Sangradouro da Barragem Arrojado Lisboa - Açude Banabuiú.
O topônimo BANABUIÚ, vem do tupi-guarani Bana(borboleta) e Bui ou Puyú (brejo), significando "Brejo das Borboletas". Para o historiador Tomaz Pompeu de Souza Brasil, Banabuiú significa "Rio que dá muitas voltas" . A sua denominação original era Poço Preto, depois Laranjeira e, desde 1943, passou a ser chamado Banabuiú. Localizado em território de várias etnias, como Potiguara, Paiacú, Panati, Ariu. Banabuiú, começou a ser colonizado pelas "entradas do sertão-de-dentro", com a expansão da pecuária no Ceará, na época da do charque. A caatinga, é a vegetação predominante, podendo se encontrar cajueiros e carnaúba, ao longo do rio, em especial.
BANABUIÚ está localizado no Sertão Central,
distante 225 quilômetros de Fortaleza.
Banabuiú tem, como sua padreira, Nossa Senhora de Fátima...
...que tem sua imagem (estátua) na Praça da Matriz, à frente da igreja.
Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátiam
Praça da Matriz de Banabuú.,tendo a imagem da padroeira à frente.
......................................................................................
Em período "momino"...
...há o "Carnaval das Águas"..., em BANABUIÚ...
.........................................................................................
... com muito lazer,em meio às belas paisagens!
...pela estrada afora....
...em pic-nic...apreciando o verde...o horizonte...
...com visão panorâmica.,do "brejo das borboletas"...ou seria "vale?...
...ou então ...do "rio que dá muitas voltas"...o Rio Banabuiú...
O município está localizado na bacia hidrográfica do Rio Banabuiú e, em seu leito está construído o Açude Banabuiú, com a bela Barragem Arrojado Lisboa , cuja obra teve início em 1952, tendo sido concluída em 1966. A bacia hidrográfica cobre uma área de 13.500 quilômetros quadrados.(Fonte: DNOCS).
...há sempre...um por-de-sol...para encantar...
Fonte:Wikipédia IBGE;DENOCS;Jornal Diário do Nordeste Blog Banabuiú em Fatos e Fotos.
Fotos:Panoramio;google; Jornal Diário do Nordeste;Blog Banabuiú em Fatos e Fotos.
.................................................................................
Na quinta-feira próxima, estarei de volta. Abraços!
Na quinta-feira próxima, estarei de volta. Abraços!
Lugar linnnndo!
ResponderExcluirÉ lindo, sim!
ExcluirObrigada, Marta, pela presença...
Adorei esse lugar e não pude deixar de admirar os céus de lá! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOi, Chica, que bom trazer lugares admiráveis. O Ceará é assim, tem lindos céus, mares, rios e sertões...Obrigada, por vir sempre, beijos, da Lúcia.
ExcluirQue maravilha. E ainda há quem continue a afirmar que o paraíso não existe.
ResponderExcluirUm abraço e bom fim de semana
São tantos, os paraísos que existem...Obrigada, Elvira.
ExcluirBom final de semana e um forte abraço.
que maravilha de fotos que assim nos dá a conhecer locais assim, tão belos.
ResponderExcluirum bom fim de semana.
beijo
Que bom que você veio e apreciou, Piedade, obrigada!
ExcluirBom final de semana e beijos...
Oi, Lúcia...uma cidade no vale das borboletas...um céu de azul profundo e a presença de uma represa esfuziante...realmente o Ceará é poesia. A calma do interior deve dar margem a devaneios,mas infelizmente os problemas sempre existem como em todo País,historicamente estruturais .Enquanto isso ficamos com as lindas igrejas (particularmente linda a da cidade!) e o espírito pacífico de nossa gente.Lúcia , existem ainda núcleos indígenas...gostaria de saber, dada a influência indígena na colonização de tantas etnias diferentes.
