terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MOMENTOS IMPORTANTES...

Presente, o "CORAÇÃO DE JESUS " !  (Momento I)
(foto: Lúcia Paiva)
São  tantos, os NOTÁVEIS que venho selecionando no decorrer de minha vida! Citá-los aqui, tornar-se-ia cansativo, tão longa é a minha listagem de homens e mulheres que representam, de fato, o ser humano e que se tornaram ícones por todo o Planeta Terra.
Qualquer um que eu escolhesse, para a postagem de hoje, estaria bem representado, nos itens bondade, doação, humildade, amor...
Entanto, sobre o homem que escolhi, tenho uma história pessoal a narrar....Mais: dos personagens da minha listagem, ele é o mais antigo que permanece VIVO, no imaginário popular.Sem ele, não teríamos o ANIVERSÁRIO mais festejado no mundo...

Na minha cidade, Fortaleza, quando menina, observava que a grande maioria das casas, por serem habitadas por famílias católicas, ostentavam, na salas de visitas,  imagem do  
"Coração de Jesús".  Na minha casa, além dessa imagem, o calendário anual, a tradicional "folhinha", também tinha estampada uma imagem semelhante. Meu pai não admitia o "não destacar", dia a dia, do pequeno retângulo de papel onde vinham impressos, além do "santo do dia", outras informações religiosas.


Eu sempre ficava intrigada com a imagem do "Coração de Jesús" enquadrada na parede da sala, por uma única razão: eu olhava para ela, estivesse onde estivesse, à sua frente, à sua direita ou à sua esquerda, mas Ele sempre me acompanhava com o Seu doce olhar.  Devido à essa "impressão" que eu tinha, associava sempre, esse desvio de olhar, d'Ele, ao que minha mãe dizia: "Deus tudo vê, estejas onde estiveres". Como a gente "aprendeu" que Jesus é Deus, eu estava sempre a me comportar bem "direitinho", como "boa menina"...


Depois de muitos anos passados, sessenta e qualquer coisa, não sei que fim levou a imagem do nosso "Coração de Jesús"  da sala de visitas: "sumiu, ninguém sabe, ninguém viu"... como se dizia, popularmente...


Mas aquele quadro, ou melhor, o "sósia" dele, viria às minhas mãos, mais dia, menos dia, mesmo depois de várias décadas...


Pois bem: em 1984 ( eu me casara em 1980), fiz uma primeira viagem à India, mais precisamente à Goa (possessão portuguesa, 1510-1961), para conhecer minha sogra e demais familiares de meu marido que lá ele deixara, quando emigrou para Angola, onde viveu sete anos, e depois para o Brasil, em 1977. Depois das apresentações à família dele, a primeira observação que fiz da casa , ao olhar as paredes de sala,  foi "cruzar", o meu olhar, com "Aquele" mesmo olhar: sereno, doce, inebriante... Não pude me furtar à exclamação:

- "É Ele!". 


A imagem era a mesma. Havia apenas uma diferença: esta que eu via, então, era toda ornamentada com nuvens, brilhos e flores, por sobre a gravura, idêntica àquela, que tínhamos lá em casa...A nossa era simples, só a tradicional imagem, sem enfeites aderentes.
Foi então que minha sogra revelou que fora ela que fizera aquelas flores e ornamentara a imagem, usando ainda tecido de veludo vermelho, algodão e purpurina para complementar o arranjo que envolve todo o busto de Jesús.  Minha sogra, soube depois, pintava, bordava , fazia croché, tocava piano.... Era uma artista, portanto!


Dias depois,quando eu  já estava bem ambientada na família, minha sogra, Dona Zolmira  Flaviana Helena Pertonila Fernandes Rodrigues, a quem passei a chamar de "mãe" (costume goês), chamou-me e ofertou, ao seu filho e a mim, a imagem do "Coração de Jesús" que, desde seu casamento, mantivera sempre na parede da sala de visitas de sua casa. Como a imagem da minha casa, aquela esteve sempre presente na infância e adolescência do filho caçula de Dona Zolmira, que um dia se casaria com a filha caçula de Dona Mazé: uma mesma imagem, no ex Brasil Português e na ex Goa Portuguesa. Tão distantes e tão próximos, na religião e em muitos outros costumes. Que nome, daríamos a esse encontro? FELICIDADE, talvez!


