Ao fundo, vê-se o Seminário, à frente a Igreja Matriz do Crato.
A cidade do Crato, inicialmente chamada de Missão de Miranda,resultou de um movimento missionário dos padres Capuchinhos do Recife, cujo objetivo era catequizar e civilizar os povos indígenas. Frei Carlos de Ferrara, italiano da Ordem Franciscana, foi enviado trabalhar com a "Tribo Cariri", cumprindo a sua tarefa no período entre 1730 a 1750. A Igreja Católica foi peça fundamental nos primórdios da criação e desenvolvimento dessa cidade, acelerado com a chegada da "civilização do couro" vindo da Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Seminário São José - Crato-Ceará
NOTA: Em postagens de 2012, 27 de junho, eu já fizera referência ao
"Seminário do Crato", quando aqui no blog publiquei a biografia de
Manoel de Oliveira Paiva(1861-1892)escritor cearense - meu tio-avô paterno -
que fora aluno da primeira turma de seminaristas dessa conceituada
instituição religiosa do Crato, ainda em pleno funcionamento.
que fora aluno da primeira turma de seminaristas dessa conceituada
instituição religiosa do Crato, ainda em pleno funcionamento.
Em 3 de dezembro de 1743, quando a missão e o aldeamento já se encontravam em plena atividade, o Capitão-Mor Domingos Alves de Matos e sua mulher, assinaram a escritura de doação das terras para os índios. Ainda no século XVIII, os índios forma manisfestando hábitos de vida social disciplinados e foram reconhecidos como capazes de administração do povoado. Desse modo o Ouvidor do Ceará, Vitorino Pinto Soares Barbosa, conferiu personalidade política à Povoação de Frei Carlos, atribuindo-lhes os foros de Vila em 21 de junho de 1764. Nomeado CRATO, pela Secretaria de Negócios Ultramarinos, em homenagem à homônima cidade portuguesa do Alentejo, obedecendo a determinação da metrópole de que dava poderes ao Ouvidor, para fundar novas vilas no Ceará, com a finalidade de aplicar-lhes nomes de localidades lusitanas.
Pela Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853, a vila foi elevada à categoria de cidade.
Foto bastante antiga da Igreja Matriz do Crato.
Interior da Igreja Matriz do Crato.
Foto atual da Igreja Matriz do Crato, Catedral, dedicada à
Nossa Senhora da Penha, bem preservada.
Interior da Igreja Matriz do Crato, em perfeita preservação.
Praça da Matriz, vista do alto...TÃO ARBORIZADA!...Praça da Igreja Matriz do Crato.
Vista panorâmica da cidade. Vê--se, na linha do horizonte,
toda a cordilheira... a imensa CHAPADA DO ARARIPE.
Imagem bastante antiga da Estação Ferroviária do Crato.
A edificação foi inaugurada em 1926.
Estação Ferroviária do Crato, totalmente preservada.
Estação Ferroviária , vista pelo ângulo esquerdo...
Antiga Estação Ferroviária do Crato, vista por outro ângulo...Trens
de passageiros funcionaram até por volta de 1980.
Desde o ano de 2006, a antiga Estação Ferroviária abriga o
CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL E ARTÍSTICA DO ARARIPE.
......................................................................................................
LOCALIZAÇÃO DO CRATO NO MAPA DO CEARÁ...
O município do CRATO, localiza-se no sopé da CHAPADA DO ARARIPE,
Região do Cariri, no extremo sul do Estado do Ceará, a 557 quilômetros de Fortaleza.
..........................................................................................................
CHAPADA DO ARARIPE...(vista do CRATO)...
Trilhas, na Chapada do Araripe..
Para não dizer que não "falei" de águas..:"Cascata do Lameiro"-CRATO
...................................................................................................................
CONCLUINDO:
CRATO, em imagens e música...
....................................................................................................................
FONTE: Wikipédia; blog do Crato.
Fotos: Wikipédia; blog do Crato; galeria Alex Uchoa.
...................................................................................................................
NOTA: As postagens desta série, "Do CEARÁ , cidades de A a Z ", a partir de hoje, passarão a serem publicadas uma vez à cada mês.
.......................................................................................................................................................................................
Até a próxima postagem...Meu abraço!
Olha só, uma estação ferroviária de arquitetura bem diferente do padrão usado na maior parte do Brasil, e, além disso, bem preservada! Muito interessante. A cascata é belíssima.
ResponderExcluirSó hoje, pude vir ler e responder aos comentários. O blogger, tem me trazido problemas. Pois é, Marta, a estação de Crato tem arquitetura bem diferente. Depois de desativadas, geralmente abrigam centros culturais, como essa. Obrigada, por vir sempre...
ExcluirAdorei as fotos e ver, aprender mais contigo. Tanto há pra ver!! bjs, chica, linda semana!
ResponderExcluirQue bom, chica! Há sempre muito o que mostrar, tenho até dificuldade para selecionar. Bom final de semana e beijos.
ExcluirQue bom que voltou amiga. Há tanto tempo que não via as suas postagens. E adoro estes passeios entre o passado e o presente. A estação ferroviária, tem algumas semelhanças com a antiga estação fluvial de Lisboa.
ResponderExcluirUm abraço e uma boa semana
Obrigada, Elvira! Venha sempre, o prazer é enorme.Tenho reparado as semelhanças da arquitetura brasileira com a portuguesa, afinal somos herdeiros...dessa terra mãe que é Portugal.
ExcluirBom final de semana, meu abraço.
Oi, Lúcia! Gostei demais dos Irmãos Aniceto. A cascata parece que foi postada especialmente pra mim. Imagino o trabalhão que dá fazer essas postagens. São muitas informações pra pesquisar, fotos e vídeos para selecionar e, depois, organizar tudo com um texto interessante. Ler é uma delícia, mas criar leva tempo. Assim sendo, só posso agradecer. Uma vez por mês está muito bom. Beijos e obrigada!
ResponderExcluirJá havia mostrado aqui os irmãos Aniceto, em outro contexto.Gosto muito desses grupos que representam tão bem o Nordeste!
ExcluirPois então, Ceres, percebi que preciso de mais tempo para pesquisar e elaborar a matéria. Ás vezes é fácil,outras não.
Obrigada, querida.
Bom final de semana, beijos...
Este topónimo também existe aqui. Mas , este é bem mais belo e surpreendente, Lúcia. Essas fachadas são imponentes, as cascatas uma tentação. E todo o painel de publicação uma delícia donde se sai mais completo. Dizer o quê? Quem sabe, reparte. Muito obrigada e um beijinho muito grande!
ResponderExcluirSão conhecidas como "cidades-irmãs", as homônimas. Há muitas, como Portalegre, Vila-Flor...acho bacana, pois muitas fazem intercâmbio. Obrigada, Manu, tenha um bom final de semana. Beijos!
ExcluirLúcia: Gostei lindas imagem e um belo texto a explicar adorei
ResponderExcluirBeijos
Santa Cruz
Olá, Santa Cruz, que bom ter a sua visita e apreciação!
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Lucinhamiga
ResponderExcluirNós também temos um Crato, que não tem nada que ver com o do Ceará. Mas não posso deixar de louvar mais este trabalho minucioso e rico, aliás como sempre.
Espero, entretanto que entre as cidades do Ceará, publiques outras pequenas notas. Se assim não acontecer, levanto-te a saia e dou-te duas nalgadas... :-) :-) :-)
Xêros da Kel e qjs meus
Há Natália Correia na Travessa. Resultado: o Leão da Babilónia não é um leão: é uma leoa...
Fereiramigo, é sempre uma grande alegria ter aqui a sua presença e comentário. Tenho ido pouco à "nossa" Travessa. Quanto a publicar outras notas, entre as cidades, "quebra" um ritmo que criei para esta série. Assim, fico esperando as "nalgadas" rsrrs...
ExcluirXêros na Kel e nim TU...
P.S. O BLOGGER anda me "pregando peças", estou tendo dificuldades em comentar em muitos blogues. Deixei comentários na Travessa que não foram publicados...(?)...
Oi, Lúcia, obrigada por compartilha a encanto de mais uma cidade do belo Ceará... que fez o orgulho de todo o povo brasileiro agora no mês da copa.
ResponderExcluirO Crato , penso que aqui em São Paulo, é uma das conhecidas, pelo menos no nome, mas sua história é bem interessante, assim como suas construções , sua Igreja e de modo geral o interesse cultural que ela apresenta.As bonecas de pano são lindas e os vídeos nos mostram tudo tão bem que é quase uma visita. Obrigada pelo seu trabalho.
Um abraço
Que bom, Guaraciaba, ter você de volta. Sei que a "culpa" é minha, por tão longa ausência. Agradeço os seus comentários, sempre tão agradáveis, e pela visão que você tem, do aspecto social das cidades. Crato é sim, das mais conhecidas. Como em São Paulo tem as famosas cidades do ABC, aqui tem o trio de cidades do Cariri: Crato, Juazeiro e Barbalha. Já trouxe a primeira e a última, resta o Juazeiro, do "Padim Ciço"...
ExcluirDeixo o meu abraço!
Passei por aqui ontem mas o cansaço impediu-me de ler a publicação. Era tarde e o dia foi pesado.
ResponderExcluirAgora sim posso dar-lhe os parabéns por mais este excelente momento. Uma viajem na história e com fotos que nos mostram esses recantos maravilhosos.
Vir de Portugal até aqui, hoje em dia, é muito fácil, não é Coelho? É só clicar! Obrigada, amigo, venha sempre que quiser, a Cadeirinha o aguarda, fique à vontade. Um abraço!
ExcluirBom dia, Lúcia
ResponderExcluirPassei aqui por acaso, e tive a agradável surpresa de ver que já regressou. Ainda bem!
Gostei imenso de mais esta postagem, com imagens bastante semelhantes às que se vêem (sobretudo, viram...) em Portugal.
Até o nome - Crato - é comum entre os nossos dois países.
Há até (pelo menos em Lisboa) uma Rua Prior do Crato.
Parabéns! Com a ausência você ainda melhorou - se tal é possível...
Beijinhos
Obrigada, Mariazita!
ExcluirFiquei ausente mais de um mês, já estava sentindo falta. Crato, como muitas outras, é topônimo herdado da pátria mãe. Fazem até intercâmbio, pois se tornam cidades-irmãs. Venha sempre, é um prazer, ler seus comentários.
Beijos!
Eu nunca fui à cidade do Crato, não sei onde fica mas fiquei conhecendo como se sempre lá estivesse.
ResponderExcluirLinda a forma como nos leva pela história dos sítios, das gentes e dos costumes.
Ainda bem que existe este Blogue.
Parabéns e um abraço.
Estive uma única vez em Crato, há mis de 30 anos. Impressiona como preservaram muito de seu patrimônio arquitetônico.
ExcluirObrigada, Manuel, por vir com assiduidade.
Um abraço.
Que coisa bonita!!! O lugar em si e toda esta história que você compartilha conosco...parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Castellar! Procuro trazer, de cada cidade, o que considero de mais interessante, em historicidade e imagens. Um abraço, venha sempre!
ExcluirLúcia, como o senhor branco sempre teve pretensões de "civilizar" todos os que eram diferentes. Não quero dizer que as missões não tivessem algumas consequências positivas, mas nunca me consigo abstrair da riqueza tradicional desses povos, que se perdeu. Lendas, costumes, etc.
ResponderExcluirGostava muito de descansar um pouco junto dessa cascata do Lameiro. Linda demais.
Beijinho, um doce fim-de-semana
Ruthia d'O Berço do Mundo
Nossos índios perderam espaço, com a vinda do "senhor branco". A essa altura, depois de muitos ensaios sobre a forma de como o povo dessa terra foi civilizado, temos que ter esse sentimento de muitas perdas dos costumes e tudo o mais. O importante agora, é tentar preservar o que restou das tradições.
ExcluirA cascata do Lameiro, é mesmo convidativa, Ruthia.
Bom domingo, beijo,
da Lúcia
Olá Lúcia...!!!
ResponderExcluirFinalmente consigo arranjar um pouco de tempo para vir passear um pouco pelas cidades do Ceará, que a Lúcia tão bem descreve aqui na sua "Cadeirinha de Arruar"
Crato é uma cidade linda, a julgar pelas fotos que nos apresenta e pela história que nos conta.
