Um pé de croatá florido..
Um pé de croatá com frutos...
CROATÁ, o município cearense, está localizado a 365 quilômetros de Fortaleza, no Noroeste do estado, sendo limítrofe, a Oeste, com o Estado do Piauí, junto ao sopé da Serra da Ibiapaba...Suas principais fontes de água fazem parte da Bacia do Rio Parnaíba, sendo mais importante o Rio Inhuçú.
CROATÁ-CEARÁ, limítrofe com o PIAUÍ (na Serra da Ibiapaba).
O topônimo, "croatá", deriva-se de uma planta típica da região - caatinga - encontrada em abundância.A palavra tem origem tupi (Kara Wã), significando "talo comespinhos". Planta cheia de espinhos perfumados, geralmente com manchas avermelhadas, chega a medir 2 metros de altura.O croatá é conhecido também como caroá, gravatá, gravá, bananinha do mato... e outros nomes mais... Suas folhas (talos) muito resistentes, fornecem fibras para a confecção de tecidos, barbante, linha de pesca, esteiras, chapéus...É chamada de "bromélia da caatinga". Do ponto de vista econômico, é uma espécie pouco conhecida, produzindo frutos de forma ovóide, de coloração amarela intensa e presença de muitos serrotes (nas folhas). No período de frutificação, são pontos estratégicos de animais silvestres, constituindo-se ainda uma fonte alternativa de vitamina C(80mg \100ml de suco) para o sertanejo, tanto pelo consumo in natura, como no processamento da fabricação de suco, licor e musse.
Um belo cacho de dos frutos do croatá ("bananinhas do mato"...
Suco de "bananinha do nato" = suco de croatá.
De sua HISTÓRIA, sabe-se que foi ao redor da primitiva capela de Nossa Senhora das Dores que desenvolveu-se o atual centro urbano de CROATÁ. A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu pela Lei nº 2. 677 de agosto de 1929, só vindo a se tornar Município pela Lei 8.330 de 14 de dezembro de 1965.CROATÁ, portanto, é bem jovem! Possui, no entanto, oito distritos: Croatá (sede do município), Barra do Sotero,Betânia,Santa Tereza, Repartição, Lagoa da Cruz, Vista Alegre e São Roque.
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores - Croatá-CE.
Igreja Matriz de Croatá.
Igreja Matriz, em noite de Festa à Padroeira.
O belo coreto da Praça José Maria Melo - Croatá-CE
Estação Ferroviária de CROATÁ (desativada), inaugurada em 1922.
Com a extensão posterior para Crateús e depois para o Piauí, a estação
passou a fazer parte da Linha Sul da Rede de de Viação Cearense.
Vista aérea de CROTÁ-CEARÁ-NORDESTE-BRASIL
Boiada na estrada de São Roque, distrito de CROATÁ-Ceará
Engenho de Cana-de-Açucar - São Roque- distrito de CROATÁ
"Casa de Farinha", no distrito São Roque- Croatá-CE
Homens e mulheres, descascando mandioca: é a FARINHADA!
Mandioca descascada, pronta para ir à prensa...
Prensa de massa de mandioca- São Roque -Croatá
Espalhando a farinha!
Fazendo bejú - semelhante à tapioca - São Roque-Croatá
As águas, de Croatá...
Rio Inhuçu
Barragem em Barra de São Roque
Rio Inhuçu, sob o Mangueiral - São Roque-Croatá
Barragem em Barra de Sotero - Croatá
Barragem em Barra de Sotero- Croatá
Cachoeira Park - Barra de Sotero- distrito de Croatá.
...............................................................................................................
Para finalizar, mais "bromélias da caatinga"...
...........................................................................................................................
Fontes:Wikipédia;Blog Croatá em Fotos e Vídeo; Na Trilha Rupestre;Grupo Onça Pintada; Estações Ferroviárias de Brasil.
Fotos: das várias fontes citadas.
............................................................................................
Estarei de volta em setembro...meu abraço!
Já estava achando falta das postagens cearenses... Belíssimo lugar: engenho, casa da farinha, coreto. Como sempre, espero que a população seja consciente do que tem e vale, e trate de preservar tão rico patrimônio.
ResponderExcluirPois é, Marta, as pesquisas às vezes são bem exaustivas, portanto, tenho me ausentado mais, resolvendo assim fazer só uma postagem à cada mês...fica mais tranquilo!
ExcluirEspero o mesmo que você: conscientização para a preservação do patrimônio.
Que bom te ver de volta! Lindas fotos, mostradas e explicadas tão bem! bjs, tuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica
ResponderExcluirEstou vindo postar só um vez por mês, Chica! Fica mais tranquilo, pesquisar com calma e criteriosamente...Obrigada, amiga. Beijos!
ExcluirBom dia Lúcia!
ResponderExcluirVocê desperta em nós uma vontade louca de conhecer todos estes lugares, lindos por demais.
Um abraço querida amiga e até setembro.
É um dos meus intentos, Maria Teresa, despertar a vontade de todos que aqui vem. Obrigada, por vir! Um beijo!
ExcluirLúcia: Lindo as imagens de Croatá, e a tua descrição como eu gostava de conhecer esse local, mas não é possível, porque não posso fazer viagens longas. Tudo de bom e volta em Setembro com coisas lindas.
ResponderExcluirBeijos
Santa Cruz
Obrigada, Santa Cruz! Antes de tudo, sou professora, daí ser tão didática na apresentação do que trago dessas cidades cearenses...
ExcluirQuando setembro vier, trarei mais "coisas lindas"...beijos, amigo!
Olá Lucia
ResponderExcluirVir aqui é um regala para a vista e para o coração..:-)))
Um texto muito bem escrito, como sempre, com optimas fotografias a ilustrar, dá mesmo vontade de conhecer todos estes locais lindos.
Um beijinho grande e Boa Semana
Teresa
Oi, Teresa!
ExcluirFico feliz, com as suas tão amáveis palavras. Procuro fazer o melhor, mostrar ao máximo, com criteriosa seleção. O que bonito, é pra ser visto. Tenho imenso prazer em mostra!
Beijos, querida!
Que boa postagem e lindas imagens...sem falar os lugares!
ResponderExcluirPerfeito!
Uma bela tarde!
Beijos
Mariangela
Que bom que gostou, Mariangela!
ExcluirObrigada!
Beijos,
da Lúcia
É tão bom "viajar" por aqui.
ResponderExcluirMuito bom, ter a sua presença, Rosa Carioca!
ExcluirEstas postagens sobre as cidades do Ceará me encantam pela sua narrativa, como pelas bonitas fotos.
ResponderExcluirBeijos, Élys.
Estava sentindo a sua falta, querido amigo!
ExcluirObrigada, por suas palavras sempre tão gentis!
Beijos!
Oi, Lúcia! Que coisa mais linda esse tal de croatá! Parece planta de jardim. As bananinhas são um amor, super fotogênicas. Fiquei com vontade de provar o suco. Talvez lembre laranja com acerola. Já estou inventando. :) Se, por milagre, aparecer algum croatá pra vender por aqui, compro na hora. Fiquei curiosa. Ah, também gostei da cidade e das águas, mas as frutas roubaram o show. Beijos!
ResponderExcluirSão lindos os croatás, são bromélias e ficam muito bem em jardins. Os tipos são inúmeros, sem falar nos nomes que variam de lugar pra lugar. Nunca provei a fruta, mas imagino que seja gostosa...talvez saiba à cajá, ou ciriguela...Aqui na capital não tem, preciso ir ao semi-árido rsrs Obrigada, Ceres (devo-te visita)...Beijo.
ExcluirNão à dúvida de que o Brasil é um paraíso de beleza. Cada cidade é mais bonita que a anterior deixando-nos extasiados.
ResponderExcluirUm abraço e boas férias.
Considero o Brasil um paraíso, não sei se pelo imenso amor...O seu, o nosso Portugal, também é um paraíso! Amo Portugal!
ExcluirObrigada, Elvira, até setembro!
Falar o que diante de tamanha beleza em fotos e uma aula histórico-geográfica do nosso Brasil! Encanto-me sempre com suas reportagens que já lhe falei merecem uma edição. Parabéns!
ResponderExcluirAbraços.
Obrigada, Célia, procuro trazer o que encontro de mais belo...para deixar nossos sentidos alegres, felizes...Um dia, eu concretizo o virtual em real, editando um livro didático para escolas públicas, doando os "direitos autorais" para a educação e cultura brasileiras...
ExcluirMeu abraço!
OI, Lúcia...esta linda postagem vale como representação de nossa bandeira com os elementos mais cognitivos de nosso inconsciente coletivo:
ResponderExcluiro céu azul sob um sol fulgurante.,flores e frutos coloridos e pujantes, o engenho da economia tradicional colonizadora, a casa da farinha e a feitura do beiju indígena, o pilar da religiosidade em sua igreja matriz e a alegria das cascatas, a boiada na estrada, as cabras no mercado...são coisas nossas...muito Brasil no seu mais lindo aspecto...faz bem à alma!
Um abraço
Esse, Guaraciaba, é o Brasil autêntico, realmente bem representado, nas cores, na beleza, na simplicidade dos costumes de seu povo...Gostaria mesmo, era de ir à cada cidade, registrando as paisagens, as casas, as igrejas, e entrevistando essa gente tão linda, por vezes tão ricas em sentimentos e histórias..."faz bem à lama"...é isso!
ExcluirMeu abraço.
Olá Lúcia...!!!
ResponderExcluirJá tinha saudades dos seus belos artigos sobre as cidades do seu Ceará...!!!
Que boa explicação e que bonitas fotos que aqui apresenta...
Parabéns Lúcia...
Boias férias....
Até Setembro
Um abraço
Albertina
Oi, Albertina!
ExcluirQue bom, você aqui tão pertinho, pra matar as minhas saudades, também...Teimo em continuar professora: não largo a didática rsrs..Obrigada, amiga, meu abraço!
Amooooooooooooo o seu blog! A flor co Croatá é belíssima, fiquei tão curiosa e com agua na boca para provar o fruto. Eu sou assim mesmo, gosto de experimentar frutas que nunca vi antes. Costumo passear nas feiras e aceito pedacinhos de novidades.
ResponderExcluirO lugar é incrível, adoraria conhecer cidadezinhas assim. Eu conheço, claro, mas no Estado do Rio de Janeiro e umas poucas em Minas.
Bjs
Minha linda amiga Sissym, o amor é recíproco.
ExcluirA catinga, tem coisas impressionantes: flor de Croatá, Tatu Bola...há verdadeiros oásis, em clima de deserto...! À cada cidade, eu, que sou praieira, da capital, fico encantada. Adoro o Rio e Minas!
Beijos!
Viagem maravilhosa.Fico a pensar que essa terra é um pedaço do paraíso.
ResponderExcluirFico feliz, Coelho, por ter apreciado mais esta viagem. Venha conhecer esse "pedaço de paraíso": vai gostar!
ExcluirOlá, respondendo à sua pergunta: não, não sou carioca; sou filha de carioca. Se quiser perder um tempinho, eu expliquei aqui: http://pensasentimentos.blogspot.pt/2010/04/duvida.html
ResponderExcluirVi seu comentário e logo fui espiar sobre o uso de "carioca", Muito interessante. Amei, a sua homenagem!
ExcluirNum pequeno espaço de tempo viajei pelo tempo, viagem curta mas cheia de beleza.
ResponderExcluirBoas férias!
Em Setembro cá vamos estar de novo.
Abraço
Olá, Manuel! Aqui as viagens são curtas e, parece, agradável a todos que as fazem. Croatá, é especial, em beleza!
ExcluirAté setembro, um abraço.
Imagens lindas...sítio por onde nunca passei, flores que nunca vi, frutos que nunca comi.
ResponderExcluirAdorei.
www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt
OI, Ana Raquel, é sempre bom, conhecer novidades!
ExcluirObrigada, por vir...
beijo!
Lúcia querida, é bom retornar por aqui e ter suas notícias...
ResponderExcluirBonito post nos apresentando Croatá! Fotos bastante bonitas!
Um abraço grande e obrigada pela visita por lá...
Muita paz, saúde e carinhos... Vamos adiante...
Olá, Anete, que bom que você veio. Obrigada, amiga! Tenho diminuído o ritmo das postagens e visitas à blogosfera. Procuro "esgotar" o que a cidade escolhida tem de mais interessante na paisagem e o patrimônio cultural.
ExcluirCarinhoso abraço, querida!
Olá... Volto para deixar um novo abraço...
ExcluirMuita paz e alegrias...
Viva o grande e bonito Ceará!...
Não conhecia Croatá, nem a cidade nem a planta. Impressionante como nós, brasileiros, nos fixamos em determinado lugar e não pesquisamos tudo que existe fora dele. Estou gostando muito dos horizontes que nos tem apresentado. Bjs.
ResponderExcluirAgora já conhece, fico feliz por tê-las apresentado a você. O Brasil é tão rico e imenso, que é impossível a gente vir a conhecer todo esse universo...Estou mostrando apenas um estado da federação...e não consigo mostrar tudo que tem cada cidade.
ExcluirUm beijo, Marilene e obrigada por vir sempre!
Maravilhosa publicação Lúcia,
ResponderExcluirCroatá tem maravilhas nas flores nos rios nos detalhes todos,
Amo as cidades pequenas onde podemos sentir o chão e o ar mais limpo ,
abraços e bom te-la de volta .
Croatá, é uma graça, em tudo! Também adoro, cidades pequenas, dá pra se conhecer bem, se familiarizar com sua beleza e costumes.
ExcluirObrigada, lis, bom vê-la aqui.
Beijos
OI LÚCIA!
ResponderExcluirUM TRABALHO LINDO, COM ILUSTRAÇÕES MARAVILHOSAS, ME DANDO OPORTUNIDADE DE CONHECER "CROATÁ" A PLANTA E A CIDADE.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
OI LÚCIA!
ResponderExcluirBOM PASSEIO E VOLTA MESMO AMIGA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Olá, Lani, obrigada pela presença e comentário. Croatá, ambas, são mesmo umas graças!
ExcluirMeu abraço, amiga.
Passando para agradecimento!
ResponderExcluirAgradecer
Elogiar, pelo belo que faz
E parabenizar é uma virtude que
nos temos para com os bons amigos
E com carinho de sempre recebo sua
visita com muito amor
Sua presença é marcante no meu
Cantinho
Bjusss
└──●► *Rita!!
Obrigada, Rita, pelo carinhoso comentário. É imenso o prazer em recebê-la. Beijos!
ExcluirLucinhamiga
ResponderExcluirHoje comento sinteticamente: encontrar a Gilda e a Matilde juntas foi uma delícia
No entanto, venho fazer um pedido.
Como se sabe, vou publicar o meu livro de crónicas tiradas daquelas que venho publicando na Travessa. Ora, quando ele vier a público – tão brevemente quanto seja possível – aqui deixo uma sugestão/ORDEM!!!. Compra, no mínimo, 13 exemplares, pois penso que será uma óptima prenda para casamentos, baptizados, primeiras comunhões, crismas, velórios, divórcios, Natais, Anos Novos, carnavais, Páscoas e até homenagens.
Também preciso que faças propaganda/publicidade da obra para ela ser conhecida – e comprada. Trabalhar para aquecer não me parece aconselhável e uns quantos €€€€€ sabem muito bem. Para tal darei conhecimento da data e local da ocorrência. Espero e desejo que estejas lá e as tuas Amigas e os teus Amigos também. Muitíssimo obrigadérrimo!
Xêros da Kel e qjs meus
Quase incrível, seu encontro com a Gilda e Matilde. Já mandei mensagem às duas, pelo FB. Valeu, Ferreiramigo!
ExcluirQuanto ao lançamento do seu livro de crônicas aqui no Brasil, acredito que vai ser um grande sucesso. Agora, é aguardar, enquanto se planeja a "propaganda" arrebatadora...Tenho poucos $$$ não sei se dará para os 13...ao menos 3, acho que é possível.
Meus xêros, pra Kel e tu.
Boa tarde
ResponderExcluirEste fruto ainda não conhecia , deve ser dificil tirar o cacho do meio
destes espinhos, aqui no sul o beiju é feito de outra forma , adoro , faz tempo que não como adoraveis as flores de bromelias.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá, Simone!
ExcluirEste fruto, também nunca provei, nem aqui em Fortaleza encontra-se. Acredito que os sertanejos usem luvas de coro de bode, para não se espinhar, para retirar os frutos rsrs...Bromélia, é sempre muito linda! Obrigada, por vir aqui...
Beijos!
Oi Lúcia !
ResponderExcluirNão conhecia essa planta croatá, achei bem exótica, e a cidade a principio pensei que fosse a Croatá que conheço, mas essa fica perto de Fortaleza, e passamos por ela quando vamos pra Uruburetama, terra dos meus pais, já essa que é também muito linda fica bem mais longe já perto do Piauí, adorei ver as águas, a casa de farinha e tudo o mais.
Beijos!
Olá, Fátima, que bom ter você aqui, apreciando o Ceará que gosto de compartilhar. Não conheço Croatá perto de Fortaleza, não seria Caucaia? é passagem para Uruburetama..! Tenho uma grande amiga de lá. Obrigada, gostei do comentário. Beijos!
ExcluirLúcia, obrigada por mais esta maravilhosa viagem pelo seu Brasil. As plantas são lindas e acho que nunca vi esse suco (mesmo naquelas casas especializadas de sucos que eu frequentava quase diariamente, no estado de S. Paulo).
ResponderExcluirTambém ando sem grande tempo para a blogosfera, devido a algumas mudanças na minha vida. Mas os amigos virtuais não ficam esquecidos, logo que se proporciona um bocadinho aqui estou eu!
beijinho, um doce domingo
Ruthia d'O Berço do Mundo
Gosto da sua presença, Ruthia, sempre com atencioso comentário, obrigada! Acredito que o fruto do croatá não chegue em lugares fora da região da caatinga, por ser desconhecido o seu valor. Descobri a sua importância nessa pesquisa.
ExcluirTenha um belo final de semana.
Beijos, da Lúcia...
Olá minha querida amiga, cá estamos nós em mais uma viagem neste Ceará que não acaba mais.Quantas cidades e historias reescrita com sua generosidade partilhada conosco. Lindas as bromelias e sou encantado com os coretos que sempre aparecem nas cidades. Parece que tem fartura de água na cidade e adorei rever esta casa de farinha, o engenho e a igreja em festa da padroeira.É muiti bonito este seu trabalho Lucia sempre meus parabéns.
ResponderExcluirDesejo uma linda semana e que venha Setembro com mais cidades.
Meu carinhoso abraço de paz e luz em seus dias.
Beijo
Querido Toninho, mineiro amigo, a sua presença é sempre uito agradável.Cearense tem muito de mineirice, nos gostos e no amor à terra. A água é farta quando chove, há regiões que são privilegiadas, e o povo sabe administrar melhor o seu manancial. Mesmo em períodos de seca, se houver represamento nos açudes, os benefícios virão. Quanto aos engenhos e casas de farinhas, ainda se encontra, agora com mais raridade...
ExcluirDesejo-lhe excelente final de semana, beijos!
Mais um pérola cearense, bem típica! Cana de açúcar, farinha, bois e bodes sempre tão presentes neste nosso Nordeste. Linda com seus rios e bromélias. Não conhecia esta frutinha, parecem mesmo umas bananinhas (rsss).
ResponderExcluirSaudades!
Xêro.
No Ceará, ainda é possível descobrir raridades como uma casa de farinha, engenho, fazendas de criação de cabras e tal...já está raro, porém...procurando, se acha! Não é lindinho, o fruto do croatá?
ExcluirVenha sempre,Estela, xêro...
Querida Lúcia
ResponderExcluirO que eu aprendo,quando resolvo viajar consigo!
Não sabia que Croatá era nome de flor(a primeira ideia que me veio à cabeça foi a antiga Jugoslávia) com frutos comestíveis!
Aliás,trata-se de uma planta da qual tudo se aproveita!
Que lindas são as igrejas do Ceará!!! Sempre muito bem cuidadas!!!
O coreto faz lembrar qualquer praça portuguesa: é muito bonito!
Que bom haver tanto verde à volta da cidade!
Gostei imenso de ver como se prepara a mandioca,até chegar a farinha!
O rio Inhuçu,salvaguardando a diferença na largura, parece o nosso Douro.todo barrento!
A Cachoeira Park é um lugar muito aprazível!
A última foto de bromélia parece conter um bouquet de rosas! Que encanto!
Obrigada pela óptima reportagem fotográfica.
Boas férias!
Um beijinho
Beatriz
Fico feliz, querida Beatriz, que goste de viajar por essas bandas, em minha companhia! O que diferencia Croatá de Croata é a posição geográfica, o modo de vida...mas, dá mesmo pra confundir, não fosse o acento agudo no a final rsrsr...Seu comentário é muito abrangente, amiga, gosto muito...Obrigada!
ExcluirBeijos,
da Lúcia
ResponderExcluirQuerida amiga Lúcia !!!!!!
Passando por aqui para deixar o meu
Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,
Deleitar-me com a beleza de seu Blog e
Conteúdos. Perdoa-me a demora na visita,
Tenho estado muito atarefado. Quero também
Desejar-lhe um lindo dia e maravilhosa semana,
Com muita paz, amor e felicidade em seu
Coração. É o que lhe desejo!
Beijos de luz !!!!!!!!
POETA CIGANO – 26/08/2014
http://centelhaspoeticas.blogspot.com
“Meus Sonhos e Devaneios Poéticos”
Obrigada, Poeta
ExcluirBom final de semana!
Meu abraço
Lúcia:
ResponderExcluirGosto muito da reportagem. É rica e altamente esclarecedora da paisagem local e modo de vida da população. Uma perfeita conjugação de factos históricos com a realidade actual que desperta a nossa curiosidade e vontade de conhecer!
Obrigado
Um beijo de amizade.
Olá Celso!
ExcluirMuito obrigada, pelo rico comentário.Venho mostrando cada cidade do Ceará, procurando trazer seus costumes, belezas naturais, seus patrimônios arquitetônicos, por considerar importante essa divulgação.
Um beijo, amigo!
Olá Lúcia, em primeiro lugar quero agradecer-lhe muito a sua vista e comentário!
ResponderExcluirFiquei muito feliz por já ter visitado Sintra, um local encantador, direi mesmo fantástico!
Depois dizer que o Brasil é maravilhoso! Os seus costumes e paisagens sãos dos mais lindos Mundo!
Parabéns pelas suas fabulosas fotos!
Um beijinho,
Ailime
Oi, Ailime, você não imagina como guardo belas lembranças de Sintra. Adoro Portugal, já lá estive por quatro vezes e ainda pretendo retornar e, se possível, conhecendo melhor Sintra. Sua postagem está excelente!
ExcluirObrigada.Beijos!
Interessante como tantos nomes na região têm origem Tupi. Croatá é uma cidade bonita, a partir do nome dessa planta com uma flor linda e com frutos que parecem o resultado de uma enxertia entre nêspereiras e bananeiras...:-) Frutos ricos em vitamina C que os humanos e os animais aproveitam. Com um aspecto muito verdejante como se vê pela vista aérea, a que não serão alheias fontes de água, já que tem nas zonas limítrofes uma parte da bacia do rio Paranaíba e pelos vistos, e ainda mais importante a proximidade do rio Inhaçú.
ResponderExcluirE que cidade jovem! Gostei de todas as fotos, principalmente do coreto e da cachoeira, do engenho da cana do açúcar, e da prensa para a mandioca que não fazia ideia como seria...
Só não entendi o que é bejú...
E lindíssimas as fotos das "bromélias da caatinga". realmente o Brasil tem uma vegetação luxuriante!
Obrigada por mais um excelente post, Lúcia.
xx
Quando os portugueses aqui chegaram,no século XVI ouviam a língua tupi e outras, dos nativos, que passaram a se chamar "índios" por um "equívoco" geográfico rsrs...muitos registros da língua indígena, principalmente o "tupi" foram preservados, daí as denominações dessa origem. Gosto desses nomes, traz mais "brasilidade" à terra. Croatá é bem jovem e muito rica, nas sua diversidade. A caatinga é impar, muito do que possui, não se encontra em nenhum outro lugar...tem muito de árido mas tem muito de beleza.
Excluir"Bejú", que muitos chamam "beijú", é feito só com a goma (farinha) úmida, solta em fina camada numa superfície bem quente, que ao se unirem as partículas, assa rapidamente e então se vira para o outro lado: está pronto em poucos segundos. É "o pão" do sertanejo. A tapioca, tem a camada um pouco mais grossa,mas o processo de assar, é o mesmo.
Obrigada, por vir, Laura. Beijo!
Obrigada pela explicação, Lúcia; é o que eu tinha pensado, uma espécie de pão, mais fino.
Excluirxx
Oi Lúcia! Eis que mais uma vez, nos presenteias com um lindo passeio turístico no grande Ceará. Desta feita pela bela cidade de Croatá e suas paisagens lindas. Adorei!
ResponderExcluirBeijos e uma boa tarde/noite para ti e para os teus.
Furtado.
Sempre que posso, visito seu excelente blog, Furtado. É um grande prazer, ler o seu comentário, ter a sua visita.
ExcluirDesejo-lhe uma proveitosa semana.
Beijos!
Só para desejar um bom fim de semana.
ResponderExcluirObrigada, Manoel. Agora, desejo-lhe uma excelente semana. Beijo!
ExcluirQue beleza de bromélias, Lúcia!
ResponderExcluirAdorei viajar pelo município de Croatá bem como de conhecer as propriedades da respectiva planta. Confesso que não conhecia os frutos do croatá.
Uma bela postagem, ricamente ilustrada.
Ótimo final de semana.
Beijo.
São lindas...e o mais admirável é que crescem e florescem em plena caatinga! Já tinha visto os frutos em imagens mas não sabia que eram comestíveis.
ExcluirObrigada, Verinha!
Beijo
Ler-te é viajar no tempo e espaço e conhecer a realidade actual.O carinho que pões em cada Postagem bastaria para te tornar Raínha dos Roteiros do Brasil.
ResponderExcluirE não há ninguém por aí que pense assim?...
Amo os teus Posts.
Beijos
SOL
Ver-te aqui é um imenso prazer, querido SOL.
ExcluirSempre que posso, vou me deliciar com os teus belíssimos e românticos sonetos. Obrigada, pelo título, só não sei se pessoas tão generosas quanto TU, meu dileto amigo!
Beijos,
da Lúcia
Passei por aqui e, sinceramente, aprecei tudo o que vi e li; confesso que fui atraído por suas belas postagens, tanto que já estou seguindo. Dê-me a honra e vá me visitar; espero você por lá.
ResponderExcluirAbraço e boa semana.
Ser vendedor de ilusões, deve ser uma interessante tarefa. Obrigada, pela apreciação. Vou lá, fazer-lhe uma visita.
ExcluirUm abraço!
Querida amiga
ResponderExcluirHoje vim agradecer a sua linda visita ao meu cantinho.
Muito obrigada!
Uma linda e muito abençoada semana para você!
Abraço amigo
Maria Alice
Obrigada, Maria Alice!
ExcluirTenha uma bela semana.
Meu abraço, amiga!
Amiga Lúcia! Retornando para agradecer a tua visita e amável comentário, bem como desejar um semana com muita saúde e paz para ti e para os teus,
ResponderExcluirBeijos,
Furtado.
Gosto muito das suas postagens, Furtado. À cada matéria, fico mais rica de conhecimentos. Obrigada, tudo de bom, para você e a sua família.
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Olá Lucia, desejando uma linda semana colorida já com as flores da Primavera e que a paz esteja no coração.
ResponderExcluirUm abração com carinho amiga.
Beijo de paz.
Olá, querido amigo Toninho. Chegou a Primavera e imagino as belas postagens que surgirão no seu rico espaço...
ExcluirCarinhoso beijo, muita paz!
Pois, Setembro chegou há pouco.
ResponderExcluirVou voltar. Beijo
Obrigada, Maria Alice!
ResponderExcluirSua mensagem é muito importante. Sucesso, é que lhe desejo!
Meu abraço, querida.
Pois, pois, Manoel
ResponderExcluirPubliquei há pouco, perdoe a demora rsrsrs...Obrigada, pela visita!
Foi bom, o passeio, não foi?
Beijo!
Voltar e acompanhar, mais um pouco, essas viagens é sempre um prazer.
ResponderExcluirBom fim de semana!
Ah meu Brasil brasileiro de tantas belezas. Croatá tem frutos e e flores de beleza rara.
ResponderExcluirAbraço@
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComi tanto qdo criança!
ResponderExcluirCortava toda a boca, pois como é meio azedinho e mto docinho comíamos muito e estrago sentíamos só depois rsrsrs.
Saudades, gostinho de infância!