ResponderExcluirUm abraço
Lindo, não é? gosto dos nomes e dos seus significados...Há muita poesia, por essas bandas, amiga.Mas, nem tudo são flores, realmente. Sim, ainda existem núcleos indígenas, inclusive aqui perto de Fortaleza, os Tremembé. Uma estatística de 2011, da FUNAI, revela que ainda há 22 mil índios, divididos em 14 etnias, no Ceará. Vivem sempre em lutas, por terras. É uma matéria interessante e muito importante, para se abordar em blog.
ExcluirObrigada, Guaraciaba, pela sua presença, sempre tão esperada e já tão querida.
Um abraço
Querida Lúcia
ResponderExcluirE cá estou eu,fazendo o meu périplo pelo Ceará,pela mão e indicações da minha amiga.Belas imagens!Melhor seria visitar ao vivo,penso eu.Para já,fica só a vontade,que a amiga Lúcia,com todo o seu saber,aguça-nos a apetite para deambularmos por tão belas paragens.
Agora quero agradecer a visita e o comentário que me fez.Fico sempre muito feliz.Aqui,antigamente,na época das vindimas,era costume entreter os homens,enquanto pisavam as uvas,cantando à desgarrada,acompanhados ou não por um acordeão. Quando eu era pequena,adorava isso,porque temos 2 lagares de vinho,lá na aldeia,e,eu ouvia esses cantares todos os anos. Ficava admirada e ainda hoje fico pois, sendo esse povo,à época, quase analfabeto,conseguia dizer frases com lógica,interligadas e com rima.
Ainda bem que gostou.
Bom fim de semana.
Beijinhos da
Beatriz
Sinto imensa alegria, Beatriz, em tê-la aqui, a viajar comigo por este nosso Ceará. Tenho todo o cuidado em preparar essas postagens mostrando cada cidade: cada uma é ímpar! Gosto de ir ao seu espaço, por encontrar nele grandes afinidades com o meu modo de ser. Aquele dueto, com a Manu, está uma graça, verdadeira "desgarrada", versos que lembram o "nosso cordel", feitos elos repentistas. Adorei!
ExcluirUm bom final de semana, amiga.
Beijos,
da Lúcia
Paisagens muito lindas, Lúcia! Gostei de tudo... O açude, o brejo das borboletas, o lazer..., muita coisa agradável e bela!
ResponderExcluirUm beijo e um gostoso final de semana!!
Fico feliz que tenha gostado de tudo...Banabuiú, é mesmo muito lindo, agradável, simpático!
ExcluirBom final de semana
Beijos,
da Lúcia
Coisa mais linda!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSerá que terei a graça de um dia poder voltar para este lado do meu Brasil amado????
Obrigada, Cristamada!
ExcluirA graça de vir aqui, depende de você...
O Ceará, espera você de braços escancarados, creia!
Beijos
Sei que o povo brasileiro é muito devoto da Srª de Fátima; sempre que algum amigo meu vem cá há a visita obrigatória a Fátima, mas não sabia que havia uma cidade que A tinha como padroeira. Aqui nas nossas aldeias vê-se com bastante frequência a imagens da Srª com os 3 pastorinhos nos jardins das casas. No dia 13 de Maio é o dia a Ela dedicado e as peregrinações a pé são muitas; algumas pessoas andam vários dias; é impressionante.Engraçado...a barragem Arrojado Lisboa tem a minha idade!!! Adorei as paisagens, Lúcia; deve ser um lugar maravilhosos. Obrigada pela partilha. Hoje fui mais pontual!!! Um beijinho e desejo-te um bom fim de semana
ResponderExcluirEmília
Eu era pequena, quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima, a portuguesa" veio ao Ceará, década de 1950. Desde então a devoção cresceu a passos largos. Foi construído o Santuário de Fátima, perto de minha casa, então e todos os dias 13 de qualquer mês,principalmente o de maio, multidão de fiéis se veste de branco e vai assistir a uma série de missas que lá se celebra. A avenida, onde está a Igreja de Fátima, chama-se 13 de Maio...
ExcluirObrigada,Emília, por vir sempre.
Beijos,
da Lúcia
Oi Lúcia!
ResponderExcluirNossa a primeira foto é maravilhosa!
