terça-feira, 1 de março de 2011

CONDESSA DE OURÉM : Ascendente minha? - I

Pesquisar sobre a genealogia da minha família, não quer dizer que eu pretenda "montar" minha árvore. Quero, isto sim, tecer as histórias à luz das recordações da famíla, juntando aos nomes e fatos registrados pelos genealogistas.

Meus primos, Francisco Lopes Paiva, de um lado, e Eduardo   Bezerra Neto , do outro, já "cuidam" do estudo genealógico formal, da linhagem propriamente dita. 

Tenho em mãos, hoje, um exemplar da Revista do Instituto do Ceará,Tomo CVII- Ano CVII - 1994. Entre as páginas 109 e 121, há o artigo Fonte sobre as Origens da Família Bezerra em Pernambuco, Portugal e Galícia, de autoria do primo Eduardo.

Encontramos, alí ,Fernão Bezerra, casado com Dona Mayor, na Galícia. No texto, ambos são pessoas honradas. Adiante, vamos  encontrar Dona Mayor, já viúva de Fernão Bezerra e casada com João Fernandes Andeiro, ainda na Galícia. Andeiro, não era uma pessoa honrada, como sua mulher e seu primeiro marido, Fernão Bezerra. Basta consultar a biografia do Galego Andeiro, para se certificar. Hoje,é mais fácil, no veículo internet.

Espécie de planta, no teto  - Sintra -Portugal
Cada número corresponde a um brasão de famíla

Alguns anos depois da leitura do artigo, comprei BRASÕES DA SALA DE SINTRA, uma obra em três volumes, numa livraria lusitana, que não mais existe, à Rua Maria Tomásia. Essa obra,
é de autoria de Anselmo Braamcamp Freire, historiador português.

No Vol. II, dessa obra, iniciando à página 286, encontra-se o capítulo OS AMORES DE D. LEONOR TELES. 

Era o ano de 1383, sendo reis de Portugal Dom FernandoI e  Dona Leonor. Entre os amores da rainha, estava JoãoFernandes Andeiro, homem de confiança do rei. Anunciava-se uma tragédia.
Andeiro, era Conde de Ourém. Dona Mayor (antes Bezerra, depois Fernandes) acompanhou o marido a Portugal, vindo da Galícia, tornando-se, então, Condessa de Ourém.....

Segundo o primo Eduardo, pelas suas pesquisas, Fernão Bezerra é o mais antigo ascendente da famíla Bezerra, até então encontrado.


Eu volto......com mais Condado de Ourém......um abraço!

5 comentários:

  1. Eu não sabia, Lúcia, que existiam brasões de família, no entanto, no ano passado, no interior do Maranhão, fui convidado para participar do encontro da família Pontes e, então, lá conheci o brasão deles. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou pontes e nunca encontrei o brasão de minha família, pode me dar a descrição, por favor?

      Excluir
  2. Pois é, Antônio, "coisas" da monarquia para afirmar o seu poder real. D. Manuel I criou a Sala de Sintra, mas remonta à Idade Média, do tempo das cruzadas, a concessão de brasões, insígnias.
    Não se pode "apagar" os fatos da História.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Antônio, esqueci de lhe dizer que hoje está bem fácil ter um brasão.Eu, particularmente, acho brasão uma coisa linda. Até já copiei da internet e fiz um álbum, no orkut, de todos os "meus"...inclusive da Família Rodrigues..rsrsr..em plena republiqueta..beijos!

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga a história da sua familia é absolutamente fascinante, não admira que goste e queira partilhá-la.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir