segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EUSÉBIO

Do CEARÁ, cidades de A a V  ( LVI)...

Ainda  na 2ª  metade dos anos 1900, EUSÉBIO era "só mato"...

Originalmente Eusébio era uma área verde de muitos sítios pertencentes à famílias fortalezenses. Lembro-me bem de quando eu, ainda criança - nos anos 1950 - chamava umas minhas primas para passarem  o final de semana em minha  casa - em Fortaleza - e elas diziam que não "dava": "Vamos todos para o EUSÉBIO".  Naquela altura, eu não tinha a menor ideia de que se tratava de uma cidade com esse nome "de gente". Algum tempo depois, quando já adolescente, e formávamos grupos de amigos para ir passar os domingos nas praias de Aquiraz, no litoral leste cearense, é que vim a conhecer Eusébio, por onde tínhamos de passar, necessariamente...saindo de Fortaleza...!
A ESTRADA CE 040 ,que leva a EUSÉBIO.
EUSÉBIO (em amarelo) fica "coladinho" à Fortaleza, fazendo parte
de sua Região Metropolitana, se limitando com AQUIRAZ.(veja o
mapa abaixo).Todo esse "AZUL" é o OCEANO ATLÂNTICO...
(Clique, para ampliar). Das cidades do Ceará, que já apresentamos,
  estão no mapa: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha,
Beberibe, Camocim, Chaval e Cruz. 
EUSÉBIO, fica a 23 km de Fortaleza.
EUSÉBIO, fica a 8,5 km de Aquiraz.
Praia em AQUIRAZ, a 8,5 km de EUSÉBIO.
Praia em AQUIRAZ, a 8,5 km de EUSÉBIO.

O topônimo EUSÉBIO, pode ser uma alusão a um antigo morador, "seo" Eusébio, dono de uma casa dentro de um enorme sítio que servia de paragem para quem procurasse hospedagem, ao transitar por ali, vindo de Pindoretama, Aquiraz, ou de outros lugares próximos, para realizarem negócios na capital, Fortaleza.
Sabe-se que, em 1933, na divisão territorial, Eusébio figurava como distrito do município de Aquiraz. Naquele mesmo ano, por decreto estadual, passou a ser denominado EUSÉBIO DE QUEIROZ ( em homenagem ao Ex Ministro da Justiça que foi autor da lei que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil).  
Homenagem a Eusébio de Queiroz, no centenário dos
Correios e Telégrafos do Brasil
Eusébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara - 1812,São Paulo -
Rio de Janeiro,1868 -  um magistrado e político. De1848 a 1852, foi
Ministro da Justiça, sendo autor de uma das mais importantes leis do
império, a Lei Eusébio de Queiroz, que reprimia o tráfico negreiro,
estabelecia a sua posterior  extinção.
 
Porém, o nome, EUSÉBIO DE QUEIROZ, não "pegou" e, em 1938, volta a ser denominado de EUSÉBIO - simplesmente - o que foi determinado por  lei estadual. Em 19-06-1987, a cidade tem a sua emancipação,desmembrando-se de Aquiraz tornando-se, portanto, uma cidade independente: "cidade  município" !
Eusébio - Ceará - Nordeste - Brasil
Eusébio -Ceará - Nordeste -Brasil
Rio Coaçu - Eusébio - Ceará

Já pelo início dos anos 1980, indústrias foram se instalando no entorno do Eusébio, o que incentivou a sua economia e a  sua  consequente emancipação. Logo surgiram os condomínios residenciais fechados ( com maior segurança),"substituindo" as casas menores, mais simples, ou grandes e luxuosas, em pequeno ou  grandes sítios.




No Eusébio, está localizado o primeiro autódromo construído no Nordeste. Sua pista tem uma extensão de 3.000 metros. O Autódromo Internacional Virgílio Távora, foi inaugurado em em 12 de janeiro de 1969 e a primeira prova  internacional foi  a Fórmula Ford, com a vitória de Emerson Fittipaldi. Em 2006, o autódromo teve uma grande e excelente reforma.
 




 Há também o Kartódromo Júlio Ventura, no Eusébio. Para quem gosta de "curtir" corrida de kart, veja aí um vídeo..."Entre", num desses carrinhos e participe (em TELA CHEIA... é  adrenalina pura! )...

.......................................................................................
Fonte: Wikipedia,  TV Eusébio.
Fotos:  Alex Uchoa ;Google.
.....................................................................................................................................................................
Como só retornarei em janeiro de 2015, já faço agora os meus votos, a todos os visitantes, de um MUITO FELIZ NATAL & PRÓSPERO ANO NOVO!  ..........Meu abraço!
......................................................................................................................................................................................................................

95 comentários:

  1. Lúcia! Que maravilha conhecer toda essa região através seus textos-reportagens muito bem delineados! Realmente, nosso Brasil é rico e lindo demais! Sofremos com tanta manipulação dos corruptos, mas haveremos de suportar isso tudo, pois o belo e a riqueza natural ainda persiste. Basta que não destruamos! Eusébio motiva-nos a viajar e conhecê-lo in loco. Agradeço pelas ricas postagens durante o ano e retribuo-lhe os votos de festas felizes e um 2015 repleto de sonhos possíveis.
    Abraços,
    Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, brasileiros, somos mesmo privilegiados, pelas grandes e diversas maravilhas que temos em toda a extensão desse imenso território chamado Brasil. Tenho trazido aqui um pequena parte que é a que se refere ao Ceará.Estou feliz, com essa grata missão!
      Obrigada, Célia. Meu abraço...

      Excluir
  2. creio que, de outra forma, nunca ficaria a conhecer a cidade de Eusébio (assim como muitas de outras já apresentadas, sempre de uma forma tão apelativa). obrigado, pela partilha!
    desejo-lhe, igualmente, e a todos os que lhe são mais próximos e queridos, umas boas festas e um próspero 2015!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eusébio, é uma cidade bem diferente das demais que apresente antes: tem "personalidade" especial, eu diria rsrs...
      Obrigada, Henrique. Abraço!

      Excluir
  3. Quanta beleza! Adorei conhecer mais um pouco e saber de tudo daí! beijos,lindo DEZEMBRO,chica

    ResponderExcluir
  4. Amiga, logo virei ler e comentar o post. Agora vim só pedir o favor de passar pelo Sexta a ver se o problema está resolvido.
    Abraço e muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Lúcia...
    Há já algum tempo que não passava pela "Cadeirinha de Arruar"...
    Como sempre..., gostei de conhecer mais um interessante e belo lugar do Ceará...
    São lindas as paisagens aqui mostradas..., o verde dos camp+os, o azul do mar, as belas praias e um por do sol fantástico...!!!
    Tudo lindo
    Adorei...
    Parabéns Lucia..
    Feliz Natal e excelente novo ano
    Um abraço
    Albertina Granja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Albertina!
      Estava sentindo a sua falta. Também tenho "arruado" pouco, ultimamente. Eusébio, é bem diferente, das outras. Teve um início de vida especial. Era, como que, o quintal dos fortalezenses rsrs...
      Obrigada, amiga, meu abraço!

      Excluir
  6. Olá Lucia
    Quando li o titulo do post veio-me imediatamente à lembrança o "nosso" Eusébio, o Pantera Negra que tantas alegrias deu aos adeptos do futebol..:-))
    Mas este teu Eusebio, alegrou-me o olhar e os sentidos, mais um lugar lindo do Ceára!
    Obrigada pela partilha.
    Um beijinho grande e os desejos de um Santo Natal e Feliz Ano Novo.
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem conheceu o grande Eusébio, logo associa o nome a ele, com certeza! O nome é marcante, para uma cidade! Alíás, é uma cidade com características bem peculiares.
      Obrigada, Teresa.
      Beijo!

      Excluir
  7. oi, Lúcia... é bom ver uma cidade ou um lugar se expandir e progredir adquirindo status de modernidade e bem estar social, mas eu ainda prefiro as lindas paisagens de praia e natureza que é sempre o melhor capital inatingível em toda sua grandiosidade...aliar uma coisa a outra é muito bom.
    Um Feliz Natal pleno de bençãos do Deus menino.para você e seus entes queridos...e um Ano Novo recheado de felicidade, saúde e paz e amor e dim dim (rs)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Guaraciaba, Eusébio cresceu de uma forma bem diferente, com vocação para atrair pessoas "avançadas" nos costumes. Perdeu muito de sua tranquilidade mas, ganhou muito em modernidade: uns perdem, outros ganham!
      Obrigada, amiga, por vir sempre!
      Tudo de bom...um abraço.

      Excluir
  8. Mais uma região muito bonita a julgar pelas suas imagens, Também nunca tinha ouvido falar de uma cidade com nome de Eusébio.
    Um bom Natal e um Ano novo pleno de alegria e felicidade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e Eusébio "pegou", com toda intimidade...
      Obrigada, Elvira.
      Um abraço.

      Excluir
  9. E voou o comentário.
    Mas vim hoje de novo, visitar-te e ver mais uma vez Eusébio, e deixar-me contaminar pelas tuas palavras em saborosas doses de cultura , querida Lúcia!
    Estas cores de fim de tarde e a belíssima praia de Aquiraz, fazem as delícias dos amantes de fotografia e da beleza que nos faz meditar.
    Obrigada , querida amiga
    Um ternurento abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem acontecido com muitos dos meus comentários: alçam voos...
      Mas que bom, que deu certo, dessa vez e eu posso trocar algumas palavras com você, Manu!
      Por ser muito perto, vou de vez em quando no Eusébio, velho conhecido...rs
      Obrigada, pela vinda, abraço carinhoso...

      Excluir
  10. Oi Lúcia a cada cidade que conheço aqui acrescento a você além do meu carinho, um valor imenso. Eu realmente fico encantada e admirada em conhecer tantas maravilhas que talvez nunca venha conhecer pessoalmente , pois são muitas e muitas de grande beleza e história. Assim cada vez mais amo o meu país e fico imensamente agradecida.
    As imagens são belíssimas parabéns pela escolha das fotografias. Não tinha conhecimento desse Autódromo e nem do Kartódromo , que legal, super interessante vou ver com meu marido se ele chegou a conhecer.
    Um grande abraço. Um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da região onde se insere a cidade, há uma grande riqueza de detalhes na paisagem, nos costumes dos habitantes: há mar, serra e sertão.
      Eusébio, antes, só com sítios cheios de verde, mudou a sua vocação. Recebe muitos turistas, pelas atrações modernas e por estar não muito longe do mar...
      Um abraço, Lourdinha, tudo de bom!

      Excluir
  11. Querida Lúcia

    Muito obrigada pelos seus votos os quais retribuo, desejando-lhe um Natal Feliz e que o Ano Novo venha repleto de muitas novidades.

    Gostei muito desta nova cidade do Ceará, Eusébio, e vê-se que o simplesmente Eusébio pegou mesmo em detrimento do Eusébio Ministro.
    Ceará tem tanta diversidade que há sempre qualquer coisa que nos toca, sentimos que fazemos parte dessa grande terra.

    Então, até Janeiro/2015.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, amiga querida !
      Há nomes que não pegam...o povo se acostuma com o tradicional. Aqui, muitos logradouros mudam de nome mas continuam a chamar pelo original. Com o Ceará tem mar, serra e sertão, a diversidade é bem patente, nas paisagens e costumes. Para mim, somos um mesmo povo: portugueses e brasileiros!
      Até a o próximo encontro.
      Beijos!

      Excluir
  12. Adoro seus post e as fotos são sensacionais.


    Os seguidores do Café entre amigos elegeram os melhores blogs de 2014, parabéns o seu está entre os vencedores. Convido com muito carinho para vi conferir o post e receber o selo especialmente criado para os eleitos.
    http://www.cafeentreamigos.com/2014/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patrícia!
      Achei bem interessante a premiação do Café. Peguei a Xícara de Ouro e compartilhei no facebook: muito bonito!
      Beijos!

      Excluir
  13. ♪♬° ·.Vendos essas fotos e lendo essas informações... essa cidade é um sonho!...

    Ótimo domingo!!!
    Boa semana!
    Beijinhos. ♪♬° ·.
    ·.·.✿✿ミ

    ResponderExcluir
  14. Lúcia, obrigado por mais este belissimo passeio virtual até essa ciadde linda, Eusébio.
    Para si e toda a sua familia eu desejo também um Natal muito feliz.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Maria!
      É um prazer, proporcionar esse passeio a Eusébio!
      Obrigada, por vir sempre!,

      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  15. Adorei passear por estes lugares lindos.
    Bom final de ano. Que 2015 seja cheio de surpresas maravilhosas.

    Parabéns pelo Troféu Xícara de Ouro.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jô!
      Estamos de parabéns, por termos sido agraciadas com tão lindo troféu!
      Obrigada, pelos cumprimentos.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi, Lúcia!
    Essas histórias da nossa história antiga sempre me fascinam. O nome da cidade não me estranho, talvez por causa do autódromo? Meu irmão correu um tempo na stock car e o meu sobrinho teve alguma trajetória no circuito nacional e europeu, mas é um clube bem fechado. Talvez eu tenha ouvido o nome da boca deles.
    Boas férias e parabéns pela "Xícara de Ouro"!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo fascinantes, essas histórias, Luma Rosa!
      Que legal,saber de seu irmão e sobrinhos nesses circuitos.
      Obrigada,querida! Volte sempre, sempre bem vinda. Beijos...

      Excluir
  17. Olá, querida Lúcia
    Passo pra parabenizá-la pelo Xícara de Ouro, bem merecido...
    Bjs fraternos

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante esta cidade e o seu nome. . fez-me lembrar o nosso querido Eusébio que já se foi. Lúcia, vim especialmente para te desejar um Natal feliz, com muita saúde e agradecer-te a companhia que me tens feito nestes anos todos. Vai continuar com toda a certeza esta amizade que nos une.Sê feliz, amiga! Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Eusébio foi um jogador que marcou uma época...lembro-me bem dele! Nossa amizade, ainda que virtual, está bem sedimentada, com essa troca de visitas ao longo desse tempo que já se vai longo...querida Emília.
      Um Santo Natal, seguido de um ano bem promissor!
      Beijos!

      Excluir
  19. Lúcia,
    Obrigado por partilhar connosco o seu grande sentido de humanismo.
    Um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer, AC, compartilhar sentimentos junto aos elementos da terra que é meu berço natal...
      Boas Festas Natalinas!

      Excluir
  20. Gosto de viajar com a Lúcia, consegues mostrar os encantos que nos podiam passar despercebidos. Momentos magníficos que vão perdurar por muivo tempo.
    Afinal Eusébio é muito mais que futebol.
    Esperamos em Janeiro por mais.
    🎄🎁🎅🎄🎁🎅🎄🎁🎅🎁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Manuel, também gosto da sua agradável companhia, das "conversas"!...Sim, Eusébio é muito mais que futebol, com certeza!
      Nos encontraremos aqui, em janeiro.
      Beijo, amigo!

      Excluir
  21. Que praias maravilhosas hem...amei o lugar e as fotos.
    Desejo a ti e toda sua família boas festas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo, as praias por essas bandas rs !
      Obrigada, Patricia, boas festas!