Assim, o doce olhar da imagem de Jesus, semelhante ao de minha infância e adolescência, voltou a me acompanhar...desde 1984...Está aqui, na parede da sala de visitas, até quando, eu não sei...

*******
A todos aqueles que tomaram acento nesta Cadeirinha, meus votos de  um 2012 pleno de HARMONIA, segundo a segundo...


*******

Estou me retirando, serenamente, mas volto....Um abraço!

66 comentários:

  1. Que belo relato!
    Eu trouxe comigo o "Coração de Jesus e Maria" que ficava na casa de meus avós paternos. É bem antigo e está guardado, esperando um bom local para ser exposto.
    Um Feliz 2012 e que possamos desfrutar cada vez mais desses agradáveis passeios na Cadeirinha de Arruar.

    ResponderExcluir
  2. Um relato que também acompanhou minha infância... Hoje tenho-o no meu oratório, mas antes de tudo tenho-o em meu coração, sempre junto comigo. Assim fui criada, assim continuo... Grande abraço Lúcia e que o seu 2012 seja abençoado pelo Coração do Nosso Jesus! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Sempre lindas postagens,Lucia!

    Que teu 2012 seja lindo!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Lúcia que lindo encontro esse, com "ELE", imagino como deve ter ficado feliz e mais feliz ainda quando lhe foi ofertado para a sua sala de visitas.....!!!! e logo em Goa....., tão longe do Brasil....!!!!
    Dizem que não há coincidências..., mas na verdade elas às vezes existem....
    Um Bom ano para si também....
    Com muita saúde, muito amor, muita paz....
    Albertina granja

    ResponderExcluir
  5. Lucinhamiga

    Pela bendita Goa estão espalhadas inúmeras imagens do Coração de Jesus, como muito bem sabes. Há uns quatro anos fomos a Caranzalem visitar um antigo colega da Raquel no Liceu Nacional Afonso de Albuquerque, Vajya Kakdokhar, hindu bem como toda a sua família.

    Jantámos lá. Mas, ainda na sala, reparei que entre um Ganesh com grinaldas de flores, uma outra outra imagem da deusa Lakshimi, e assim, estava um quadro do... Coração de Jesus.

    Durante o repasto perguntei com algum comedimento sobre a imagem. Para nós é um deus dos cristãos, mas no hinduísmo acolhemos-lo sem problemas; aqui em Goa, naturalmente.

    Sabes muitíssimo bem que Goa é mesmo assim. Por isso me prendeu - e através de uma jovem que me foi descobrir em... Lisboa. Continuo a pensar que foi vingança contra o Vasco da Gama...

    Xêros da tal Kel e qjs e bibinca para tu

    ResponderExcluir
  6. Esta postagens levou-me a recuar no tempo!aqui encontrei um olhar semelhante ao da minha infância, tão doce olhar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lúcia,
    Mãos de fada tinha a Dona Zolmira Flaviana Helena Pertonila Fernandes Rodrigues e coração generoso por lhe passar o Sagrado Coração.
    Lá em casa, não tínhamos uma imagem do Sagrado Coração de Jesus na parede, mas a folhinha era sagrada, todo ano minha mãe adquiria na igreja local e durante todo o ano destacávamos dia a dia para ler no verso que sempre trazia uma novidade, uma adivinhação ou o santo do dia. Vez por outra, folheando livros, encontro "um dia" da folhinha marcando a página.
    Feliz 2012.
    Um Xêro

    ResponderExcluir
  8. Que bom...Bonavides!
    O seu relato veio complementar o meu. Creio que, em algum tempo, havia também em nossa casa o "Coração de Maria"...quebrou o vidro da moldura, não retornando à parede. Via, em muitas casas os 2 corações.
    Exponha, os seus, herdado dos avós.

    Obrigada, pelo carinho.

    ResponderExcluir
  9. Célia, querida, nossas infâncias foram bem semelhantes, há muitas afinidades.
    Espero que os anjos digam amém, aos seus votos de bênçãos.

    beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  10. Acontecem coisas inimagináveis na vida da gente. Estar em Goa, recebendo uma imagem do "Coração de Jesus" foi uma delas. Jamais poderia supor que poderia acontecer comigo.

    Obrigada, Albetina, pelo carinho.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  11. Bendita e Querida Goa, Frreiramigo.

    Meu marido contava das grandes amizades que tinha com hindus, o credo não fazia diferença, conviviam em perfeita harmonia.

    Quando lá estive, foram 2 vezes, fomos com uma tia freira a uma festa hindu, com a tia usando o hábito de madre. Circulávamos livremente na linda festa colorida. Democracia é isso. Goa é assim, eu sei...

    Adorei a bibinca, tô lambendo os beiços... (condicionamento pavloviano (;

    Xeros pra Kel e tu
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Lilá(s), que bom ter propiciado um recordar de um doce olhar...

    beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  13. Tinha mesmo mão de fadas, Estela, a minha 2ª mãe, por força do costume de Goa. Dois anos depois dessa minha primeira ida à Goa, ela veio passar uma temporada conosco, no Rio. Ficou 1 ano e meio.
    Aí, já encontrou o "Coração de Jesús" na parede.

    Essa "bibinca" que o Ferreiramigo fala aí em cima, é um doce goês delicioso, lembra "quindim" e a "mãe" me ensinou a fazer.Aprendi.
    Tentou me ensinar croché, mas eu não levo jeito.

    Quanto à folhinha, Estela, parece que as Livrarias Paulinas ainda vende. Estou pensando em comprar uma,,,pra matar a saudade...

    Xero, amiga!

    ResponderExcluir
  14. Chica querida, dei um salto nas respostas...perdão!

    Obrigada, pelo carinho.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu texto...mas não me agradou essa ideia de se retirar. Espero bem que rebresse depressa, rrss

    Um abraço reconmhecido com votos de excelente 2012 em companhia de seus entes queridos, minha linda

    ResponderExcluir
  16. Oi Lúcia,
    A folhinha ainda é vendida por aqui, tanto nas igrejas como nas Paulinas. Dulce, minha sogrinha, também gosta da folhinha (rss).
    Essa "bibinca" deve ser muito gostosa, de dar água na boca.
    Xêro.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, São! ...minha retirada é sempre, no máximo uma semana.

    Meu abraço carinhos com mais votos de Feliz 2012,junto aos seus.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  18. Então, a sogra Dulce é das "nossas"!
    A "bibinca" é à base de uma calda de açucar, sem queimar mas ao ponto de "liga" nas pontas dos dedos, em "fio" e mais leite de coco (ralado em casa) gema de ovo (dependendo, 24 gemas) e temperada com cardamon (ou nós moscada). É feita em camadas, na manteiga, ao forno (finas como panquecas). Querendo, pode ir colorindo cada "concha" (para cada camada) com anilina.
    Fica bonita e deliciosa.(É trabalhoso, mas vale o gosto).

    Xêro e bibinca pra você, Estela!

    ResponderExcluir
  19. Hola Lucia que tengas unas felices fiestas
    y para el nuevo año que llega se cumplan tus
    deseos, ¡feliz año 2012!.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  20. Lúcia, minha amiga
    Também me lembro de, em criança, ter esse mesmo olhar mirando-me. Digo "esse mesmo" porque acho que é o mesmo...é único!

    Se me permite vou transcrever a mensagem que preparei para os blogs amigos, dado que a falta de tempo não me permite individualizar...

    "Venho desejar BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria te trazer algo super especial para o Ano Novo, mas tive um problema:
    - Como vou embrulhar toda a minha amizade e ainda um doce beijo?
    Perante tal dificuldade, decidi oferecer-te uma frase do nosso imortal LUÍS DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.

    FELIZ ANO NOVO!

    Beijinhos, e até sempre.

    ResponderExcluir
  21. Querida e linda amiga!Feliz Ano Novo! É a nossa tentativa sempre nova de reencontrar nossos sonhos.Desejo que esta viagem que se reinicia juntamente com o novo ano venha revestida de momentos inesquecíveis e muitas felicidades.Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
  22. Há quantos séculos foram ditas tão sábias palavras! Poucos seguem Camões. Esta frase precisa ser modelo para reflexão; este, é o MOMENTO!

    Obrigada, Mariazita.

    Feliz Ano Novo, (observando LUÍS DE CAMÕES rs)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Eloah, querida amiga, que o Novo Ano seja-lhe harmonioso com: SAÚDE, PAZ e AMOR!

    Obrigada, pela partilha e carinho!

    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  24. Minha amiga

    O 'perdão natalino' está mais que concedido. :))

    Muito obrigada pelo seu comentário e pelas lindas palavras que me deixou no 'Xaile de Seda'.

    Querida Lúcia, li embevecida esta sua história pessoal. A vida é feita destes mistérios, de cruzamentos de situações que nos deixam maravilhados. Também eu cresci a ver uma imagem do 'Sagrado Coração de Jesus'. É como diz,Brasil, Goa, Portugal, envoltos numa meada de costumes que a vida se encarrega de desfiar.

    Um Ano de 2012 com tudo de Bom, para si e para os seus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  25. Grata, pelo "perdão natalino", Ó Linda e querida amiga llusitana...

    Nossas vidas portuguesas, são e foram maravilhosas, com certeza, irmanadas no navegar do mesmo barco...

    Bom Ano Novo!
    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  26. Um excelente 2012 pra você, querida!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga Lúcia

    Não existe ano novo
    se não houver sonhos novos.
    Desejo que neste novo ano,
    cada dia de vida da sua história,
    seja vivido de modo calmo e pleno,
    e que possas viver
    o mais intenso caso de amor
    com a sua vida,
    e com os que fazem parte da sua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  28. Que história linda, Lúcia! Aqui também se usava muito a imagem do sagrado Coração de Jesus principalmente nas casas das aldeias e precisamente na sala. Hoje...bem...as decorações modernas já não querem esse tipo de quadros. Mas é com esse espírito de paz, serenidade que devemos caminhar e enfrentar o 2012 que com toda a certeza nos vai trazer esses sentimentos, mas também problemas e dores. Fazem parte da vida e portanto o que podemos esperar e desejar é que não sejam muito pesados para que tenhamos capacidades para os resolver. Desejo-te amiga que tenhas sempre essa serenidade e que consigas fazer de todos os dias do novo ano, dias verdadeiramente novos, pois todos sabemos que é a nossa atitude que vai fazer do 2012 um ano novo; se nós não mudarmos por dentro com toda a certeza ele continuará velho. Um beijinho, amiga e muito obrigada por todo o carinho a mim dedicado neste ano que está a terminar. Sê feliz hoje e sempre!
    Emília

    ResponderExcluir
  29. Fico-lhe muito grata, Letícia

    Desejo um novo ano de muita plena felicidade.

    Um abraço carinhoso,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  30. Aluisio, querido amigo

    Precisamos mesmo de novos sonhos,
    mudando internamente o enfrentar dos
    novos desafios, se a forma antiga já não
    funciona. Os tempos são outros e temos que acompanhá-lo...

    Obrigada, pelo carinho
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  31. Querida Emília

    Agradeço todo o carinho a mim dedicado por
    todo esse tempo em que estivemos trocando nossas
    impressões virtuais mas sinceras.

    Que no decorrer de 2012, os momentos sejam mais de contentamento, para você e os seus...

    Um abraço afetuoso,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  32. Olá, Ricardo

    Perdoe o meu "salto" nos comentários. Como vieram
    muitos de repente, não vi logo a sua !presença"

    Obrigada, pela mensagem. Desejo-lhe um 2012
    de muita alegria e muita POESIA...

    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  33. Minha queridíssima Lúcia!
    Esse finalzinho de ano ficou muito corrido por aqui. Alguns imprevistos complicados, mas não insuperáveis resolveram participar de nossos preparativos para a virada 2011/2012, então estou bastante ausênte aqui da net.
    Mesmo assim, não poderia deixar de vir me sentar nessa cadeirinha pra uma prosa... Aí, que surpresa linda encontrar essa sua postagem. Vou confessar que sou parte desse grupo tradicionalíssimo católico, que tem na sala de estar O Sagrado Coração de Jesus e (não precisa rir) a "folhinha" que tinha as suas folhas destacadas diariamente aqui em casa, agora foi substituida pela edição em formato de livreto de bolso, que fica sobre minha mesinha de cabeceira e é com sua leitura/consulta que começo o meu dia. Devo toda essa tradição a minha avó Guidinha e isso "agarrou" em mim que não tem jeito, talvez por isso virei Guidinha também.
    Amei ler essa história linda sobre o presente que receberam de sua sogra. Achei-a muito significativa.
    Desejo que 2012 venha pra vc com o brilho que merece, sua cadeirinha possa dar acento a muitas e muitas pessoas sedentas de boa leitura e que nela haja congraçamento de corações que se irmanam no bem.
    Que o Sagrado Coração de Jesus, continue a acompanhar-te com seu olhar misericordioso e belo.
    Bjks no coração
    Renata

    ResponderExcluir
  34. Minha querida,
    Que linda história de vida, cruzada com a história de uma vida: a de Jesus.
    Enquanto a lia, o meu pensamento seguia de igual forma o quadro do Coração de Jesus lá de casa.
    As modas passam, mas o mistério e o invisível acompanham-nos...
    Um bom ano, querida. Aproveite a ausência. A vida tem que ser saboreada!
    Abraço

    ResponderExcluir
  35. Guidinha, amadamiga!

    Eu andei "pulando" a s ua florida cerca viva e senti o clima de aperreio por que passa rsrs nesse dias finais de ano. Sei que quando voce se ausenta há sérios motivos.

    Nossas vidas em muito se parece e é tão bom sabermos dessas afinidades, assim os laços de amizade vão se fortalecendo mais e mais...

    Como você, gosto de relatar aos amigos esses episódios que muito me fizeram, e ainda fazem feliz, na minha doce vida.

    Tenha,junto aos seus, um 2012 cheio de alegria e bem querer.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  36. Olá Lucia linda flor, sempre presente com seu carinho, desejo a você e todos os seus Feliz Ano Novo e que em 2012 nossa amizade continue assim.... adoro seu cantinho .... bjks

    ResponderExcluir
  37. Manu Querida

    Há pouco visitei seus lindos espaços azuis: no primeiro me deliciei com o dourado doce, pegando a receita, claro! No outro fiquei tocada com a grande verdade alí revelada,que leva à profunda reflexão...

    Obrigada, por todo o seu carinho.

    Meu grande afeto, num forte abraço.

    ResponderExcluir
  38. Lo, querida, que bom que veio.
    Meus votos de um MARAVILHOSO 2012!

