quarta-feira, 11 de abril de 2012

UMA BIOGRAFIA, À LUZ DAS RECORDAÇÕES DA FAMÍLIA...


Manoel de Oliveira Paiva (1861-1892)
À sua esquerda, Manoel de Oliveira Paiva, ao
 lado do amigo Antônio Martins, seu  companheiro
de lutas políticas e literárias. (Foto: arquivo de família)
Muito tenho dito aqui, sobre Manoel de Oliveira, Paiva, meu tio-avô paterno, irmão de minha avó Rosa e sobrinho de meu avô, José Joaquim, que era tio da minha avozinha Rosa, também, claro!
Quando trouxe à essas páginas, os capítulos de "SAGA DE UMA FAMÍLIA", em 2011, algumas vezes citei Manoel. Nas postagens do último mês de março, anterior à última, trouxe um pouco da obra desse cearense bravo que teve vida tão breve, mas tão "rica", em suas produções literárias: dois romances, dezenas de contos e muitas poesias. 
Além do seu engajamento, nas lutas sociais de seu estado natal, o Ceará.
Dizia eu também, em algum momento, que meu pai, que "venerava" a figura do tio, falecido antes de seu nascimento, o que só viria a ocorrer em 1895 (Manoel, falecera em 1892), escrevera e publicara em jornal de Fortaleza, "O Nordeste", uma biografia que, segundo ele,  fora elaborada "à luz das recordações da família".
Dizia eu, também aqui, que o primeiro romance  de Manoel de Oliveira Paiva, "Dona Guidinha do Poço"  só foi publicado 60 anos depois de sua morte, por obra de um  "acaso". No prefácio do livro, publicado pela Editora Saraiva, em 1962, a escritora Lúcia Miguel Pereira relata todo o "enredo", do tal feliz acaso...

Pois bem. Tenho a cópia da biografia feita por meu pai, cuja esperança em publicar em livro eu "nutria" . No entanto, dada as dificuldades em fazê-lo, decidi, agora, publicá-la neste espaço virtual. Tal decisão, se deve ao fato de, essa biografia já está completando, neste ano, exatamente 60 anos, que foi escrita e publicada, em capítulos, no jornal "O Nordeste". O mesmo espaço de tempo que levou o primeiro romance de Oliveira Paiva para ser publicado em livro. Sabe-se que, um outro romance do autor, "A Afilhada" havia saído publicado em folhetim, em 1891, pouco antes de sua prematura morte.
A biografia, escrita por J. Paiva (José Joaquim de Oliveira Paiva, 1895- 1977), meu pai, foi publicada em 25 capítulos, em dias alternados, iniciando-se no dia 28 de abril de 1952 e concluindo-se a 24 de julho do mesmo ano.
Um fato interessante, é que em 1962, ano do centenário de nascimento de Manoel de Oliveira Paiva, ocorreram várias homenagens à sua memória, em Fortaleza, tendo sido inaugurada uma grande avenida com o nome de "Av. Oliveira Paiva" ..Naquele mesmo ano, um crítico literário, Braga Montenegro, viera à nossa casa, pedir emprestado, ao meu pai, os originais que ele guardara em seus arquivos, dos exemplares do jornal "O Nordeste"...Ele emprestou mas, nunca mais os obteve de volta. Assim, para recuperar esses jornais fomos, dois irmãos meus, comigo, fazer intensas buscas nos arquivos e bibliotecas da cidade. No entanto, na maioria das vezes, os jornais, pelo tempo transcorrido, estavam deteriorados, tornado-se quase impossível a leitura completa. Após muitas pesquisas, utilizando fotografia digital, conseguimos reunir todos os capítulos... 
Publicar a biografia de Manoel de Oliveira, agora, é uma questão de "honra", de minha parte, para realizar um desejo de meu pai, autor da mesma, 35 anos após a sua morte, aos 82 anos de idade. É, também, um dever para com os cearenses, compartilhando assim, com os nossos conterrâneos, uma narrativa de um perfil desconhecido pelo leitor de Oliveira Paiva, haja visto que, até então, as biografias publicadas narram fatos semelhantes entre si, diferente dessa, que brotou ..."à luz das recordações da família".


!!!!!!!!!!!!

Voltarei, com a biografia de Manoel de Oliveira Paiva I ... Sua origem materna...    Um abraço!