      Excluir
  22. OI LUCIA!
    SEMPRE DELICIOSO VIR AQUI E VER AS FOTOS QUE EMOLDURAM TEUS TEXTOS NOS MOSTRANDO O QUANTO NOSSO PAIS É LINDO E RICO EM HISTÓRIA, PAISAGENS E PRINCIPALMENTE PESSOAS.
    LUCIA, MESMO SABENDO QUE SÓ VOLTARÁS A POSTAR EM JANEIRO, TE DEIXO MEU ABRAÇO FRATERNO E DESEJOS DE UM GLORIOSO NATAL, JUNTO AOS TEUS.
    "FELIZ NATAL"
    ABRÇS



    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradável visita, Lani! Nosso país é considerado um paraíso, com plena razão , no tocante às paisagens, ao patrimônio e, em linhas gerais, ao seu povo!
      Obrigada, amiga, Feliz Natal!

      Excluir
  23. Boas Festas, Lúcia! Um 2015 maravilhoso pra você! Andei sumida porque meu pai faleceu e fiquei bem mal. Agora já estou melhorando e posso visitar os blogs dos amigos. As cidades aí crescem rápido! Eusébio é um exemplo impressionante. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você voltou! Sinto muito, pela perda -sei bem o que isso! É mesmo bem interessante, a "vocação" do Eusébio!
      Beijos!

      Excluir
  24. Guardo os pequenos detalhes desse
    ano caminhando a seu lado,
    em minha memória e no meu coração ,
    tens um lugar eterno e especial
    onde guardo nossa amizade.
    Obrigada..Obrigada de todo coração..
    Você é tão especial que deixa marca no coração,
    quando ausente sinto saudades.
    Preciso demais da sua companhia...
    A vida é uma grande escola ,
    onde plantamos e se escolhermos boas sementes,
    certamente vou colher as mais belas flores.
    E fazer dessas flores que dei o nome de amizade,
    as mais belas e perfumadas no jardim da minha
    existência.
    Um abençoado final de semana.
    Um santo Natal para você e sua belíssima família.
    Carinhosamente.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda mensagem, querida Evanir!
      Tudo que você escreve, é bem verdadeiro, origada!
      Feliz Natal!
      Carinhoso abraço!

      Excluir
  25. Olá Lúcia,
    Tenho andado um pouco arredada da "Cadeirinha", mas como sempre gostei de conhecer mais um belo lugar do Ceará. O que mais me chamou à atenção foi o nome "Eusébio" e as cores de fim de tarde.
    Excelente (mais uma) reportagem.
    Feliz Natal 2014.
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sempre bem vinda, Paula querida! Obrigada por sua presença e comentário. Eusébio é especial em tudo: é diferente!
      Tenha um Santo e Feliz Natal, seguido de um bom 2015...

      Excluir
    2. Um bom 2015 também para si e todos os seus, com saúde, pois havendo saúde o resto virá por acréscimo.
      Bjos**

      Excluir
  26. Hoje venho apenas para desejar um Feliz Natal, para a Lúcia e toda a família.🎄🎅🎄🎅🎄🎄🎅🎄🎅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom , Manuel, você é sempre querido!
      Feliz Natal, extensivo à sua família.

      Excluir
  27. Hoje, apenas...
    Desejo
    UM NATAL MUITO FELIZ, COM PAZ E ALEGRIA, E MUITO AMOR NO CORAÇÃO.

    Beijinhos
    Mariazita

    ´PS - Óptima postagem, com a qualidade fotográfica e descritiva habitual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita
      Que o Natal lhe seja Santo e muito Feliz!
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  28. Boas Festas e um Bom Ano Novo, com muitas viagens por aqui!

    ResponderExcluir
  29. .

    Faz tempo que não te vejo.
    Ah, que saudade de ti...

    Beijos.

