quarta-feira, 2 de março de 2016

HORIZONTE

Do CEARÁ: cidades de A a V  (LXXI)..
PARABÉNS, HORIZONTINOS!
Dia 6 de Março de 1987 : emancipação da cidade!
Pela Lei 11300, de 06-03-1987, Horizonte é desmembrado do município de Pacajús.Distante apenas 40 quilômetro da capital cearense e fazendo parte da Região Metropolitana de Fortaleza, esse jovem município vem constituindo, nos últimos anos, um ambiente favorável a novos negócios tornando-se um dos maiores sucessos no processo de industrialização do Ceará. Com localização privilegiada, topografia plana, excelente infraestrutura e uma população qualificada para o mercado de trabalho, Horizonte conta hoje com mais de 40 grandes indústrias, mais de mil estabelecimentos comerciais que geram mais de 20 mil empregos.

Ocupando uma localização estratégica, a 40 km de Fortaleza, seguindo pela BR-116, pelo anel viário que liga a rodovia à CE-020 e CE-222, Horizonte é a 5ª potência econômica do Ceará e caminha para ser um dos maiores pontos industriais do Nordeste. O município ocupa uma posição privilegiada pela proximidade à travessia no Oceano Atlântico e conta com excelente acesso à América do Norte e Central, estando a 43,9 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, 47,8 km do Complexo Portuário do Mucuripe e a 89,9 km do Porto do Pecém. 
Vista aérea, parcial de Horizonte, vendo-se ao centro, a 
Igreja São João Batista.
Igreja Matriz de Horizonte, vendo-se à direita a imagem do 
santo padroeiro São João Batista. 
Igreja Matriz de Horizonte - Ceará - Nordeste - Brasil.
NOTA: as festas "joaninas" de Horizonte são bastante animadas.
Bela imagem da Torre da Igreja Matriz: (foto de Jairo Silas).
Pela BR 116 (foto), a 40,1 km de Fortaleza,chega-se Horizonte.
Pelas inúmeras fontes existentes na região, a "porção" de terras que hoje fazem parte do município de Horizonte era denominada de Olho d'Água e integrava o município de Pacajús(que anteriormente chamava-se GUARANI). Nessa região, que já fora habitada pelos índios Jenipapo-Kanindé, correm os rios Acarape, Pacoti e Mal Cozinhado. O primitivo dono da terra, foi Raimundo Venâncio de Sousa e pelo seu segundo nome - Venâncio - a propriedade era mais conhecida por "Olho d'Água do Venâncio". Esse senhor, nasceu em 18 de maio de 1894 no lugar chamado Lagoa Seca na então Freguesia da Província de Aquiraz.  Da união com Ana Diamantina de Sousa, nasceram dez filhos: Otilia, Lourival, Maria do Carmo,Maria José, Hilda Suzana, Diva, Neide, João Batista, José de Arimateia e José Alberto. Trabalhou como agropecuarista, industrial (produtor de rapadura e cal), inspetor escolar e vereador. Há uma versão de que o nome Horizonte foi sugerido por uma professora do lugar, Raimunda Dantas Teixeira, por ser aquela região "um lugar onde a vista não alcança". Certamente, por ser de grande extensão, terra bastante plana e de pouca população, à época, com pequeno número de construções. Ainda há muita terra a serem habitadas e construídas (espera-se que com parcimônia e consciência) nos 159.172 km2 de Horizonte.
Acima, vê-se a "linha do horizonte" a se perder de vista!
Na foto, uma das grandes fábricas de Horizonte.
Aquém do horizonte, mais uma das indústrias do município.
Entre céu e aterra da imagem, mais uma fábrica, em Horizonte.
Horizonte faz limite com os municípios  de :Aquiraz ,Cascavel,Guaiuba, Itaitinga e Pacajus . Possui os seguintes distritos:Horizonte(sede), Aningas,Dourado e Queimados. Sua área é de 159.172 quilômetros quadrados e está a 40 quilômetros da capital cearense - Fortaleza.

Horizonte, localiza-se na microrregião de PACAJÚS :
REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA


AÇUDE PACOTI/RIACHÃO...
Mais conhecido como Açude Riachão, foi construído sobre o leito do Rio Pacoti nos municípios de Horizonte e Itaitinga.Suas obras, construídas pelo governo do estado, foram concluídas em 1981. Sua capacidade é de 370.000.000 metros cúbicos de água.
Açude Riachão, vendo-se a sua barragem.
Açude Riachão (oficialmente,Açude Pacoti/Riachão).
Açude Riachão - Horizonte-Ceará-Nordeste-Brasil.

RIO PACOTI...
Rio PACOTI.

O Rio Pacoti, nasce na Serra de Baturité e seu curso total chega a 150 quilômetros de extensão, banhando vários municípios cearenses: Acarape, Guaiúba, Pacajús, Horizonte, Itaitinga e Eusébio. A sua foz, no Oceano Atlântico, está na divisa entre Fortaleza e Aquiraz.
Foz do Rio Pacoti, na divisa entre Fortaleza e Aquiraz.
NOTA: Já publiquei essa foto aqui quando tratei de AQUIRAZ.
É importante dizer que o Rio Pacoti já possui a sua APA, ou seja a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. APA, é uma unidade de conservação e sustentação de uso sustentável. A do Rio Pacoti foi criada pelo Decreto nº 25.778 de 15 de novembro de 2.000, abrange uma área de 2.914,43 hectares e localiza-se em áreas de municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz. 
CANOAGEM...no RIO PACOTI...




Para concluir a matéria, dois vídeos:
1- Hino de Horizonte
2- Canoagem no Rio Pacoti

...................................................................................................................................................................
Fontes: Wikipedia, IBGE, site da Prefeitura de Horizonte, Jornal O Povo.
Fotos: das fontes citadas, de Panoramio e Google.
.................................................................................................................................................................
Até a próxima postagem. Meu abraço!
.................................................................................................................................................................

35 comentários:

  1. As fotos mostram que o nome da cidade é totalmente apropriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a linha do horizonte está bem destacada, nas que registram os descampados!

      Excluir
  2. Uma linda cidade e com um progresso que faz certamente o estado do Ceará se orgulhar.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouço muito por aí, que o cearense é dos nordestinos mais "bairristas"! Há uma frase famosa: "Orgulho de ser cearense"...e por aí vai, Élys rsrsr
      Obrigada, amigo, meu abraço!

      Excluir
  3. Oi, Lúcia...uma cidade totalmente voltada para o futuro...bem legal a construção do seu recorte salientando o otimismo de uma nova história. A alegria das crianças no canto do Hino e na construção de sua realidade sem esquecer as suas origens.
    O vídeo da canoagem maravilhoso e emblemático na força e determinação de uma conquista...com todos os embaraços do percurso chegamos lá. Uma dinâmica cidade que seu trabalho deixou ainda mais bonita por alcançar a essência de sua alma.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Guaraciaba, Horizonte nasceu vocacionada para o sucesso nos grandes negócios. Grandes empresas industriais estão se instalando nela. Além do mais, é um grande polo de turismo, devido ao belo rio, com seus mangues colossais. E fica tão próxima à Fortaleza. Gosto dessas diversidades nas cidades que vou "descobrindo", fazem bem à alma!
      Meu abraço, amiga...e obrigada, por vir sempre!

      Excluir
  4. Parabéns aos Horizontinos e tu mostraste muito bem um pouco de tudo por lá! Adorei mais esse post! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horizonte é da idade de meu único filho, Chica: tem juventude e beleza! Em 2017, a cidade faz 30 anos em 6 de março e meu filho faz 30 no dia 21 de março.
      Beijo, amiga!

      Excluir
  5. Grazie per avermi fatto scoprire un'altra regione di questa meravigliosa terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço a sua vinda e apreciação, Costantino!
      Meu abraço.

      Excluir
  6. Excelente postagem. Uma cidade muito bonita. Parabéns aos seus habitantes. Gostei muito dos vídeos. Especialmente do vídeo da canoagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elvira. É bem bonita, Horizonte e esse rio, com seus mangues, dá maior encanto, o que se aprecia no vídeo.
      Meu abraço.

      Excluir
  7. Mais uma cidade maravilhosa, obrigado pela partilha.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Cidade linda e próspera, bem conservada também. Isto só prova que o nosso???( assim o considero) não é só pobreza e seca. Com tantos rios , se os governantes estivessem interessados o povo não sofreira tanto com o longo período sem chuvas. O lugar é privilegiado e souberam aproveitar esse facto para que a cidade progredisse e às pessoas não faltasse o mais importante, o trabalho; pelo que aqui mostras e descreves, também não lhes falta qualidade de vida e esperemos que continuem a preservar a natureza para que essa qualidade se mantenha. O nome foi muito bem escolhido também pelo facto das pessoas " verem boas perspectivas no horizonte", como se costuma dizer. Lúcia, obrigada por mais esta maravilhosa " visita guiada" a uma cidade que eu não conhecia " nem de nome ". Uma boa semana e até à proxima " excursão ". Beijinhos
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Emília! Demoramos muito a nos visitar mas a amizade é perene. Sei o quanto você considera o Brasil. É tão imenso que possui diversidade em tudo. Horizonte se destaca pelo caráter empreendedor de seus habitantes, estando de parabéns. Foi muito feliz a ideia do nome, condiz muito bem, tanto na paisagem quanto no progresso. Obrigada, amiga, pela presença e palavras.
      Beijo!

