CATARINA está a 394 quilômetros da capital, Fortaleza...
...na microrregião do SERTÃO dos INHAMUNS...
...na microrregião do SERTÃO dos INHAMUNS...
O nome CATARINA (conta a história), tem origem em Catarina de Albuquerque, filha da união de Jerônimo de Albuquerque com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde, filha de Arco-Verde, Cacique dos Tabajaras, tribo de Pernambuco, ou, ainda, em Catarina Cardoso da Rocha Rezende, que foi mulher do Coronel Francisco Alves Feitosa, cujas famílias eram devotas fervorosas de Santa Catarina, mormente o nome Catarina ser frequente no seu meio, tendo sido este casal os primeiros proprietários das terras que deram origem ao município da hoje chamada Catarina. O nome inicial do lugar era Serra da Catarina, pertencente ao município de Arneiróz, mudado pelos irmãos Dr. Joaquim Leopoldino de Araújo Chaves e Capitão Vicente de Araújo Chaves - que se tornaram donos dessas terras em 1880 - para Sítio Santa Catarina. Em 1892 os irmãos venderam as terras a Francisco Ferreira dos Santos, pai do velho e conhecido Francisco Ferreira dos Santos, que em 1913 construiu a Capela do Padroeiro São José, sendo os cultos religiosos,batizados e casamentos celebrados pelo padre de Saboeiro, José Francisco de Oliveira, três vezes ao ano. Pelo decreto estadual de número 448, de 20 de dezembro de 1938, o então distrito de Santa Catarina passou a denominar-se Catarina.
NOTA:Atualmente esta igrejinha é dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
IMPORTANTE: Por várias décadas, SANTA CATARINA, ou CATARINA, pertenceu aos municípios de Saboeiro e Tauá, alternadamente, como DISTRITO...porém, somente há 76 anos essa "SENHORA" tornou-se EMANCIPADA, como município, simplesmente como CATARINA, tornando-se, em meio ao semiárido do sertão dos inhamuns, uma linda "CIDADE -MULHER"...
CATARINA-INHAMUNS-CEARÁ- NORDESTE-BRASIL
IGREJA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE CATARINA
(NOTA) esta igreja substituiu a primitiva igrejinha construída em 1913)
(NOTA) esta igreja substituiu a primitiva igrejinha construída em 1913)
À frente da Igreja Matriz, de arquitetura simples e bela, há esta
arborizada e aconchegante praça, recebendo a população e visitantes.
No altar mor celebrantes rezam missa em dia especial...
No amplo interior do templo, belas arcadas o compõe...
arborizada e aconchegante praça, recebendo a população e visitantes.
No altar mor celebrantes rezam missa em dia especial...
No amplo interior do templo, belas arcadas o compõe...
Mais uma visão, da Praça da Matriz de Catarina, dedicada à SÃO
JOSÉ, que é também o Padroeiro de todo o CEARÁ.
...............................................................................
Em CATARINA,se produz MEL DE ABELHA...
..........................................................................................
Em CATARINA, se produz UVA...
..................................................................................
Em CATARINA, tem FUTEBOL BRINCANTE...(no Carnaval...)
Em CATARINA, tem futebol PRA VALER...
....................................................................................
As ÁGUAS, de CATARINA...
No Açude de São Gonçalo:..SANGRIA NA BARRAGEM...
NOTA: nada traz mais alegria, ao povo do sertão, do que uma esperada SANGRIA...Veja, no vídeo abaixo, uma sangria ocorrida em 2011, depois de sete anos de pouca chuva: SÓ ALEGRIA!!!
NOTA: nada traz mais alegria, ao povo do sertão, do que uma esperada SANGRIA...Veja, no vídeo abaixo, uma sangria ocorrida em 2011, depois de sete anos de pouca chuva: SÓ ALEGRIA!!!
NOTA: Na pesquisa sobre Catarina, a maioria das informações e imagens, fui encontrar no BLOG DO DIOMAR ARAÚJO, onde as notícias estão sempre atualizadas e dão conta de TUDO o que OCORRE em CATARINA... Parabéns, ao Diomar Araújo e muito obrigada. Sem o seu blog, e a sua página no facebook, esta postagem não teria ficado ASSIM...
.......................................................................................
Outras fontes: Wikipédia; IBGE.
......................................................................................
Até a próxima semana....................Meu abraço!
Que lindo post e Catarina tem muita coisa boa! Adorei ver as uvas por lá, coisa antes só daqui do Sul! beijos,linda semana,chica
ResponderExcluirÉ, Chica, o Nordeste, há alguns anos vem produzindo uva e até vinho, que era privilégio do Sul Isso é bom! Boa semana, beijos.
ExcluirQue lindo poder logo cedo ver essas maravilhas, adorei amiga, é lindo Catarina, linda cidade com nome de mulher como dizes!
ResponderExcluirAbraços e tenhas uma linda semana!
Obrigada, Ivone, que bom que gostou.
ExcluirLinda semana, beijos!
Oi, Lúcia...uma cidade jovem e dinâmica dos novos tempos... Uma cidade chamada Catarina! o romantismo do Ceará persiste na alma de seus nomes e é a sua maior identidade,As uvas maravilhosas e a água o nosso bem mais precioso é a alegria na sangria.Bonita e otimista !
ResponderExcluirUm abraço
Muito jovem, esta aconchegante Catarina. O cearense tem disso, é romântico e gosta de diversificar nas suas "criações"...e fica alegre por coisas simples, da terra.
ExcluirUm abraço, amiga, e obrigada por vir sempre....
Catarina - cidade mulher - que produz, entre muitas outras belezas, o mel - que adoça vida e amores! Aprendi muito com seu artigo! Obrigada!
ResponderExcluirAbraços.
Ser mulher , no nome e produzir doçuras é de grande valia...sim!
ExcluirObrigada, Célia, pela querida presença.
Um abraço!
Catarina é um nome que me agrada muitissimo.
ResponderExcluirÉ bom ir recordando a única região onde estive e que achei linda , nas suas extensas e desertas praias e uma água deliciosamnet quente.
Boa semana, linda
Também gosto, São! Fico feliz por "provocar" recordações em você, principalmente da temperatura da água cearense...Obrigada, pelo carinho. Beijos!
ExcluirUvas maravilhosas! Já notou como os nomes complicados ou muito longos tendem, com o uso, a uma simplificação? Havia aqueles nomes enormes das povoações no Período Colonial, que foram, com o tempo, ficando mais curtinhos. Ainda bem, é mais prático...
ResponderExcluirO Ceará e grande parte do Nordeste tem se dedicado a plantio de uva. Realmente, haviam nomes de cidades bastante esquisitos, mudou muito, ainda bem!
ExcluirMuito interessante o passeio. Engraçado que sendo o nome Catarina porque os primitivos habitantes eram devotos de Santa Catarina, a igreja matriz seja dedicada a S. José e não a Santa Catarina.
ResponderExcluirUm abraço e uma boa semana
Que bom ter gostado, Elvira. A homenagem à Santa Catarina, de certa forma, já foi no nome da cidade, que antes teve esse nome.
ExcluirUm abraço...boa semana!
...ahh estas uvas!!!
ResponderExcluiradoro!
beijo
Também adoro, Margoh!
ExcluirBeijo
Oi, Lúcia! Eu continuo achando os açudes a coisa mais linda do mundo especialmente quando transbordam. Lindo demais! As uvas também estavam uma beleza. Benza Deus! Beijos!
ResponderExcluirAdoro e acho lindo, desde pequenininha! É um espetáculo, quando sangram, a garotada faz a festa... Obrigada, Ceres, pelo entusiasmo rsrs... Beijos!
ExcluirCatarina, cidade de Mel e Uvas.
ResponderExcluirSe, um dia, houvesse de me deslocar ao Brasil, Lúcia, terias, assegurado, um Contrato de Guia Turística.
Muito belo.
Beijos
SOL
E o SOL faz poesia, com as doçuras de Catarina! Juro que serei seu guia turístico, é só vir, querido poeta...
ExcluirBeijo,
da Lúcia
Bom conhecer as cidades do Ceará, Ver a cidade de Catarina produzindo mel e uvas. O açude na época de chuvas e quandoesté em estiagem. Belas fotos, ótimo conhecimento você traz para a gente.
ResponderExcluirBeijos,
Élys.
Catarina vista em todos os ângulos e época chuvosa ou não...Obrigada, Élys, por vir sempre.
ExcluirBeijo,
da Lúcia
Querida amiga
ResponderExcluirvim lhe desejar uma linda e abençoada semana, coberta de muita paz e alegria!
abraço amigo
Maria Alice
O mesmo eu lhe desejo, Maria Alice.
ExcluirObrigada e abraço carinhoso,
da Lúcia
Mais uma pagina da linda historia que voce reescreve sobre este Ceará com seus encantos. Vejo a força dos açudes e a grandeza da agua na vida das pessoas,da natureza. Uvas belas e mel bom numa região.Lucia voce faz um belo trabalho com muito amor e carinho e tenho que aplaudir. Uma coisa Lucia, estas pequenas cidades, como é a violencia nelas?
ResponderExcluirUm abração carinhoso.
Uma bela semana a voce.
Beijo de paz amiga.
Meu caro mineiro, obrigada pelas palavras de elogios e carinho.
ExcluirJá lhe disse que vejo grandes semelhanças entre o povo mineiro e o cearense. Excetuando o litoral, muitas cidades do Ceará lembram as de Minas, as da serra....Quanto à violência, ela ocorre bem menos nas pequenas, é mais fácil administrá-la. Mas, ocorre, sim, lamentavelmente. Você sabe que a educação brasileira deixa muito a desejar, principalmente nos lugares mais carentes.
Meu abraço carinhoso, Toninho
Bela e bem ilustrada matéria, Lúcia! Você, realmente, é uma historiadora nata! Boa semana, amiga.
ResponderExcluirObrigada, gosto de pesquisar, e compartilhar, ahistória das cidades e o costume de seu povo.
ExcluirUm abraço, amigo.
Lúcia finalmente achei teu caminho novamente, lembro de ter vindo e o blog estar parado, acho que era férias e depois não vim mais, é a cabeça que não ajuda menina, mas me encanto com história, gosto de saber origem, o que aconteceu, como é, nunca viajei e vem daí minha paixão, excelente postagem, adorei beijos Luconi
ResponderExcluirPois é, Luconi, fiquei ausente e um bom tempo e voltei a reencontrar os leitores que me acompanham sempre e eu retribuo, dentro do possível. Obrigada!
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Fiquei fascinada com a história e uvas..rs gostei.
ResponderExcluirQue bom Patrícia, venha sempre.Obrigada!
ExcluirBom dia para S. Catarina,
ResponderExcluirViver e aprender é um lema antigo mas muito certo e atual, parabéns pela sua excelente fotorreportagem sobre S. Cataria, sem esquecer a referencia ao desporto popular que move paixões.
Boa noite, Antonio!
ExcluirSempre aprendemos, é das vantagens de viver...O futebol aqui, é mesmo uma referência , grande paixão dos brasileiros. Obrigada, por ter vindo!
Querida Lúcia
ResponderExcluirEsta Cadeirinha conhece todo o Ceará! Que afortunada!
O melhor de tudo é podermos ficar a conhecer a região, transportados por ela!
Que linda é a igreja de São José1 E tão bem conservada!
Uma região que produz mel e uvas é uma maravilha!
Gostei muito do que vi.
Obrigada.
Beijinhos
Beatriz
Sem passageiros como você e os que aqui frequentam, e que saem comigo a Arruar nessa Cadeirinha, ela não não teria sentido nem valor, Beatriz querida. Obrigada, pela presença carinhosa, amiga.
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Olá amiga. Quanta história pra contar!!! Bjs.
ResponderExcluirOlá, Maria José...são quase intermináveis, as histórias a contar..rs
ExcluirObrigada, por vir sempre, beijos!
Oi Lúcia,
ResponderExcluirIncrível ver uvas tão lindas cultivadas em local de temperaturas elevadas, como o Ceará. Achei linda todas a imagens.
Um abraço.
Oi, Lourdinha, que bom que gostou! É verdade, parece incrível mas, além de ser "cultura irrigável" esta uva é para consumo "in natura"...No entanto já produzem vinho, em algumas regiões do Nordeste. Meu abraço!
ExcluirCidade mulher...
ResponderExcluirUvas e mel de abelhas, doçura que se completa na alegria de seu povo. Adorei as fotos do carnaval.
Xêro.
É até poético, não é Estela? Achei formidável, o "futebol das virgens" gente muito animada, essa de Catarina...
ExcluirXêro
Interessante reportagem.
ResponderExcluirGostei muito de ver o apicultor nos seus cuidados à volta da colmeia. Nem imaginava que por esse mundo fora os apicultores se vestissem da mesma maneira que os de Forninhos, puro bairrismo, pois claro!
Bom fim de semana. Bj**
Obrigada, Paula. Acho muito bonita, essa vestimenta usada por apicultor. Pensava então que era exclusiva de Forninhos, hein?
ExcluirSomos barristas sim, pelo amor à terra...
Bom final de semana, beijos,
Cara Lúcia, por vezes apetece-me vir aqui, ler fascinado e ir sem dizer nada. Faltam-me as palavras!
ResponderExcluirÉ notável todo este trabalho, esta lição que nos deixa sem saber o que escrever..
Deixo um beijo.
Mas você diz tantas palavras lindas, Manuel! Obrigada, por elas e pela presença tão assídua por aqui.
ExcluirUm beijo, querido amigo.
Querida: que belos cenários.Abraços carinhosos de bom fim de semana pra vc.
ResponderExcluirOi, Lia querida, Obrigada, bom domingo...
ExcluirNão admira que seja a " Cidade- mulher " , pois tem tudo esta linda Catarina; tem mel...tem uvas...tem beleza natural e desporto de vários tipos. Não é assim a mulher? Claro que é. Lúcia, aqui em Famalicão temos o monte se Stº Catarina com uma bela capelinha e onde todos os anos se realiza uma bela festa. Quando era pequena os meus pais faziam questão de nos levar sempre a esta festa. Era lá que ele e a minha mãe namoravam por altura das festas. Quando ele fez 70 anos veio a Portugal e fez uma festa com os amigos de cá; a missa foi na Stª Catarina, como não podia deixar de ser.
ResponderExcluirAmiga, mais uma cidade linda que que nos dás a conhecer. Muito obrigada! Cá esarei para a próxima visita. Um beijinho e um bom fim de semana
Emília
Toda mulher tem mesmo que ser doce, para compensar certas amarguras...não é, querida Emília? Santa Catrina, é uma santa muito querida e por tal é homenageada.Acho muito interessante quando você me conta sobre seus pais que moram no Brasil e esta dos 70 anos de seu é uma linda passagem.
ExcluirMuito agradeço, por seu carinho, volte sempre pelo prazer da sua visita. Tenha um bom domingo, amiga e um beijo...
da Lúcia
Oi Lúcia,
ResponderExcluirDeu-me vontade de pular dessa cachoeira.Que delícia.kkk
Minha cidade também é simples e tem história.
A cidade tem nome de mulher! Estamos ficando importantes.
Amei tudo que escreveu
Um bom domingo
Lua Singular
Só dá, vontade de pular...adoro esses banhos em açude, cachoeiras...Cidade simples, é sempre mais gostosa de se estar.
ExcluirObrigada, Dorli, por vir sempre. Bom domingo e beijinhos,
da Lúcia
Como o rapaz diz no vídeo é "exuberante" Catarina, um lugar que gostaria de conhecer com certeza.
ResponderExcluirLucia querida, agradeço de coração seu carinho e suas palavras de conforto, Deus abençoe você amiga querida, beijinhos no coração.
"Exuberante" é a palavra certa, sim Maria Teresa! Que bom tê-la aqui novamente, minha querida. Obrigada!
ExcluirBeijos...
Minha amiga adorei mais este maravilhoso passeio. Catarina parece ser uma linda e encantadora cidade.
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Fico feliz, Maria, que assim seja! Tem muita coisa boa, Catarina: belezas naturais, povo alegre...
ExcluirBeijos, querida amiga,
da Lúcia
Olá Lucia
ResponderExcluirGrata pela sua visita. Gostei muito do seu blogue, estorias bonitas e fotografias otimas. Voltarei..:-))
Um beijo
Teresa
Seu Labirinto de Emoções é encantador, Teresa! Obrigada, por ter vindo, volte sempre...beijos,
Excluirda Lúcia
Amei passear por essa cidade que fica tão
ResponderExcluirlonge da minha, muitas vezes a gente nem
sabe que existe certos lugares maravilhosos
As fotos estão bonitas agradeço pela bela viagem
Tenha uma bela semana
Bjusss com carinho
_______Rita!!!!
Viajar é tudo de bom, Rita, principalmente para lugares longe e onde nunca fomos antes...e depois, voltar, caso gostemos. Certo?
ExcluirObrigada, por ter vindo.
Boa semana e um afetuoso beijo,
da Lúcia
Lúcia,
ResponderExcluirQue bela cidade e aqui tão bem descrita.
Já me apetecia ir.... mas viajei através das suas palavras.
Beijinho
Canduxa
Oi, Canduxa
ExcluirEstou feliz por ter vindo e gostado...Obrigada!
Beijos,
da Lúcia
Que belo post, e que trabalhoso! Mas vale a pena, não? A gente lê prazerosamente.
ResponderExcluirQuerida, eu lhe agradeço e retribuo.
Beijos,
Renata
Obrigada, Renata
ExcluirO trabalho é muito prazeroso, sim, pois adoro o que faço.
Uma linda semana pra você e beijos,
da Lúcia
Super interessante! Gostei de ler.
ResponderExcluirUm beijo grande
Que bom que você veio Elisabete!
ExcluirObrigada e beijos...
Uma bela cidade com bonito nome de mulher, com São José como padroeiro.
ResponderExcluirCidade doce de mel e uvas (lindas), celebração e brincadeira.
Adorei ver o vídeo. Em terra de seca a água é o verdadeiro ouro.
Obrigada por mais esta partilha, Lúcia.
xx
Cidade bem feminina, pelo nome, o mel e uvas...São José é muito querido pelos cearenses, é padroeiro de todo o Ceará. Há uma crença de que ele faz chover nos meses certos...(o ouro esperado).
ExcluirUm abraço, Laura.
Adoro ver as cidades que voce apresenta, geralmente, não conhecia nenhuma delas, nem mesmo por nome. Lindas uvas, adoro, fiquei com água na boca.
ResponderExcluirBjs
Que bom, Sissym, você aprecia de verdade, a gente sente nas suas palavras sempre tão doces...
ExcluirBeijos
Passando pra deixar um abraço e saber mais a respeito da sua terra,
ResponderExcluirBoas fotos Lúcia
um abraço e boa semaninha,
Você entende de fotografia, como poucos, Lis
ExcluirObrigada, por vir sempre, Lis.
Meu carinho, num abraço.
Lucia,
ResponderExcluirSeu blog é uma preciosidade. Obrigada pela oportunidade de conhecer seu Ceará.
Beijos
Dulce
Obrigada, Dulce...na verdade, cuido dele como se fora uma jóia!
ExcluirBeijos,
da Lúcia
Catarina! Muita coisa bonita e boa por lá, Lúcia!
ResponderExcluirGostei de ver também a sangria e a alegria do pessoal!...
Viva o Ceará!!!
Uma boa semana... Beijos
É sim Anete, além de ter nome de mulher, é bonita e aconchegante.
ExcluirBoa semana, beijos...
Linda matéria, infelizmente a falta de chuva em nossa região faz modificações trágicas em nosso cenário. Mas nada abala a fé, a dignidade e a alegria de nosso povo.
ResponderExcluir