quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BELA CRUZ

Do CEARÁ: cidades de A a V  (XXIX)

uma versão de que a cidade cearense Bela Cruz chamava-se, de primeiro, Alto da Genoveva, nome este que teria provindo de uma mulata então residente no sítio de origem. Por sorte, tomei conhecimento de que a versão verdadeira é outra...Assim, optamos por trazer a versão que exprime a exatidão dos fatos.Eis então, a seguir, em sua íntegra, o que afirma o historiador Vicente Freitas, sobre as origens de BELA CRUZ:
     Apesar da tradição oral dar conta de uma velha mulata (Genoveva) como a primeira habitante da localidade, isso não é exato. Como já vimos, diversos latifundiários e criadores de gado, ali adquiriram sesmarias e ali passaram a morar, isso quase um século antes da existência de Genoveva. Afirmamos mesmo que - como observava Antônio Bezerras - essa tradição é falsa, como são todas as que se referem às origens do Ceará. O que sabemos sobre Genoveva que, na verdade não era mulata, nem rezadeira nem velha, consta de matéria publicada no jornal Vale do Acaraú Notícias. A 1º de novembro de 1753, realiza-se na Matriz da Caiçara(Sobral) o casamento religioso de Miguel do Prado Leão, filho de Cosme do Prado e Luíza da Assunção Oliveira, com Ana Maria de Vasconcelos, uma das sete irmãs, filha de Manuel Vaz Carrasco e D. Madalena de Sá. Após o casamento passaram a residir na Fazenda Malassobrado (Bela Cruz). Deste consórcio, houve 9 filhos entre estes Matinho do Prado Leão, que casou-se a 22 de julho de 1793, com Genoveva Maria de Jesus, sua prima, filha de Ancelmo de Araújo Costa e D. Francisca Xavier.Posteriormente este casal passou a morar nas proximidades da Capela Santa Cruz. Eis aí a origem do nome "Alto da Genoveva" que estamos certos nunca deu nome ao povoado mas apenas à parte alta onde Genoveva residia.E, se Genoveva,como consta passou a morar no local após seu casamento, ocorrido após 61 anos depois da construção da Capela de Santa Cruz, impossível ter sido ela a primeira habitante da localidade. Ainda mais que, em 1732, quando os sesmeiros Nicolau da Costa Peixoto e Domingos Aguiar de Oliveira doaram alguns bens para o patrimônio da capela, a localidade já tinha o nome de Sítio Santa Cruz, como podemos observar na escritura de doação. E com esta denominação o povoado travessou  anos e séculos, até que através do Decreto Federal nº 311, de 2 de março de 1938 recebeu o nome de Bela Cruz. Diante do que escrevemos e transcrevemos, parece que não poderá haver mais dúvidas de que a primeira denominação da hoje cidade de Bela Cruz foi SANTA CRUZ e não Alto da Genoveva. Se levarmos em conta a tradição, é forçoso dizer, não há o que aproveitar em nome da verdade.
Resumindo: a hoje cidade de Bela Cruz, nasceu há mais de três séculos, precisamente em 1683. Naquele ano foi concedida a Manoel de Goes e seus companheiros a primeira sesmaria do Vale do Acaraú. Posteriormente, outras pessoas ali vieram morar.Em 1732, construíram uma igrejinha. O templo foi consagrado à N. S. da Conceição. Em 1938, o Decreto Federal nº 311, deu ao topônimo a denominação de "Bela Cruz". O patrimônio da capela foi constituído de meia légua de terra e 40 vacas, doadas pelos proprietários Nicolau da Costa Peixoto e Domingos Aguiar de Oliveira a 12 de dezembro de 1732. Já o município foi criado por lei de 23 de janeiro de 1957, do então governador do Ceará, Paulo Sarasate Ferreira Lopes, e foi instalado oficialmente, a 25 de março de 1959.
Fonte: FREITAS, Vicente. BELA CRUZ - biografia do município. Fortaleza. Edição do autor.p.p. 40-41.
O então Governador Paulo Sarasate, em 1957, assinando a
Lei de Emancipação Política  de Bela Cruz (Ceará).