Em Portugal também temos uma cidade com o mesmo nome "CRATO".
Tenha um bom fim de semana Lúcia
Um abraço
Albertina
Que bom, Albertina!
ExcluirNosso Crato existe, porque Portugal tem um Crato, são cidades-irmãs, como muitas outras...
Obrigada, pela visita e comentário.
Belo domingo.
O abraço, da Lúcia
Oi Lúcia, estava com saudades!
ResponderExcluirCrato é linda!
A Estação Ferroviária lembra muito os castelos medievais!
Bom é passear pelas trilhas da Chapada ou se deixar ficar na praça da Matriz debaixo daquelas árvores.
As Bonequeiras do Pé de Manga, já tinha ouvido falar. Quem sabe um dia eu passe por lá! rsssss.
Xêro
Eu também, Estela, querida bonequeira!
ExcluirÉ mesmo, parece um castelo medieval e é bem diferente das outras que tenho mostrado. Crato, é uma cidade bonita, estive lá há muitos anos, quando fui também a Juazeiro do "Padim Ciço"...são vizinhas. O Padre Cícero, é filho do Crato.e criou Juazeiro. Adorei o Pé de Manga e só lembrei de você.
Xêro
Lucia,
ResponderExcluirseu blog, para mim, é a melhor aula de geografia e historia brasileira, tenho aprendido muito sobre localidades que nunca ouvi falar ou bem pouco.
Bjs
Mesmo já aposentada, não "largo" a tão importante didática, tentando me aperfeiçoar mais nos conhecimentos - professora, sempre professora rsrs...- (- Obrigada, amiga! Beijos...
ExcluirAs tuas descrições são tão completas e Documentadas que é difícil deixar de conhecer o que se não conhece, de facto.
ResponderExcluirA tua Maestria, é extraordinária.
Parabéns.
Beijos
SOL
Procuro "esgotar" tudo que a cidade oferece e tem de melhor, em história e imagens, querido amigo SOL!
ExcluirObrigada, por sempre e pelo carinho.
Beijo,
da Lúcia
Oi Lucia! Que bela história de Crato! Muito bom teu retorno! Achei encantadoras as imagens tb. bjs e bom fim de semana,
ResponderExcluirNão é, Anne? O Crato está inserido numa região privilegiada pela natureza e seu povo dá muito valor à cultura, ao patrimônio...
ExcluirObrigada, pela presença, boa semana!
Uma lição, para ficar na memória, deve ler-se mais do que uma vez. Não seria preciso porque ainda hoje me lembro de Crato das suas origens e lindas fotografias. Mas venho entregar o meu abraço com desejos de um bom fim de semana e com tudo o a faça feliz, querida amiga Lucia
ResponderExcluirBeijinho meu
Só vim comentar hoje, já tinha lido e até peguei uma saborosa receita de bolo...hummmmmmmmm, obrigada, Manu, por ter vindo, gostado e comentado aqui, e pelas suas maravilhosas postagens.
ExcluirBeijo, querida, boa semana!
Uma linda e informativa postagem.
ResponderExcluirGostei desta viagem.
beijo
Olá, Pérola, obrigada, volte sempre!
ExcluirDevo-lhe visitas. Irei logo...Beijos!
Boa noite Lucia
ResponderExcluirQue bela postagem! Amei!
Uma linda e muito abençoada semana, coberta de muita paz e Amor!
abraço amigo
Maria Alice
Olá, Maria Alice, obrigada pela mensagem!
ExcluirUm forte abraço, bom domingo...beijo.
Também voltei...só que AGORA...
ResponderExcluirE tu,já faz algum tempo...rsrsrsrsrs...
Beijão...tentarei ser mais presente.
Que BOM!
ExcluirVou lá, Crista, em breve, beijo!
Minha querida , eu acho um sonho
ResponderExcluirver lugares tão bonitos e o melhor é quando
as pessoas preservam as construções antigas
isso é mesmo deixar mais bonito seus patrimônios
Abraços de boa noite com bons sonhos
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Rita!!