    Obrigada, pelo carinho.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  39. Lucia
    Que historia linda sobre o Sagrado Coração de Jesus.
    Nós aqui em casa temos a mesma devoçao e uma história também.
    Meu pai teve tres irmãos solteiros que moravam numa casa encantada. Lá nossa infancia era um verdadeiro conto de fadas.
    Minhas tia Clarice tinha o costume de alem de fazer trico muito bem e nos presentear com os sapatinhpos tão quentinhos ainda nos mostrou o que é fé catolica.
    tia Arminda abria a sua cozinha e nos ensinava brincando a fazer rosquinhas e suspiros e bordava para nos belos cabides infantis.
    Tio Jose Oswaldo nos mostrava o que é a verdadeira serenidade e tranquilidade jogando baralho e contando histórias de sua vida na fazenda de meu avô paterno.
    Todos faleceram e quando tio Jose Oswaldo que deixou uma bela herança para os sobrinhos e foi repartido o que tinha na casa. Tanto de bonito quanto de feio!
    E na sala de visitas ficavam dois quadros um do sagrado coração de Jesus e outro do Sagrado Coração de Maria.
    O Sagrado coração d e Maria já tinha sido entregue para uma afilhada das tias.
    E o sagrado Coração de Jesus foi sorteado e esta conosco.
    Esta aqui no apartamento nos abençoando.
    Estou olhando para Ele.
    Vou tirar uma foto e lhe mostrar!

    OBS Mamae acabou de ser internada aqui em Bh
    Estou esperando minha irma para irmos pro hospital
    Nao sei quando poderei abri o blog novamente
    Vai depender de nossas ajudas.
    Mas ela esta bem!
    Peço suas oraçoes! Só para me acalmar!
    com amizade Feliz 2012!
    Monica

    ResponderExcluir
  40. Lúcia,
    Muito lindo esse post.
    Que 2012 chegue, trazendo para você, e toda sua família, muitas alegrias, muita paz, muito amor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Amiga
    "A Verdade é o caminho, o Bem é a acção, o Belo é o sentimento. Eis o caminho para ser Feliz. Basta percorrê-lo!"
    Beijinho e Feliz Ano Novo 2012!
    Quicas

    ResponderExcluir
  42. Moniquinha, essas histórias de família são muito gostosas de serem contadas e ouvidas. Diferem, apenas, em alguns detalhes: as cidades, os nomes e a quantidade de tios e irmãos.
    Na ESSÊNCIA, é a mesma!

    Que bom, você ter vindo!
    Pena, a sua mezinha está no hospital...
    Tenha certeza que incluirei nas minhas orações o pedido da recuperação da saúde dela...

    Meus votos de Bom ANO NOVO, com harmonia plena: SAÚDE E AMOR!

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  43. Obrigada, Heloisa!

    Um Maravilhoso 2012, pra você e toda a sua família.

    Beijinhos,
    da lúcia

    ResponderExcluir
  44. Haveremos de percorrer esse LINDO CAMINHO, Quicas amigo : o da VERDADE, do BEM e do BELO...

    Assim teremos sempre ANOS FELIZES.

    Que o seu 2012 seja pleno dessa FELICIDADE.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  45. Olá Lúcia, que tudo esteja bem contigo!

    Passando por cá para agradecer pela amizade durante este ano que termina em breve e por tuas gentis visitas e comentários sempre, e desejar a você e todos ao redor uma vida feliz e de intensas realizações neste novo ano que está por chegar, que você viva todas as felicidades que sempre desejou. Boas festas, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  46. Muito bonito.
    Gostei de vir aqui.
    Um excelente ano novo para ti também. BShell

    ResponderExcluir
  47. Lucinha irmã
    Tenho andado desaparecida, porque esta semana, todos os dias tive exames para fazer. Estou muito cansada e, as dores de estômago e rins, não passam. Estou sem vontade para nada. Os remédios fazem sono.
    Voltei hoje um pouquinho, para te desejar que, o Ano que vai nascer, te dê Paz e resignação.
    Beijinhos,minha querida
    Maria

    ResponderExcluir
  48. Querida Lúcia

    Venho trazer votos de uma boa passagem de ano e um Feliz Ano Novo.

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderExcluir
  49. Grata a você também, Sotnas, pelo carinho e pelas lindas partilhas... Que o novo ano seja-lhe pródigo em momentos felizes.

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  50. Que bom, você ter vindo, Blue
    Obrigada, pelo carinho.

    Feliz ano novo!
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  51. Lamento, pelas dores, irmã querida
    Que essas dores passem, com o passar do ano velho.
    Que em 2012 a sua saúde retorne, trazendo-lhe momentos de alegria, junto aos seus.