    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois , preciso te visitar, antes que termine 2014!
      Feliz Natal !
      Beijo

      Excluir
  30. Hoje venho desejar um Natal brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de Paz
    Beijinhos
    ೋღღೋ FELIZ NATAL ೋღღೋ

    ResponderExcluir
  31. É sempre uma beleza sua apresentação das cidades neste recontar historias do Ceará. A gente fica querendo conhecer todas elas com suas culturas, belezas.
    E mais um ano termina Lucia e voltamos para agradecer a bela companhia ao longo do ano e assim renovo meu prazer e alegria de continuar em 2015.
    Que Deus nos proteja e ilumine para seguirmos nesta longa jornada e vamos cortando o Ceará de norte a sul, leste a oeste em sua companhia.
    Feliz Natal de paz no coração e que o Novo Ano venha com sonhos renovados e esperanças vivas em cada dia.
    Meu abraço com carinho.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estive a te visitar a dias, mas faço questão de registrar aqui um comentário. Às vezes nos distanciamos, nas visitas porque são tantas pessoas nessa saudável convivência que se torna impossível mais trocas de palavras. Com certeza, no próximo ano, estaremos usufruindo da companhia de gente tão boa.
      Que o Natal seja de grandes bênçãos, muitas alegrias, prosseguindo esse Bem por todo o decorrer de 2015.
      Muita paz, querido amigo Toninho.
      Forte abraço.

      Excluir
  32. Querida Lúcia, que imagens maravilhosas. Esse Eusêbio tinha muito bom gosto, escolhendo este lugar para viver.
    Passei para lhe desejar um doce Natal, com toda a família reunida. Aproveito para agradecer a sua amável presença n'O Berço ao longo do ano.
    Beijinhos desde Portugal
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia, minha querida, quero agradecer a sua companhia por todo o decorrer desse ano que está a findar e desejar que tenha um Belo Natal e um 2015 cheio de alegrias, muitas aventuras!
      Beijos,
      da Lúcia...

      Excluir
  33. Querida Lúcia

    Tendo como cenário essa bela cidade, aqui me tem a desejar-lhe um Santo e Feliz Natal junto aos seus. Espero no Ano que vem passear por mais cidades desse grande Ceará, através das suas pesquisas e da sua bela prosa.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Olinda!
      Desejo-lhe um Maravilhoso Natal e que o novo ano seja pleno de felicidade.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  34. Oi Lúcia! Passando para te cumprimentar e desejar um Excelente Natal e que o ano de 2015 seja de muita saúde, paz, amor, prosperidade e repleto de realizações para ti e para os teus. Temos um recadinho para o velho Noel. Espero que gostes. Rsrs.

    Quanto ao post, Mais uma vez agradeço pelo excelente passeio turístico. Desra feita, pela bela cidade de Eusébio.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Furtado!
      Fico feliz, com a sua presença. Uma bela mensagem que eu retribuo com imenso prazer e agradeço de coração.
      Tenha um 2015 pleno de Felicidade.

      Meu abraço.
      Lúcia

      Excluir
  35. Desejo o mesmo pra você, querida e doce Inês!
    Que o Ano Novo seja todo de felizes momentos!
    Beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  36. Hoje, só mesmo, para desejar um Bom Ano. Um grande 2015.🎁🎉🎁🎉🎁🎉🎁🎉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Um Ano muito Bom, rico de bons acontecimentos, seja 2015!

      Excluir

  37. ೋ ♫ FELIZ ANO 2015 ♫ ೋ

    Bom Ano 2015 ,com muita saúde ,paz e alegria!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Foi um privilégio caminhar a seu lado no decorrer desse ano .
    Estou passando na minha última visita de 2014 e
    agradecida por um dia ter conhecido uma
    pessoa tão maravilhosa como você.
    Nunca terei como agradecer seu companheirismo
    que fez você ser tão espacial para mim.
    Que essa amizade compartilhada no percurso
    de mais um ano seja a alavanca para prosseguir em mais um ano.
    Desejo um ano novo de grandes conquistas sonhos que se realize paz e esperança .
    Sem despedidas deixo um encontro marcado para compartilhar novos momentos...
    Agradeço esse presente divino que tem o nome de amizade.
    Feliz Ano Novo.
    Até nosso próximo reencontro em 2015.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  39. O ano está a terminar, e passei para agradecer a companhia na caminhada difícil que foi este ano de 2014, e desejar que 2015 seja um bom ano, não só para mim e todos os meus amigos, mas também para a humanidade em geral.
    Um abraço amigo e até para o ano, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos sempre nos encontrado!
      Obrigada, Elvira, pelos belos momentos.
      Meu abraço!

      Excluir
  40. Querida amiga Lúcia

    Desejo para ti
    braços bem abertos
    para receber com carinho
    o ano que se aproxima.
    Ele traz um presente:
    - Uma vontade de que olhes
    para alguém ou para alguma coisa,
    com olhos de primeira vez.
    Recebendo este presente,
    as sementes de alegria que te habitam,
    estarão recebendo seu melhor alimento,
    e assim se transformarão em realidade,
    perfumando sua vida e sua alma
    com sua maravilhosa, única e infinita
    essência de felicidade.

    Um ano novo de olhares novos para ti.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mensagem tão linda, querido amigo Aluisio!
      Obrigada, por tudo que compartilhou com os amigos no ano que se finda. Desejo-lhe, e à sua família, um 2015 pleno de alegrias!
      Um abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  41. Olá, como está?
    Hoje venho expressamente para desejar-lhe um Próspero e Feliz Novo Ano!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  42. Obrigada, Calado, desejo-lhe o mesmo: Próspero e Feliz Novo Ano!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Querida amiga, senti tua falta lá no face e lembrei-me da Cadeirinha de Arruar. Eis que vejo a postagem sobre Eusébio, onde hoje completamos um ano de residência numa simples casinha plana, numa rua calma e bucólica, onde passa boi passa boiada, montarias, bicicletas e motos com famílias, moradores que nos cumprimentam com um bom dia, boa tarde, pássaros que nos visitam no nosso jardim, enfim amiga, estamos adorando. Tenhas um FELIZ ANO NOVO. bj~ Ah! Veja teu mapinha e troque as cores entre Fortaleza e Eusébio.

    ResponderExcluir
  45. Querido amigo Ivan, que bom, você "vir" de Eusébio "até" Fortaleza e "sentar-se" na nossa Cadeirinha para esse maravilhoso comentário. Adoro Eusébio, tenho um primo que mora lá, o Chico Paiva cuja esposa, Leni, também é prima . Nunca mais fui a uma "PAIVADA" lá. Ele, vez em quando reúne um monte de " paivas"...: é o genealogista da família.
    Aquele virus no FACE, me fez eliminar todo mundo. Depois retornei! Vou lá.
    Um abraço, FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, não encontro o seu perfil no FACE! Depois do tal VÍRUS, adicionei as pessoas que eu havia DELETADO mas você SUMIU!
      Procure minha página e peça pra eu adicioná-lo! Abraço!

      Excluir
  46. Querida Lúcia
    Quando li o nome da cidade, recordei, com muita saudade o nosso grande jogador de futebol do Benfica - uma autêntica lenda. Porém, este nome refere-se a uma lenda não menos importante - o Ministro da Justiça Eusébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara, que reprimiu o «tráfico negreiro» no Brasil e estabeleceu «a sua posterior extinção». Homem muito justo!
    A cidade, de um verde único e verdadeiramente fabuloso, merece a nossa visita, a admirar pelas fotos aqui publicadas. Bem haja, querida amiga.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beatriz
      Como disse a você, por e-mail, dei uma "pausa" nas publicações na Cadeirinha. Agradeço a sua visita. Lembro-me bem, do grande jogador Eusébio que se tornou uma lenda, de Portugal - Benfica - para o Mundo!
      Um carinhoso beijo,
      da Lúcia

      Excluir
    2. Querida Beatriz
      Como disse a você, por e-mail, dei uma "pausa" nas publicações na Cadeirinha. Agradeço a sua visita. Lembro-me bem, do grande jogador Eusébio que se tornou uma lenda, de Portugal - Benfica - para o Mundo!
      Um carinhoso beijo,
      da Lúcia

      Excluir