Realmente digna de ser guardada!
Grande beijo pra vc e lindo final de semana!
www.culturaviciante.blogspot.com
Oi, Camila!
ExcluirPor ser um encanto, a tal foto, fiz questão de abrir a postagem com ela. O desenho que a queda d'água faz na barragem, impressiona de tão belo.
Tenha um ótimo final de semana.
Beijos
Olá Lucia...!!!!!
ResponderExcluirE cá estamos novamente com mais imagens encantadoras desta vez com cenários de um autêntico conto de fadas....
Que lugar maravilhoso Lucia e tão bem descrito... !!!!!
Adorei....!!!!
Com todos estes textos e fotos com que brinda os seus seguidores, apetece de imediato fazer a mala e partir à descoberta de tanta coisa bela....
Que interessante o "o carnaval das àguas....!!!!
Um abraço Lucia...
Tenha um feliz fim de semana...
Albertina
Olá, Albertina!
ExcluirÉ sempre um prazer, apreciar os seus comentários sempre tão generosos. Até eu, fico surpresa com as maravilhas que tenho encontrado por esse Ceará imenso e tão diverso. Ultimamente, no sofrido, às vezes, mas belo sertão. O Carnaval das Águas, é muito interessante.
Obrigada, amiga, por vir sempre.
O abraço carinhoso,
da Lúcia
ResponderExcluirOlá Lúcia,
Não conhecia BANABUIÚ e fiquei encantada com o lugar.
Bem interessante o Carnaval das Águas. Deve ser uma ocasião muito divertida e especial por lá.
Adorei esta viagem. Um lugar cheio de encanto natural. Belas imagens.
Ótimo final de semana.
Beijo.
Oi, Verinha!
ExcluirBanabuiú, é uma graça e o açude, é um colosso!
O Carnaval das Águas, deve ser muito divertido, pelo que divulgam, à época. Obrigada, por vir e comentar.
Bom domingo.
Beijos...
Bom dia Lúcia,
ResponderExcluirMais uma linda postagem de Terras do Ceará, que assim vamos conhecendo virtualmente. Tem até a Padroeira Nossa Senhora de Fátima, o que mais uma vez nos faz lembrar Terras Lusas. Que bom seria conhecer tudo isso "in loco"... Parabéns!
O meu abraço,
Manuel Tomaz.
Boa tarde, Manuel.
ExcluirAgradeço, a sua assiduidade aqui, apreciando as terras cearenses. Nossa Senhora de Fátima, aqui, é das mais queridas e com uma imensidão de devotos...Portugal, está muito presente, em todo o Brasil. Venha conhecer essa terrinha, vai gostar...
Forte abraço,
da Lúcia
Boa noite Lúcia!
ResponderExcluirAchei diferente o Carnaval das Águas!
Deve ser muito divertido...
Bjs!
Olá, Clau!
ExcluirRealmente, é tão diferente, que é o único que conheço, neste Ceará, Brasil...imenso. Alem de divertido, parece mais saudável que os demais carnavais...rsrs..
Beijos
Olá Lúcia,
ResponderExcluirGostei muito desta postagem por Terras de Ceará, assim como de todas, são viagens maravilhosas e muito bem mostradas e guiadas por si. Alguns dos lugares têm muitas semelhanças com Portugal.
Um beijinho grande e obrigada mais uma vez por este seu trabalho extraordinário.
Beijão
Oi, Maria Eduardo!
ExcluirObrigada, por vir sempre, apreciar as minhas postagens. Tenho descoberto maravilhas, por minha terra, sendo que, muitas delas estão sendo surpresas, para mim. Também acho, em muitos lugares, semelhanças com Portugal. Principalmente quando há rios e montanhas.
Um beijo carinhoso
Lúcia, Querida
ResponderExcluirJá não me espantam os Relatos que fazes. Os "motivos" são, por si mesmos, espantosos.
A paisagem é monumental, imensa, rica, bela (que mais adjectivar?) e as tuas dicas ainda sublimam, mais, o que já é tão belo.
Beijos
SOL
Meu querido amigo SOL
ExcluirTão bom, ter a sua vinda aqui. Sempre com um agradável comentário, que me fazem muito grata.
Volte sempre!
Beijos,
da Lúcia
Tudo muito bonito ,mais uma
ResponderExcluirseleção de fotos maravilhosas
e o carnaval nas águas é tudo de bom
Gostei
Bjuss d ebom domingo
Rita!!!
Olá Rita, obrigada!
ExcluirQue bom que gostou.Esse Carnaval nas águas,
não há igual, creio, só em Banabuiú...é demais!
Volte sempre.
Boa semana, beijos,
da Lúcia
Lúcia, que maravilha esse açude, menina! Aquela foto de abertura é linda demais. Espero que as pessoas aprendam a respeitar e não poluir. Aqui nós temos esse problema de conscientização com o nosso rio. O povo ainda joga lixo. A sorte é que as novas gerações aprendem ecologia na escola. Beijos!
ResponderExcluirOs açudes, Ceres, sempre me encantam. Esse, de Banabuiú, é dos mais belos. As fotos, principalmente a primeira, eu tinha que "expor" aqui...é uma primor!
ExcluirÉ verdade, as novas gerações estão sabendo sobre ecologia e já a praticam mais. Tem salvação, este país!
Beijos!
Imagens maravilhosas! A primeira, então, é espectacular. E essas do Carnaval, também. Adorei!
ResponderExcluirMais uma excelente postagem.
Eu também atribuí um significado muito especial ao aparecimento da pomba à Nicoleta. Isto aconteceu no dia em fez um ano que o meu marido foi para o hospital, vindo a falecer no dia seguinte. E a Nicoleta gostava muito dele...
Uma semana feliz
Beijinhos
Obrigada, Mariazita.
ExcluirPois é, amiga, que interessante, o aparecimento da "misteriosa pomba" à sua amiga, justo na data de um ano da véspera da partida do seu amado. Dá o que pensar...!
Gostei muito da postagem. Foi uma homenagem linda!
Um ótima semana.
Beijos
A apresentação do texto e as informações são maravilhosas. Desde o nome do açude até as fotos que apresentou são encantadoras.
ResponderExcluirAdorei conhecer essa cidade não tão distante de Fortaleza.
bjkas doces e boa semana.
Olá, Marly!
ExcluirQue bom, tê-la aqui. Fico grata com o seu comentário.
Realmente, Banabuiú não está tão distante de Fortaleza.Chegar lá é fácil, tem boa estrada.
Boa semana, beijos...
Olá! Excelentes fotos e descrições!
ResponderExcluirBeijinhos e boa semana
Olá, Elisabete, obrigada, por vir sempre.
ExcluirBoa semana. Beijos!
Olá Lúcia,
ResponderExcluirPara ser franco, adorei tudo, a paisagem, o contágio da alegria carnavalesca, a celebração da vida na natureza.
Mas...
Tocou-me muito a padroeira ser a "minha" Senhora de Fátima, da qual sou devoto.
E ela é tão linda que não podia estar melhor enquadrada.
Abraço grande.
Oi, Xico.
ExcluirQue bom, amigo. Esse Carnaval das Águas, é algo fascinante, parece que só Banabuiú tem e, deveria ser imitado. É bonito e saudável!
Sei que os lusitanos são muito devotos da Senhora de Fátima...o brasileiro herdou, também, essa devoção..
Um forte abraço.
Que fotos maravilhosas.
ResponderExcluirA sua escrita continua a encantar por todos os motivos mas a história de cada uma é sempre diferente das outras.
Obrigada, Coelho, por estar sempre aqui, com o seu importante comentário. Sabe apreciar bem, cada detalhe.
ExcluirUm abraço.
Bom, fico sempre sem jeito!
ResponderExcluirEste deambular por terras e épocas é fascinante.
Admiro o seu cuidado de pesquisa, a facilidade em transmitir todos esses conhecimentos.
Obrigado.
Um beijo
Não é pra ficar sem jeito, Manuel. Sinta-se em casa, aqui, o povo é muito acolhedor, como em sua terra.
ExcluirAdoro pesquisar e mostrar o que temos de mais preciso...
Obrigada, beijo.
Oi, Lúcia, faz um tiquinho de tempo que não passo aqui! Vim matar as saudades dessa linda terrinha, dobrando a pontinha do país! Lindas fotos. Daqui saio aprendendo...
ResponderExcluirBeijo grande, adorei.
É, Taís, estava sentindo a sua ausência. Venha sempre que tiver um tempinho disponível, o prazer é todo meu.
ExcluirObrigada, por ter vindo e comentado.
Beijo
Oi querida,
ResponderExcluirEstou cansada, pois voei até aí para ver essas belezas de perto.
Que maravilha de lugar! Tranquilo...como gostaria de ficar.
Mas tive que voltar e aqui está um frio danado.
Beijos
Lua Singular
Mas, depois que do passeio, todo o cansaço passa, eu sei! Venha sempre que puder. Fique, se quiser, enquanto o frio daí, passa. Obrigada, Dorli.
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Que lindo lugar, nossa, amo lugares assim, acho que é por viver na Capital de São Paulo, onde não há mais liberdade para nada, sempre que posso, tiro férias para me reencontrar com as belezas da natureza!
ResponderExcluirAbraços linda Lúcia, é sempre um prazer recebê-la no meu espaço, fico muito feliz com isso!
Deve ser muito gostoso, viver em lugar assim, Morar em capital, cansa. Não fossem as férias, a gente não aguentaria, sempre na capital.
ExcluirObrigada, Ione querida. Volte sempre.
Eu fico sempre de "beiço caído" com os eus posts lúcia!
ResponderExcluirAlém dessa laboriosa busca para informar a ilustração dos topónimos são de cortar a respiração. Acho lindo o Carnaval das Águas por ser talvez diferente , a igreja de Nª Sª de Fátima e toda a envolvência tão verde com o espelho da barragem. Penso que perdi um post, mas vou ver.
Terno abraço Lucia
As belezas, são mesmo extasiantes. tenho conseguido lindas fotos, de todas as cidades pesquisadas. Eu me surpreendo. São maravilhas.Este Carnaval das Águas...é tudo de encantar. Obrigada, Manu, por vir sempre.
ExcluirMeu abraço, amiga.
Oi Lúcia,
ResponderExcluirJá estive por aqui, mas acabei não deixando comentário. Acho que escorreguei nessas águas frescas, me acabando no carnaval (rss).
O que (também) gosto nessas cidades é o modo como cuidam de seus santos padroeiros. Tem sempre um pátio ou uma praça onde se exibe uma imagem protetora.
Mais uma linda e mimosa cidade cearense!
Xêro.
Eu senti um "xero" no ar...rsrs Esse Carnaval nas Águas do Banabuiú é fora de série. Não há uma só cidade cearense que não tenha seu padroeiro, sendo sempre muito bem reverenciados.
ExcluirObrigada, Estela, pela querida presença.
Xêro
Olá, querida Lúcia!
ResponderExcluirBanabuiú é uma cidade muito histórica e religiosa, também, segundo podemos ver nas fotografias.
Quanto ao Carnaval aí, deve ser um mar de gente, se divertindo, não?
Nossa Senhora de Fátima é padroeira dessa cidade, o que mostra como nossas culturas estão ligadas.
Beijos da Luz.
No "Luzes e Luares" - post mais recente. Obrigada!
Olá, querida Luz
ExcluirÉ sim, histórica e religiosa, como a maioria das cidades cearenses. Há muita similaridade, entre Portugal e o Brasil, no tange às origens..
Já fui, no "Luzes e Luares", e adorei. Obrigada, beijos.
Belíssimas fotos. Um beijo amigo
ResponderExcluirObrigada, Lobinho. Um beijo.
Excluira terra das borboletas,
ResponderExcluire assim ficamos apaixonados pelo Ceará!
beijinhos