VICENTE FREITAS de Araújo (foto), jornalista e escritor. cearense, nasceu na cidade Bela Cruz, Ribeira do Acaraú. Dedica-se à Literatura e às Artes Plásticas, distinguindo-se como poeta, cronista e historiador. Depois de estudar em escolas de sua cidade natal, mudou-se para Fortaleza, passando então a conviver com um grupo de escritores e poetas, frequentadores da Casa Juvenal Galeno. O autor de Bela Cruz - biografia do município, é licenciado em História e Geografia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú.(Fonte: site de Poesia).
Bela Cruz está localizada na Mesorregião Noroeste Cearense,
Microrregião de Camocim e Acaraú. Fica limítrofe com Marco, Cruz
Jijoca de Jericoacoara e Acaraú.(Clique nas foto para ampliar).
Bela Cruz está a 19 km de Acaraú e a  65 km de Jericoacoara...
 
Arco,com a imagem de Nossa Senhora de
Fátima, em Bela Cruz ( Construção)
A homenagem à Virgem  foi feita, por ter vindo
ao Brasil em 1958, do Santuário de Portugal, a 
imagem de Nossa Senhora de Fátima..
Depois de 55 anos, o monumento está bem preservado.
Foto panorâmica de Bela Cruz, tirada do alto da Igreja Matriz.
Praça da Igreja Matriz de Bela Cruz, em foto bem antiga...
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Bela Cruz-Ceará
Cartão-postal , relíquia encontrada(e "salva") no blog História e 
Historiadores de Bela Cruz.
Antigo Altar-Mor da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Altar-Mor da Matriz de Bela Cruz..
Uma belíssima visão do interior da Igreja Matriz de Bela Cruz-Ceará
...................................................................................
E...para não dizer que eu não trouxe rios nem açudes, colhi esta 
  pitoresca imagem de uma Bela Cruz, em dia de chuva, com o ARCO 
ao fundo tomada pelas águas do Rio Acaraú, na grande enchente do ano de
 1974, onde a garotada belacruzense se diverte e diz AMÉM....pelas chuvas...
....................................................................................
Fonte:Blog História e Historiadores de Bela Cruz; Wikipédia; google,site Poesia; city Brazil.
Fotos: Wikipédia; Panoramio; Blogues citados na fonte.
...................................................................................
Até a próxima semana...................abraços!

54 comentários:

  1. Gosto sempre de vir aqui pois saímos aprendendo mais e mais com tuas pesquisas, lugares, características que nos mostras! Muito bom! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltando hoje, para responder à Chica e aos demais. Fico feliz, amiga, por vir sempre e comentar, com o seu carinho. Bom domingo, beijos!

      Excluir
  2. Nossa, como este país está cheio de coisas lindas para se conhecer...passar por aqui é sempre um prazer, pois acaba-se conhecendo muitas destas riquezas. Que igreja mais linda, desde o desenho até suas cores. Obrigada por compartilhar conosco informações tão valiosas. Aproveitando, quero te desejar um fim de semana iluminado...beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada cidade tem suas peculiaridades, é tudo muito rico de história patrimonial. Também achei um encanto, a matriz. Obrigada, Cláudia, pela presença. Bom domingo. Beijos!

      Excluir
  3. Adorei as cores da igreja, Lúcia. Que combinação linda! Quem teve a ideia está de parabéns pelo bom gosto e, também, pela ousadia de fazer diferente. Gostei também dos meninos na enchente. Lembra a alegria que nós sentíamos quando chovia no sertão de Goiás. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa igreja chama a atenção pela diferença que apresenta, com as belíssimas pinturas. Também lembrei-me da infância, dos banhos de chuva nas bicas das cassas.
      Obrigada, Ceres, pela presença~
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Lúcia boa tarde...
    BELA CRUZ é mesmo bela...!!!
    A Igreja é lindíssima, gostei muito...e achei muito interessante o arco com a imagem de Nossa Senhora de Fátima....
    Este é mais um dos seus maravilhosos trabalhos de pesquisa para dar a conhecer aos seus visitantes e seguidores as belezas do seu Ceará.
    Parabéns Lúcia.
    Um abraço
    Albertina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condiz com nome, sim. São muitos os municípios que homenageiam Nossa Senhora de Fátima. Cada cidade, para mim, é um encanto, pleas diversidades.
      Obrigada,Albertina,
      Um abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  5. Que linda a Igreja, diferente de todas as outras. As igrejas tendem a ser todas iguais, porque não podem ser assim como esta, colorida e alegre? Por isso adoro as cidades espanholas, com as suas igrejas com rendilhados e cor.
    Obrigada por mais esta viagem virtual e gostei mais da lenda da Genoveva do que da verdade histórica. O imaginário popular é, regra geral, mais interessante do que a realidade dos factos :)
    Beijinho querida, e um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também considero a mais bonita, Ruthia, o colorido é mesmo lindo, diferente dos demais.Eu agradeço a sua assídua presença
      Bom domingo, um beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  6. Seu lindo Ceará descrito em documentos e muito romantismo por uma pesquisadora como você, nos aguça cada vez mais a conhecê-lo!
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este, Célia, é um dos meus propósitos, divulgá-lo para mostrar que ele muito rico em sua diversidade. Que venham todos. Obrigada, beijos.
      Lúcia

      Excluir
  7. Oi, Lúcia, que delícia viajar com você pelo belo Ceará, passando por todas as suas cidades, cada qual com sua beleza e sua história, algumas antigas com suas tradições e mitos, outras vaidosas de suas belezas físicas, outras recatadas em sua religiosidade, outras com suas artes e seus poetas. Pensou sair de carro e ir visitando uma por uma?
    Virtualmente você está nos proporcionando essa possibilidade. Um belo trabalho! Bela Cruz possui uma bela Igreja que reproduz na sua fachada uma bela cruz.E o céu azul do Ceará faz o cenário ideal.Genoveva ficou marcada na história onde viveu como verdade de fato ou como referência, fosse uma personagem socialmente importante ou simplesmente a mulata Genoveva com seus méritos reconhecidos pelos mais simples.Ou quem sabe por duas Genovevas...a rica e a pobre. a tradição de um lugar é parte de sua riqueza.Aqui em São Paulo, temos nomes de bairros também saborosos...bairro do Brás...Bairro da Casa Verde, freguesia do Ó, etc...
    Um abraço e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita vontade sim, Guaraciaba. Conheço mais Minas Gerais, de "vera" que o meu Ceará. Talvez conheça umas 7 das 29 que já postei e mais algumas das que estão por via aqui serem retratadas. Gosto mais de histórias lendárias. Mas entendo a posição do Vicente Freitas: com historiador, prima pelas VERDADES dos fatos. Conheço, o bairro Brás, inclusive em música. Obrigada, amiga, por vir sempre. Bom domingo, um abraço

      Excluir
  8. Oi querida amiga, adorei as fotos!!
    Aviagem deve ter sido muito boa!!
    Tenha um ótimo final de semana, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Arione, obrigada por ter vindo.
      Viajar pelas cidades cearenses, é sempre muito bom, seja real ou virtualmente.Bom domingo, obrigada.
      Beijos!

      Excluir
  9. Sabe Lucia, fico expectante pela quinta feira.
    Ansioso.
    Aqui estou e num profundo obrigado, a conhecer as raizes deste grande povo, na imensidao e sobretudo no caracter.
    O meu profundo carinho por todos e cada post traduz algo demais, valor acrescentado.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Xico, determinei as quintas-feiras, para o encontro ficar marcado e "gerar" expetativa da chegada.
      Muto obrigada, pelo elogioso comentário.
      beijos!

      Excluir
  10. Querida amiga

    Sempre que leio
    tuas postagens,
    mas me encanto com a nossa terra,
    tão bela,
    tão rica de histórias
    e personagens,
    e ao mesmo tempo
    tão desconhecida.

    Que em teu coração,
    a vida possa dançar
    a música da alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluisio, querido conterrâneo, essa sua mensagem confirma o amor que sente pela nossa amada e bela terra. É de uma riqueza imensa a sua historiografia.
      Meu abraço!

      Excluir
  11. Permita sob a pena de discordar...
    Poeta jamais sera poeta por si.
    Este romantismo caprichoso, nasce e morre na essencia de sentimentos.
    Profissao poeta, nao existe, muito menos no endeusaemento.
    Desculpe ser assim.
    Que se mostrem as verdades nao se escondam os pecados.
    Um abraco sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, Xico amigo, é um espaço democrático, sendo permitido portanto o debate aberto, com discussões saudáveis. Nelson Rodrigues, um extraordinário dramaturgo brasileiro já dizia nos meados do século XX que "a unanimidade, é burra". Discordar, quando pertinente. Poeta, não é profissão, é um estado de espírito. No entanto, costuma-se enaltecer os grandes poetas ( às vezes, não grandes).Obrigada, pelo comentário. Meu forte abraço, amigo.

      Excluir

  12. Querida Lúcia

    O Ceará me encanta com as suas Cidades em que História e Tradição se interpenetram. Aqui a tradição saborosa de Genoveva, ali o Arco de Nossa Senhora de Fátima com o seu ar de Arco de Triunfo e as pessoas ilustres da terra. A última foto em dia chuva, com o arco ao fundo é linda.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Olinda.
      À cada cidade que aqui trago, há uma historiografia diversa e encantadora. Em Bela Cruz, isso se confirma plenamente. Tudo aí é tão simples e tão belo. A tradição, as lendas enriquecem mais o lugar.A foto aludida, reporto-me ao passado, na infância.
      Beijos, amiga,
      da Lúcia

      Excluir
  13. Que maravilha e quanta informação, beijo bom domingo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma riqueza que alegra a todos, pela beleza singela que tem. Boa semana, Lisette. Beijos!

      Excluir
  14. Quanta história,belíssimas passagens, lendas, e sempre uma homenagem à Nossa Senhora. Parabéns Lúcia, há tanta beleza nestes cantos, com seus recantos e encantos.Estou ansiosa para chegar à cidade de Crateús. Estive ausente por uns dias, estou meio desatualizada com suas postagens, mas sempre que houver tempo estarei passando e passeando por estes lugares que nem imaginava que existissem. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela Cruz, já carrega em seu nome, grande beleza, completando=se com a rica historiografia, bem mesclada com a lenda da Genoveva. O historiador, busca a verdade dos fatos. Pois é Lourdinha, Crateús vai chegar em grande estilo, pois tem historia marcante no sertão.
      meu abraço.

      Excluir
  15. A sua amiga Lúcia Barbosa é uma senhora poetisa.
    Obrigada, Mriazita, por ter partilhado o poema e agora o agradecimento da amiga.
    Tenha um ótimo domingo.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  16. Como sempre minha amiga um trabalho brilhante em texto e em fotografia. Adorei principalmente a Igreja Matriz de Bela Cruz-Ceará.
    Boa semana
    Beijinhos
    MAria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria amiga,é grande o prazer de tê-la aqui.
      Boa semana, beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  17. Lúcia, mais uma pesquisa muito boa! Bela Cruz, gostei de conhecer!!

    Uma Boa Semana p Você... Quando puder, conheça o meu novo blog: cirandadefrases.blogspot.com! Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anete. Que bom, que gostou.
      Ando com pouco tempo mas, logo, logo,
      irei ao Ciranda de Frases.
      Beijos!

      Excluir
  18. Querida viajo por este Estado do Ceará através dos teus belos post.Parabéns pela pesquisa e pela linda apresentação da história do município de Bela Cruz.Encantei-me.Forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querida Eloah, a sua vinda e apreciação.
      Obrigada. Bela Cruz, é realmente um encanto.
      Meu abraço!
      Lúcia

      Excluir
  19. Já fui e já vim, ontem e hoje deixo aqui
    mais um abraço, Rita.
    Parabéns e beijinhos,
    da Lúcia.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lúcia, tudo bem com você? Estou retribuindo sua visita em meu cantinho e também vim conhecer o seu! Amei sua postagem e depois voltarei com calma para apreciar melhor! Estou te seguindo! Desejo uma noite de paz e um lindo amanhecer! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje, pude retornar aos seu comentário. Gostei do seu cantinho. Obrigada, por ter vindo e estar m eseguindo.
      Venha sim, co mais tempo.
      Um bom final de semana,beijos!

      Excluir
  21. Lucinhamiga

    Continuas a dar cabo de eu (ainda que não seja o mais correcto, gosto mais do de mim...), com esta enciclopédia permanente. Sabes muito do assunto e estás documentada como não sei quê! Agora é Bela Cruz (com muitos pormenores e fotos, aliás o que é habitual) e a próxima será?...

    Isto é uma verdadeira escola do Ceará.

    Qjs

    Henrique
    _________

    E agora, um convite: muito gostarei de te ver na nossa Travessa como colaboradora; já lá estão umas quantas e uns quantos e até há uma secção para jovens. Só te peço uma coisinha de 30/40 linhas, e em corpo 14, quiçá mensal. Diz-me que sim e manda-me o primeiro textículo, tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, Ferreiramigo, o mais correto é "cabo de mim", vai ver, é coisa de portuga o "cabo de eu" rsrs. Obrigada, por ter vindo e elogios e o convite para eu colaborar com a Travessa: seria uma grande HONRA!
      Vou ver, a possibilidade e darei um pulinho lá para te dizer...Certo?
      Um beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  22. Querida Lúcia
    Tenho andado num rodopio,pois quando se encontram cicerones assim,dá gosto ver tudo com calma.
    Não nos enganaremos, quando aterrarmos ao aeroporto: pedimos para ir para Bela Cruz.Até já conhecemos o seu biógrafo!
    Mesmo nas fotos antigas, dá gosto ver que está tudo muito limpo.
    A igreja atual,com vegetação por perto é linda por fora e por dentro. Gostei muito das colunas,do seu belo altar-mor e do seu bonito tecto.
    Obrigada por partilhar todas essas maravilhas.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom, quando você vem aqui, Beatriz! Seus comentários põe a gente pensando que é a "maior e melhor" de todas.
      Aprecio muito, mostrar cada singularidade que existe nessas longínquas ou próximas cidades. Bela Cruz é especial, tem um belíssima igreja, sim!
      Um bom final de semana.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  23. Muito bonita esta cidadezinha, Bela Cruz. Não tem açudes, mas não faltou a água, abençoada, pois o povo dessa região nem sempre a tem. Achei muito interessante o património para a construção da capela. E lá estão a Nª Srª de Fátima e a Nª Srª da Conceição sempre presentes na devoção do povo brasileiro, mostrando assim que na realidade somos dois países irmãos. Obrigada, Lúcia por mais esta informação tão complete e, sempre que puder, aqui virei. Ainda tenho cá os meus pais e, como estamos no Verão saio sempre com eles o que tira algum tempo. Fica bem, amiga e até breve.
    Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, não é Emília? Até que Bela Cruz tem açude e rios, só que eu não trouxe imagens, devido ao tamanho da postagem. No caso, priorizei apresentar um escritor da terra que escreveu a biografia da cidade. Mudei um pouco, o enfoque. Mas creio que agradou.
      Obrigada e bom final de semana, amiga querida.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  24. Tudo bem, Rita, obrigada. Adorei ir ao seu aniversário e que bolo gostoso. Irei ver o sorteio, não garanto que vou participar.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  25. Oi Lúcia, não podia deixar de visitar Bela Cruz. aqui estou, ainda em tempo de não perder esta parada. Achei linda a Igreja com sua "bela cruz". Mas o que gostei mesmo foi do arco de entrada da cidade. Seria interessante se toda cidade tivesse uma entrada assim, bem marcada, lembrando os reinos de antigamente.
    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha lido esse seu comentário, Estela mas só hoje vim "responder", gosto...rs. É linda, a Igreja Matriz, o arco, então parece Paris, não? Obrigada, amiga, por vir sempre.
      Xêro

      Excluir
  26. Olá Lucia, vim passear pela historia, adoro aprender,, bjks tenha uma semana iluminada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o prazer é grande, Lo em tê-la aqui. Obrigada, boa semana. Beijos!

      Excluir
  27. A igreja é linda. E o arco com a imagem de Nª Srª de Fátima também.
    Engraçada a foto das cheias.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira. Gosto, da sua visita, registrando sempre um gostosos comentário. Forte abraço!

      Excluir
  28. Amigo Vicente Freitas a história de Bela Cruz sempre me encantou, pois, um município que não tem história é como uma pessoa que não foi registrada, nasceu, cresceu, morreu e não existiu. Bela Cruz se torna mais bela pelo trabalho criterioso e dedicado feito por você. Tudo é registrado, publicado e já conhecido em todos os cantos do Brasil e do mundo. Eu faço parte dessa história e acompanho o dia a dia a dia desse povo maravilhoso e que tem muito orgulho de ter um filho ilustre como Vicente Freitas. Aproveito para lembrar a todos que comprem e leiam o livro: Bela Cruz - biografia do município. de Vicente Freitas, é o máximo. Já comprei três edições. Aproveito para desejar um Ano Novo repleto de realizações e muita paz e que DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  29. Sempre achei que tivesse sido Genoveva a primeira moradora e Alton da Genoveva seu primeiro nome, pois vi isso na escola.

    ResponderExcluir
  30. Busco informações sobre antigasfamílias dessa região. Os Pongitori e os Filgueiras de Menezes. São meus antepassados.

    ResponderExcluir