      Excluir
  9. Corrigindo....nosso Ceará. ..
    Bjo
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...eu tinha entendido...mas, gostei da "correção" rsrs
      Beijo, querida Emília!

      Excluir
  10. Sinto uma certa intimidade com as descrições que vens fazendo do teu maravilhoso Brasil. Entendo haver familiaridade com as raízes que fizeram crescer e prosperar, dinamizando um todo.
    O modo como conduzes os relatos, é maravilhoso.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São inegáveis, as raízes que unem a nossa gente de cá e além Mar! Obrigada, meu amigo SOL!
      Beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  11. Oi Lúcia,bom dia e um ótimo início de semana aí pra você!
    Viajo sempre através das suas postagens que descrevem em detalhes tão bem as belezas e história do nosso Ceará.Horizonte tão perto de Fortaleza,mas por lá,estive somente de passagem e, acredito como tantos viajantes, não me dei conta de tamanhas belezas escondidas assim bem à vista de todos.Parabéns pelo trabalho que vem apresentando aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bergilde, que bom receber a sua visita, conterrânea! Imagino o quanto de sentimentos afloram em você ao se deparar com as "coisas nossas". Fico feliz que assim seja! Obrigada, minha querida, venha sempre!
      Beijos!

      Excluir
  12. Realmente amiga uma cidade maravilhosa. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  13. Só para deixar um beijo de saudades, muitas saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ido lá no seu espaço virtual, que está "inerte",sem novidades...o que lamento!
      Muitas saudades, Manuel. Venha sempre!
      Beijo.

      Excluir
  14. O hino tem muitas palavras complicadas de se cantarem, especialmente para vozes tão jovens. Mas eles portaram-se muito bem. Quando os cidadãos estão empenhados no futuro da sua terra, ela terá mais probabilidades de florescer. Parabéns aos horizontinos.
    Beijinhos, querida
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As carinhas das crianças e jovens cantando o hino me deixou emocionada, Ruthia. A gente sente a sinceridade delas no amor à cidade com nome tão apropriado. Não tive dúvidas, que publicar o vídeo era acertado!
      Beijo, amiga. Obrigada, por vir e comentar.


      Excluir
  15. Já visitei muitos países, mas o Brasil ainda não.
    E os seus posts fazem-me aumentar a vontade de ir aí ver in loco tanta beleza.
    Mais um excelente post, gostei muito.
    Continuação de boa semana, querida amiga Lúcia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Portela ? ...chegou a hora de realizar a vontade de vir ao Brasil...é só planejar!
      Que a semana lhe seja pródiga, feliz.
      Beijo.

      Excluir
  16. Lúcia, mais uma reportagem maravilhosa, adorei conhecer Horizonte.
    Aproveito para lhe desejar uma Páscoa muito Feliz.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, sempre muito bom, Vê-la por aqui!Obrigada!
      Beijos,
      da Lúcia.

      Excluir
  17. Que legal Lucia, uma vasta e bela postagem com toda a historia desta prospera cidade. Meu sobrinho havia me falado desta cidade, quando esteve por Pecem trabalhando e voce agora partilha os destalhes da cidade.
    Onde a vista não alcança em belas imagens. Creio que todos os cuidados devem ser tomados com o crescimento ordenado. Evitar a facilitação da violencia tão comum em cidades industriais. Que seja preservada a flora.
    Uma bela cidade Lucia que voce nos apresenta.
    Meu carinhoso abraço e que a semana lhe seja boa e leve.
    Feliz Páscoa e que Deus nos proteja sempre.
    Beijos da paz amiga.
    Até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, Minas tem seu Belo Horizonte e nós nos contentamos com esse Horizonte do Sertão, que você já ouvira falar pelo sobrinho: que maravilha! Certamente, o nosso também terá um belo futuro, é o que esperamos.
      Obrigada, por vir sempre, eu amigo!
      Beijos, esteja em paz!Até...

      Excluir