    Grata, pelo carinho, Maria
    Beijinhos
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  52. Minha querida Olinda

    Fico-lhe muito grata, pelo carinho.
    Que no Ano Novo, sejam muitas as suas realizações,
    em momentos sempre alegres.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  53. Passe também no blog da Ailime (http://rotasdiferentes.blogspot.com/ que por sua vez tem dois outros blogs. É um blog amigo que acopmpanho ha muito.

    Agradeço a sua amizade e desejo um FELIZ ANO NOVO. Beijinho grande e amigo

    ResponderExcluir
  54. Minha amiga desejo-lhe um excelente ano 2012. Que seja um ano pleno de realizações pessoais e profissionais, sonhos realizados, alegrias constantes, saúde, paz, amor e incontáveis momentos felizes. BOM ANO NOVO!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  55. Foi uma grande honra ter estado junto com você em 2011,
    desejo muitas bênçãos para você e sua família.
    Que possamos entrar nesse ano de 2012 com amor, paz, saúde, muitas
    bênçãos de Deus em nossas vidas e no Mundo.
    Que neste em 2012, possamos compartilhar muitas alegrias,
    e inúmeras esperanças.
    Muitas são as promessas que fazemos, muitas são as esperanças
    que temos.. desejo a você realização dos seus sonhos e ideais .
    Um Feliz Ano Novo.
    Que 2012 seja o começo da paz no Mundo .
    Beijos no coração meu eterno agradecimento a Deus
    por estar aqui compartilhando contigo mais um ..Ano Novo.
    Beijos e Beijos.
    Evanir....

    ResponderExcluir
  56. Irei lá, Lobinho, no blog da Aline.
    Obrigada, por ter vindo.

    Beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  57. Muito grata, Osteto, por trazer a mim, esta bela
    canção de ninar de Quintana...

    Bom Ano Novo!
    Abraços,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  58. Felissíssimo 2012, querida amiga Maria
    Que ele lhe seja pródigo em felizes realizações, dentro de perfeita Harmonia, repleto de Saúde e terno AMOR!

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  59. Evanir,

    Que 2012 seja-lhe pleno de Felicidade,
    envolto em Saúde, Paz e Amor!

    Obrigada, pela amizade.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  60. Minha querida amiga, vim trazer-lhe o meu abraço no alvorecer de mais este ano com votos de paz, saúde e alegrias, em cada um dos seus dias.

    Bom ano de 2012

    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Lindo alvorecer, com a sua vinda...Obrigada!

    Feliz 2012, amiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  62. Lucinhamiga

    Novo Ano, novas esperanças, nova força. É o que te desejo(amos). Que o vivas com carinho, com amor, com saúde, rodeada de quem mais amas e dos que mais gostam de ti.

    Xêros da Kel e um queijão para tu

    ResponderExcluir
  63. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  64. Ferreiramigo,
    bom te ver, já tão cedo, do novo ano!
    A esperança e a força, estão sempre a nos acompanhar, sem elas fica difícil sobreviver.

    Fortaleza começou um ano bem tumultuado, com greves de policiais, reinvindicando aumento salarial. No mais, vai tudo na santa paz de uma
    simples vida...

    Vida harmoniosa, com saúde, amor e paz, pra você, sua Kel e toda a família, para quem mando meu Xero.

    ResponderExcluir
  65. Obrigada, Ivanir

    Desejo-lhe maravilhosos dias, com saúde
    e amor e que tudo se realize a contento,
    para uma pessoa tão carinhosa com você.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  66. Não sabe como a invejo pela forma como foi recebida pela família do seu marido. Acredito que esses primeiros momentos são determinantes para toda uma relação. E o mais doce gesto de todos: a oferta da relíquia da casa. Foi muito abençoada.
    O quadro ainda enfeita a sua sala?
    Beijinhos, e estamos quase (novamente) no Natal.
    Sexta-feira rumo ao sol de Luanda para as festas.
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir