sexta-feira, 1 de abril de 2011

O PILÃO DA BISA : de um lado, PAÇOCA DE CHARQUE, do outro, CAFÉ DONZELO

Êle vem me acompanhando desde que o herdei, há 40 anos. Está velho, muito velho, tem por volta de um século e meio. Já "conviveu" , em casas da Família Paiva de quatro gerações: na da minha bisavó paterna, Maria Isabel de Paiva Oiliveira,na da minha avó, Rosa de Oliveira Paiva, na do meu pai, José Joaquim de Oliveira Paiva e na minha, Lúcia Maria Bezerra de Paiva Rodrigues (onde permanecerá,.... até quando,eu não sei).

Aí está, o VELHO PILÃO,  servindo à  Família Paiva
desde meados do século XIX...por quatro gerações...        

Em "sua" primeira casa, a da minha bisa, que ficava em um sítio na Praça do Colégio (hoje Praça Filgueiras de Melo), defronte  à
Rua 25 de Março, em Fortaleza, nosso "ilustre personagem" compunha um cenário bastante diverso ao de hoje, tendo, à sua volta, panelas e potes de barro, fogão à lenha e outros "luxos" do século XIX.
À cada mudança de lar, novos elementos iam  fazendo-lhe companhia.  Sempre tranquilo, adaptando-se muito bem, sem reclamar, sempre fiel aos seus  senhores.Talvez, ciente da sua longevidade.

O Pilão da Bisa, para mim, é uma escultura utilitária e afetiva. Cada uma de suas "bocas" tem uso diferente, bem assim, cada uma de suas "mãos":
uma das bocas é para pilar paçoca de charque (carne seca, jabá,   carne-do-ceará); a outra é para pilar café torrado. O grande "segredo" é não misturar as bocas....e nem as mãos!
É bem verdade que hoje, e há muito, já se faz paçoca moida e o café em pó há em fartura.....Mas, sinceramente, feitos à moda antiga, tanto a paçoca quanto o café donzelo (grãos virgens, torrados e moídos na hora), são inconfundíveis e incomparáveis, no sabor e no cheiro....

Hoje, o Pilão da Bisa é peça de decoração em minha casa, mas eu sei que, a qualquer momento, posso utilizá-lo da mesma forma de antes. Sabor e aroma também se pode sentir.... sonhando!   Às vezes, olho para o meu velho "companheiro" e sonho com o sabor da paçoca de charque e  o aroma do café donzelo....




Eu volto...................um forte abraço!

14 comentários:

  1. Olá Lucia, vim agradecer pela sua visita, pelas palavras tão doces e por ter se tornado mais uma parceira do meu/nosso mundinho. Sabe, também tenho muita ligação com a família, nossas origens, antecedentes. Nunca tive tempo de me aprofundar, mas ainda vou fuçar nesse baú do passado.
    Abraço fraterno e tomara que sejamos grandes parceiras. Rosa

    ResponderExcluir
  2. Cara Lúcia,
    Ameeeei seu blog! este pilão me levou até o Ceará.
    Em minha Ipueiras tenho lá o meu pilão. Aqui no Rio de Janeiro, onde moro,também tenho meu pilão. Não aderi a paçoca de liquidificador não. Gosto da velha paçoca, pisada com cebola roxa e tento os pedaços de carne rasgadas.
    Já fiz alguns versos sobre pilão.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  3. Rosa,querida,suas palavras, reflexivas, com certeza,provocará grandes mudanças,positivas, para o mundo novo que queremos com urgência.
    Já somos parceiras, nas idéias comuns.
    Fraterno abraço
    Lucia

    ResponderExcluir
  4. Interessante,Dalinha, que ao ver seu nome lembrei-me de Daliana Cascudo (neta do grande Câmara Cascudo), com quem já mantive contato.
    Seu nome, semelhante ao dela (D A),me fez lhe seguir..rsrs...
    Saiba, que morei 25 anos no Rio de Janeiro e o Pilão da Bisa me acompanhou...quando voltei para o Ceará, trouxe-o de volta...não abandono os "meus velhos"...sou das antigas!
    Obrigada, pela visita.
    Beijo(extensivo ao Rio, que eu amo)
    Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Lucia me surpreendeu com sua presteza e carinho, estou feliz...acho que encontrei mais uma querida amiga nesse mundo virtual ou real. Se tivéssemos nos conhecido há uns 4 meses atrás teria lhe feito uma visita, pois, estive aí nessa sua terra linda de viver (em Janeiro)...fica para próxima.
    Ah...não me lembro da canção, quando puder escreva-a para mim no comentário. Um cheiro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lúcia,
    Pois é as primeiras sílabas Da e Ca. Eu sempre recorro ao velho Cascudo, tenho um ótimo dicionário dele. Tem poucos dias que vi na televisão um documentário sobre ele.Eu moro há trinta anos no Rio, mas vou muitas vezes ao Ceará, tenho residência em Ipueiras também.
    Gostei de conhecê-la mesmo que só no virtual, vou passar sempre por aqui.
    Beijos,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  7. Querida Lúcia
    Acabei de te encontrar. Em boa hora o fiz. Vou tentar encontrar todos seus posts e ler. É um estilo que gosto muito. Coisas antigas, velhos usos, gostos de outro tempo.
    Obrigada por me ter encontrado.
    Beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Luciamiga

    O Pilão da Bisa, além de decorativo, ainda se mantém útil - para o que der e vier... Que maravilha!

    Estas tuas escritas do Ceará são excelentérrimas. Dá gosto lê-las, saboreá-las, entendê-las. Eu aprendo muito com elas, estou cansado de ir ao dicionário para entender certos termos, uff, mas gosto.Pacoça decharque e café donzelo. Que magnífico. Muito obrigado

    Qjs

    ResponderExcluir
  9. ADENDA

    Luciamiga II

    Peço-te desculpa do aproveitamento, mas ele aqui fica.

    Vejo comentários de uma Amiga também cearense que me abandonou sem mais nem ontem: a nossa Dalinha Catunda. A quem, através de ti, mando um pedido.

    Será que te tratei mal, que te insultei, que fui abusador ou inconveniente Dalinhamiga? Se tal aconteceu, peço-te desculpas, ainda que esteja convencido que não fui assim.

    Se quiseres voltar a passar lá na Travessa, ficarei muito contente. Os Amigos não são só para as ocasiões e bem tento que o não seja eu...

    Obrigado Luciamaiga
    Qjs Dalinha

    ResponderExcluir
  10. Pois, Ferreiramigo,cearensês não é dificil,mas já há dicionário dessa afiada "língua"...tenho umamiga que diz pra eu "traduzir" mais,como por exemplo, sobre os 5 furinhos da palmatória...mas aí eu penso: cabe ao professor de Física, concorda?
    Qnto à Dalinha, acho que a roubei de vc, assim como a Maria...maravilhosas mulheres, uma cearense e a outra portuguesa...
    Só pratico GRANDES FURTOS, amém....
    No Ceará se distribui cheiros,
    Então, Ferreiramigo,
    Um cheiro!

    ResponderExcluir
  11. Olá Lúcia,
    Ferreira sabe que é super querido e que não o abandonei.
    Estou devendo visitas a muitos amigos, adoro meus leitores de Portugal, esta troca, este intercâmbio agrada-me e muito.
    Um super abraço para meu amigo Ferreira e obrigada pelo carinho, Lúcia.
    Beijos
    Dalinha

    ResponderExcluir
  12. Con todo mi cariño muchas gracias por
    La visita,he tenido unos dias sin internet ni telefono .
    ...................gracias por tu amistad.............
    Recibe mi abrazo
    Feliz semana
    Besos
    Marina

    ResponderExcluir
  13. Gosto tanto da sua visita,
    sempre tão carinhosa e tão
    querida. Agora, que a internt
    voltou, deve haver mais poesias...
    Vou já lá...n'alma sua, Marina...
    Carinhoso abraço
    Lucia

    ResponderExcluir
  14. Sonhos de Deus, são sempre bem vindos!
    Obrigada, por sentar-se na Cadeirinha
    de Arruar....venha sempre, deixe seu
    comentário. Com certeza, serei
    abençoada...sempre, faço por merecer..rsrs
    Quanto à superação, sem ela, não
    poderíamos prosseguir....portanto,
    precisamos buscá-la no "Poder Maior",
    que foi batizado de Deus!

    Forte abraço,
    Lucia

    ResponderExcluir