Obrigada, Rita!
ExcluirMuito importante o patrimônio de uma cidade, gosto muito de pesquisar como era antes...fazer comparações!
Obrigada, por vir. Meu abraço!
Venho sempre, hoje para deixar o desejo de uma boa semana.
ResponderExcluirUm abraço
Sei que vem e agradeço o seu carinho.
ExcluirPreciso ir ver o que você tem escrito, ando ausente!
Meu abraço, Manuel!
Oi Lúcia, boa noite!
ResponderExcluirGostei de ler a história de Crato,
e achei as fotos lindas,
principalmente do seminário,
da Igreja Matriz, da trilha e da cachoeira!
Que lugar aprazível!
Bjs :)
Olá, Clau, bom dia!
ExcluirSó hoje, "dialogar" com você pra agradecer a sua sempre agradável visita. Crato é mesmo uma bela cidade, conservando muito o seu patrimônio.
Até mais...beijos!
Já estava com saudades, Lucia. Depois do desaire do mundial tanto para o Brasil quanto para Portugal, cá estás tu de novo comas tuas aulas. Sempre professora, como bem dizes. Quero que me desculpes a minha ausência, mas estamos no Verão e passo pouco tempo em casa; não tendo net na praia, só de vez em quando é que posso vir cá. Mesmo as minhas postagens ficarão mais espaçadas. Crato é , aliás como todas as cidades do teu Ceará. Cá também temos a Srª da Penha que fica em Guimarães. Há lá um monte onde construiram uma Igreja e é um lugar muito agradável para se visitar no Verão e, claro, lugar de peregrinação.Obrigada, Lúcia pelas belas fotos e por toda a informação. Voltarei sempre que possa. um beijinho muito grande e fica bem. Até....
ResponderExcluirEmília
Aqui estou, Emília querida. Também estava com saudades. A copa eliminou nossos países mas, a nossa amizade continua firme e forte. Também andei, e ando, ausente. Raramente dou a minha "arruada" pelos blogues, abro os e-mails e não é todos os dias.
ExcluirHá muito de comum, entre Portugal e Brasli, e não poderia ser diferente, se o primeiro é pai (e mãe) do segundo. Em breve irei ao "Começar de Novo" fazer uma visita demorada. Obrigada, amiga. Beijos, da Lúcia
Crato é linda....
ResponderExcluirDesculpa a falha, amiga! Bjos
Emília
Oi Lúcia! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário, bem como fazer um belo passeio e rever alguns pontos da linda cidade do Crato, que tive o prazer de conhecer já há uns quarenta anos atrás. Muito obrigado por esta bem-vinda oportunidade.
ResponderExcluirAbraços,
Furtado.
Gosto muito das suas matérias, Furtado, e visitar seu blog é um grande prazer. É quarenta anos faz muito diferença, numa cidade.Por sorte, Crato é bastante conservadora e preserva seu patrimônio arquitetônico. Obrigada, por vir aqui.
ExcluirAbraços!
Agradecendo sua presença em meu blog, permita-me sugerir que documente toda a sua pesquisa em livros. Seria de uma riqueza ímpar para futuras pesquisas.
ResponderExcluirAbraços.
Aquela postagem que comentei por último está maravilhosa, Célia. Saímos sempre com uma boa reflexão, do seu espaço. Quanto ao registro em livros, é mesmo um grande ideia, obrigada.
ExcluirMeu abraço!
✿✿° ·..
ResponderExcluirMuito bacana!
Conheci mais um pouquinho do Ceará... que cachoeira lindaaaaaaaaaaa!!!!
Beijinhos e bom restinho de semana!
✿✿° ·..
Olá, Inês!
ExcluirObrigada, por vir e comentar.
Beijo! Bom final de semana!
Lucinhamiga
ResponderExcluirHoje não comento, só informo: já tenho quem me produza o livro de crónicas, é a Chiado Editora. E no Brasil vai ser vendido pela Saraiva
Quando ele sair faz publicidade, sff. Nada! é uma ORDEM!!!!!! rrrsss
A Kel envia xêro e eu qjs para tu (não gosto de ti, ups, do ti...
