentário.
      Gostei muito, da Lua Singular e Mundo dos Inocentes.
      Beijos

      Excluir
  40. Peço perdão por minha ausência infelizmente
    é tudo que tenho feito nos últimos tempos.
    Creio já estar cansado (a) de tantas desculpas da minha parte.
    Eu me sinto constrangida mais infelizmente
    a vida nunca é como a gente quer.
    Os planos de Deus nem sempre são os nossos planos
    a cada amanhecer Deus já tem um plano para todos nós.
    Agradeço pelo milagre da vida,agradeço a Deus por sua amizade
    tão linda .
    Um dia de paz e luz.Um final de semana abençoado beijos carinhosos,Evanir.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer, tê-la aqui Evanir amiga...
      Sei dos problemas que enfrenta, não sinta constrangimento.
      Um grande abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  41. Tu és muito sincera e direta nas respostas, como todos deveriam ser, parabéns pela coragem nas respostas e um obrigado por nos deixar conhecer-te melhor.
    Quanto ao texto do Mario Quintana, simplesmente maravilhoso...
    A esperança nunca morre ele sempre se renova.
    Obrigado amiga Lúcia, pelo agradável comentário feito em meu blog.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mesmo, Marcos, muito sincera. Estamos neste meio virtual, trocando ideias, refletindo nos textos, criando um círculo de amigos, onde, dizer um pouco de nós, faz parte dessa amizade...
      Obrigada, por vir.
      Beijos

      Excluir
  42. Lucia, vim para te responder. Vc não fez consciente, pois de fato o primeiro filho sempre dá mais trabalho, devido a nossa inexperiência. Daí a importância do estudo, pois quando passamos a ter consciência, tomamos mais cuidado com nossas atitudes. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava em dúvida, Denise. Obrigada, pela análise e resposta. Percebo agora, que é mesmo assim, temos mais prudência, depois da conscientização. Que bom!
      Muita paz!

      Excluir
  43. OI LUCIA!
    ADOREI, TE SAÍSTE BEM NAS RESPOSTAS.
    RESPONDESTES COM SINCERIDADE E HUMOR.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estão afirmando que e saí bem, tenho que acreditar. Obrigada, Lani, abraços!

      Excluir
  44. Simplicidade, tacto, ciência, uma mistura que não te deixa mal.
    Pelos traços contínuos na Via, não tinhas alternativa na escolha.
    Admiro-te.



    Beijos

    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, da mistura, valeu à pena então, me expor ao desafio. Obrigada, querido amigo SOL!
      Beijos!
      Lúcia

      Excluir
  45. Não a conhecia, mas fiquei feliz por a conhecer.
    Sofre de "sindroma de Sjogren" - desitratação?
    Há pouco (cerca de 4 meses)se descobriu em mim "Osteomalacia", depois de um sofrimento muito grande, durante dois anos e o partir de duas vértebras da dorsal "D7 e D8",
    já consequência da doença acima, fui tratada como se tivesse uma artrose.
    Por milagre, há 4 meses se descobre o problema que vários médicos, ortopedistas, incluindo no Brasil, não descobriram.

    Isto a propósito de seu sindroma, que não a deixa saír.
    Parece-me ser isso, não?
    E tudo se complicou ao longo de 2 anos.
    Tenho escrito sempre, no intervalo das crises. Estranho, como chegou até mim...

    Graças por gostar de minha poesia (também escrevo prosa), mas agora, tenho de espaçar as visitas aos amigos.

    Parece que é a 1ª. pessoa a quem digo do problema - me desculpe!

    Obrigada pela sua presença nos "7degraus".

    Gostei do que li!

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo, estive comentando em seu blog, por ter gostado muito dos seus escritos.
      Quanto à "síndrome d Sjogren", não causa desidratação, mas "secura" nos olhos e na boca, daí eu estar sempre com um colírio e água, próximos, em casa e quando saio.
      Segundo as pesquisas, é de fundo reumático, atingindo as glândulas responsáveis pela lágrima e saliva, podendo trazer outras consequências. Já convivo melhor com a tal...

      Gostei de saber, que enfim descobriram a doença, podendo assim tratá-la devidamenre.

      Voltarei, ao "7 degraus"
      Um abraço!

      Excluir
  46. Adorei as respostas, as fotos de Glauce Rocha,Sara Bernhardt e do poeta Quintana.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  47. Olá amiga, gostei do desafio e das respostas então, nem se fala. Gostei da sinceridade e do humor à mistura. Também gostei do poema de Quintana o qual não conhecia. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, rosa-branca,que bom, que veio!
      Por pouco não aceitava, o tal desafio. Valeu então, parece ter agradado rsrsrs. Quintana, é lido, passe a ler as suas deliciosas poesias, pensamentos....
      Obrigada, por vir. Um beijo!

      Excluir
  48. Pelo que escreves aqui já imaginava tua sinceridade...Adorei o poema.
    Luz
    Ana

    ResponderExcluir
  49. Boa noite querida amiga Lucia. Sempre muito prazeroso receber tua amável visita em meu diário. Aproveitei para dar um pulinho neste teu cantinho e de quebra pude conhecer um pouquinho mais de você... Um grande beijo, tenha um maravilhoso final de semana, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Muller, bom te ver aqui! Não deixei beijinhos para o Bolota, mando daqui.
      Um lindo final de semana. Beijos!

      Excluir
  50. Ah Lúcia... Suas respostas não me surpreenderam (apenas a fala sobre a sindrome que não me lembro de vc já ter mencionado). As demais respostas cabem exatamente na Lúcia que me encanta e com a qual me identifico tanto nessa Cadeirinha.
    Quintana é um velho companheiro em minha vida.No meu tempo de UFRJ estive em Alegrete/RG só pra coletar dados da vida dele para um trabalho de história da arte. Tinha a opção de escolher qualquer um, mas minha paixão por esse velhinho fofo teve início aos meus 11 anos. Tem gente que curtia artistas de TV, eu colecionava recortes de tudo que saia nos jornais sobre o meu "Quintaninha". Piração de adolescente que me acompanhou e já casada deixava o marido com ciumes,rsrsrsr
    Bom voltemos a Lúcia... Adorei suas respostas transparentes.
    Quendo sair pra tomar um suco de cajá lembra de mim, pois aqui em casa não dispensamos de jeito nenhum (sapoti tbém adoro,mas aqui é mais raro e dá pena fazer suco).
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guidinha, vi você primeiro na última postagem.
      Sobre a síndrome, nunca tinha falado. Ela é chata, mas tenho sido tolerante com ela. É auto-imune e vou levá-la para sempre. Já me acostumei com ela.
      Também adoro Quintana, desde sempre e para sempre.

      Quanto à transparência, é "mal" de família, que a gente carrega, parece genético...é hereditário, ao menos!
      Cajá, é delicioso, todos que citei, adoro. Sapoti, já tivemos mais, em tempos idos....

      Beijos, amiga,
      da Lúcia

      Excluir
  51. Olha, eu já respond e esse questionário...mas agora fiquei fascinada com as tuas respostas...Brilhante!
    Que bom ficar a conhecer melhor uma alma oura como tu. Lamento que novembro seja...esse mês triste....lamento e temo, pois meus marido não goza de muita saúde. O cancro parece ter sido debelado mas nisto é sempre viver "com uma espeda sobre a cabeça"!
    Teu filho é lindo!
    Eu nunca pude ter filhos; tenho 3 sobrinas lindas.
    Que Deus te abençoe e proteja.

    BlueShell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando venho rever algumas postagens. Só agora vi este seu comentário. Obrigada, Blue Shell. Titubeei, de início mas depois...O mês de novembro, não me traz boas recordações. Lamento, pelo que aconteceu com seu marido. Desejo que fique bem.
      Sobrinhos, são como filhos.
      Um beijo, querida amiga!

      Excluir