segunda-feira, 7 de março de 2011

CONDESSA DE OURÉM : Ascendente Minha ? - II

Dos meus avós para trás, todos os meus ascendentes viveram na Monarquia. Muitos deles, ocuparam cargos e receberam comendas. Entanto, com a perspectiva de uma República,no Brasil, todos aderiram à ela, muitos lutaram por ela. É o que a História conta.

Sempre me interessei pelas minhas origens. Agora, tenho a oportunidade de contextualizar, os fatos que ouvia em família, com os fatos que encontro nos registros de livros e outras fontes.

Trago à tona uma galega que, já viúva, casa-se com um galego, malandro, e se torna a 2ª Condessa de Ourém. Isso no século XIV.
Era o reinado de D. Fernando I e D. Leonor, em Portugal.

O rei, já  doente, morre, em 1383. O  amante da rainha, João Fernandes Andeiro - 2º Conde de Ourém - sai um pouco de cena e vai visitar a esposa e filhos. Aguarda o chamado da rainha para assistir ao funeral.

Morte do Conde Andeiro

Terminadas as cerimônias das exéquias, paira no ar um clima de "complô" para matar o Andeiro. O Mestre de Avis, D. João, irmão bastardo do rei recém falecido, quer ser o novo rei. O Conde, que atrapalha seus planos, leva então a primeira estocada do futuro rei...sendo concluida, a trágica morte anunciada do galego Andeiro, pelos seus vassalos.

Assim termina o condado de Dona Mayor Fernandes, a 2ª Condessa de Ourém, em Portugal.
Não quero imaginar o sofrimento dessa pobre galega que trocou uma viuvez honrada  na Galícia, casada que fora com um homem também honrado, Fernão Bezerra, meu provável ascendente mais antigo de que tenho informação, por regalias da nobresa lusitana.



Garanto, que volto.......um abraço!

2 comentários:

  1. Parece maldição, Lúcia, mas geralmente reinado é cheio de conspirações. Beijos

    ResponderExcluir
  2. È, Antônio, cada conspiração mais macabra que outra. Neste período, então, Portugal ficou à deriva, sem regência mesmo, após a morte do rei.
    Beijo!

    ResponderExcluir