Ferreiraigo, mesmo sem comentar,, a sua vinda aqui já é uma imensa honra. Receber esse ilustre (IMENSO )ESCRITOR LUSITANO,na minha modesta cadeirinha, já me basta. Claro, que a ORDEM será cumprida. A Saraiva é uma excelente editora e tem aqui na nossa praça: podeixar!
ExcluirPra tu - não ti - xêro, como tmb pra Kel...
Oi Lucia,
ResponderExcluirHistória documentada e muito bem explicada!
Um doce passeio a lugares tão belos e interessantes!
Felicidades para você!
Oi, Jossara!
ExcluirQuando se passou a vida toda (quase) em sala de aula, fica-se impregnada de didática e espírito pesquisador...tento fazer o melhor, nesse mudo chamado virtual...
Obrigada, seja feliz!
Mais uma estupenda crónica sobre uma cidade interessante.
ResponderExcluirCrato, no Alentejo, é uma pequena cidade e tem perto o Mosteiro de Flor da Rosa, transformado em Pousada.Foi seu prior o pai de Nuno Álvares Pereira, Condestável de D. João I.
A importância do Crato vem de D. António,seu Prior que, não fora o ódio que lhe votava o cardeal Henrique, seu tio e que viria a ocupar o trono por morte de D. Sebastião naquela louca aventiua de Alcácer-Quibir, seria rei de Portugal e assim se evitaria a Dinastia Filipina em Portugal.
Gostei de ouvir o saudoso Luís Gonzaga, de quem trouxe um CD aquando da minha visita a Fortaleza.
Bom Agosto, minha amiga :)
Obrigada, São!
ExcluirJá conhecia um pouco sobre o Crato do Alentejo.Você trouxe mais informações que enriquece o enriquece o meu, nosso, saber...Que bom! Luiz Gonzaga tem imenso valor, fez boa escolha levando um seu CD, de Fortaleza. Ele era pernambucano mas adorava o Ceará, viveu no Crato muitos anos...Bom agosto, amiga!
Muito bom Lucia, e ainda por cima fechando com os vídeos e a música do Luiz Gonzaga. Este grande disseminador da cultura nordestina mundialmente conhecido e reconhecido. Encantada.js
ResponderExcluirbjs. Parabéns.
Crato é uma cidade antiga e preserva bem seu patrimônio cultural.Luiz Gonzaga, é tudo de bom! Obrigada, Lourdinha, meu abraço!
ExcluirMais uma excelente reportagem, obrigado.
ResponderExcluirAdorei a Igreja Matriz do Crato.
Beijinhos
Maria
Obrigada, Maria, grande prazer tê-la aqui.
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Olá Lucia
ResponderExcluirEmbora de ferias, vim dar uma espreitadela e encantar-me com mais uma postagem e com tão bonitas fotografias.
Parabens, é sempre bom "passear" por tão bonitas paragens.
Um beijinho
Teresa
Olá, Teresa
ExcluirQue bom, receber a sua visita até nas suas férias!
Passear no Carriri, onde fica Crato, é bem proveitoso, há muito o que se conhecer...Há muitos anos não vou lá
Um beijo,
da Lúcia
Querida Lúcia
ResponderExcluirÉ sempre com muito agrado que venho ao seu Blog.
Ao ler o nome da cidade,pensei no nosso Crato.Agora entendo que era mesmo uma imposição!
São muito interessantes as fotos a preto e branco!
O interior da Igreja Matriz do Crato é lindíssimo!
Belíssima é a Cascata do Lameiro!
Apreciei muito os vídeos que colocou. Obrigada.
Um beijinho
Beatriz
Beatriz querida, estou "em falta" com você, nas idas ao teu lindo cantinho, de lindas poesias...e textos excelentes! São muitas as cidades homônima às portuguesas. Afinal, é justo, eles "descobriam" as cidades e queriam batizá-las, geralmente homenageando o berço natal.
ExcluirObrigada, pelo carinho.
Beijo,
da Lúcia
Que maravilha! Passear com História!
ResponderExcluirOlá, Rosa,
Excluirobrigada por ter vindo passear por aqui.
Seja bem-vinda!