58 comentários:

  1. Lucia
    vou ficar observando e lendo daqui
    Vai ser muito interessante. Seu bisavô merece
    com amizade e carinho de Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que demoro uma média de uma semana, de um post para outro, não é?. Então volte, daqui a uma semana, para ler o capítulo I.
      Moniquinha, ele era meu tio-avô e primo, por ser irmão de minha avó e primo de meu pai...é um parentesco duplo.
      Beijnhos,
      da Lúcia

      Excluir
  2. Estaremos,sempre por aqui acompanhando a narrativa.
    Um tributo a quem muito fez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre muito gentil e carinhoso, querido amigo Élys. Espero-o, então, para conhecer esse homem admirável, de quem muito me orgulho.

      Beijos

      Excluir
  3. História a partir de suas raízes familiares...muito interessante.Adoro biografias porque se ressalta o humano
    e a vida fica mais palpável .Vou acompanhar e desde já agradeço.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes leio biografias dele e sei de informações que não são verdadeiras, pelo depoimento de meu pai. Partindo de pessoas da família, acredito que seja mais interessante.

      Um abraço. Obrigada!

      Excluir
  4. Querida, que linda homenagem farás ao teu pai e a tua família!
    Voltarei para conhecer esta biografia que persistiu, guardada, a espera de publicação.
    Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloah querida, será mesmo uma homenagem e é muito importante que eu faça. Não tenho o "direito" de continuar com ela arquivada.

      Obrigada, amiga, pelo carinho.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  5. Mana Lúcia:
    Que coisa linda vais fazer! Vou ficar à espera de ler, essa história.
    Gostava de conhecer os romances dele. Gosto muito de literatura brasileira. Aqui, deve ser difícil encontrá-los.
    Será que terei maneira, de os mandar vir? Diz-me como.
    Beijinhos, da mana portuguesa
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mana querida, Maria...Espero que atenda, às espectativas. O romance "A afilhada", está esgotado, já não se publica. Já "Dona Guidinha do Poço", é fácil encontrar. Vou ver a possibilidade de enviar este.
      Veja bem: como a obra dele é de domínio público, você encontra e pode imprimir, pela Wikisource.
      Digitando no "google" "biografia de Manoel de Oliveira Paiva" aparecem várias opções e aí você clica em "Wikisource", que leva à toda a obra dele, inclusive os dois romances, podendo imprimir todo ou parte.
      Caso não consiga mande-me seu endereço paro o meu e-mail: lubpaiva@gmail. com

      Beijinhos fraternos,
      da mana Lúcia

      Excluir
    2. Lucinha querida:
      Já encontrei e vou descarregar.
      Espero conseguir fazê-lo.
      Obrigada e beijinhos da mana portuguesa e bisbilhoteira.
      Maria

      Excluir
    3. Adoro "bisbilhotice" de irmã, são as mais prazerosas rsrs...Que bom. Foi meu filho que baixou pra mim, os contos e os poemas dele. Eu só tenho, em livros, os dois romances. Meus votos que tudo dê certo e que valha à pena. Mesmo eu sabendo que "sua alma não é pequena"...

      Beijinhos,Maria,
      da irmã, Lúcia

      Excluir
  6. Oi Lúcia,
    Uma biografia feita pela família é a melhor de todas! Seu pai ficaria muito orgulhoso de você com essa linda homenagem. Eu volto pra acompanhar os fatos...
    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente, uma biografia feita por um membro da família do biografado deverá ser mais fiel. Meu pai não conheceu o ti mas teve os depoimentos da mãe de Manoel e de deus irmãos.

      Aguardo você, amiga.
      Xêro

      Excluir
  7. Olá Lúcia...
    Não há dúvida que é uma linda homenagem ao seu pai.....!!!!!
    Adoro biografias e agora fiquei bastante curiosa....
    Cá estarei de novo para a ler a sua próxima postagem.
    Beijinhos
    Albertina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, Albertina, que será uma grande homenagem ao meu pai. Era um sonho seu, que irei realizar, mesmo virtualmete,estará à disposição de quem quiser ler...

      Espero você, querida.
      Beijinhos,
      da Lúcia

      Excluir
  8. Muito interessante o facto de querer publicar a biografia que seu pai fez de seu tio-avô. Uma biografia feita por um familiar é sempre muito mais rica do que aquela que é feita por outra pessoa.
    Um abraço e fico aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Elvira, haja vista a que você fez do seu Manoel. Amanhã deve ter mais um capítulo. Você quase a terminar e eu a iniciar, a história de vida de "meu" Manoel...

      Aguarde,um abraço.

      Excluir
  9. Minha querida Lúcia,

    Estarei aqui dentro de sete dias para ler esta biografia,bela homenagem aos dois,o tio avô e seu pai que alimentou este sonho e estará por certo,aplaudindo sua iniciativa e os seus esforços para consegui-lo.

    Bjssss carinhosos,
    leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte, amiga,estará aqui, a homenagem em forma de biografia. Já estou ouvindo, os aplausos do papai.

      Meu afeto, num beijo, Leninha,
      da Lúcia

      Excluir
  10. Poder realizar o sonho de uma pessoa querida e que muito deixou para ser contado é um privilégio. A biografia assim construída ficará preciosa, pois todos os fatos serão narrado com sentimento.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou realizar esse sonho, acalentado por meu pai. Publicar e jornal não o mesmo que em livro. Vou publicar aqui, mas continuarei persistindo em publicar em livro.

      Beijos, amiga,
      da Lúcia.

      Excluir
  11. "narrados" (rss)... nem sempre os dedos nos obedecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus dedos também, vez em quando teimam na desobediência rsrs...são eternas crianças...rsrs

      Excluir
  12. Foi muito aborrecido não terem devolvido o que, com tão boa vontade emprestaram, Lúcia, mas, as pessoas, infelizmente nem sempre são corretas. Admiro a sua luta e a de seus irmãos para reaverem tamanha preciosidade e acho muito bem que faça a vontade ao seu Pai. Além de ser um gosto, pois nota-se que a Lúcia faz este trabalho com muito prazer, é uma maneira de homenagear o grande esforço feito pelo seu pai. Além do mais, Lúcia, a publicação iniciou-se no ano do meu nascimento, por isso, vá lá...não desanime...
    Estarei aqui para acompanhar com certeza. Um beijinho e parabéns pelo seu trabalho. Um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai ficou aborrecido, passando para mim, o aborrecimento. O tal crítico "sumiu"...Depois, demos por perdidos. Em 1977, meu pai faleceu. Em 1980 li o anúncio de falecimento do crítico-escritor. Agora, sei onde se encontra o grande acervo dele. Mas agora, já não me interessa, recuperei a biografia, publicada em jornal, da forma que aí expus.

      Que legal, Emília, 1952 ser o ano que você nasceu. Acompanhe, então. Ficarei feliz, com a sua presença aqui.
      Bom final de semana e beijinhos,
      da Lúcia

      Excluir
  13. Querida amiga Lúcia

    Admiro-a por esse trabalho que tem desenvolvido em prol da divulgação da História da sua família, através de pesquisas intensas, documentando tudo com o cuidado de profissional.

    Agradeço-lhe, portanto,tudo o que nos tem trazido nos seus relatos e agora também a promessa da publicação no seu blog da biografia desse grande homem, seu tio-avô paterno, Manoel de Oliveira Paiva. Ficaremos a saber não só passagens da sua vida vistas a uma outra luz, como também revisitaremos a escrita fluida e envolvente do seu pai.

    Aguardo pois... :)

    Bom domingo.

    Beijos Olinda

    ResponderExcluir
  14. Olinda, querida amiga, muito agradeço as suas delicadas palavras. O que faço, considero amador mas feito com imenso amor. Herdei de meus pais esse desejo de perpetuar a vivência da família, transportando-a para a escrita. Assim, foi meu pai e alguns ascendentes meus.

    Já comecei a preparar a postagem...no mais tardar 4ª feira próxima estarei compartilhando o primeiro capítulo...

    Uma boa semana!
    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  15. Um extraordinário trabalho, bem documentado, divulgando de uma maneira cuidada a história de família! muitos parabéns querida amiga por cada postagem que admiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, Lilá(s), fico grata com tão elogiosas palavras...Não imagina, você, o prazer que sinto em organizar esses dados e compartilhar. Não posso,nem devo, ficar com eles dentro de um baú..rsrs.

      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  16. Oi Lucia,

    que atitude magnânima a sua e de seus irmãos em resgatar a história desse seu tio-avô e sua obra. Fico triste por não conseguirem publicar novamente suas obras, mas espero que a blogsfera faça jus à sua menção de dividir conosco a sua obra.

    grande abraço, sucesso nas pesquisas

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos, deixam de publicar produções literárias que, muitas vezes se perdem e nunca são recuperadas...é triste sim, não poder ver esse trabalho de meu pai em livro. Ao menos na internet, alguns poucos tomarão conhecimento. Melhor que deixá-lo "enclausurado" rsrs.

      Obrigada, Leila, pelas forças das palavras!
      Beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  17. Querida Amiga:
    Li toda sua postagem mais diante de tudo que li não tive como sair sem comentar.
    Eu na verdade sinto uma enorme tristeza por você imagino o desejo de publicar tudo que seu pai deixou.
    Hoje posso dizer sem medo de estar falando besteira ,
    pois eu estou com meu livro já na editora em 26/6 vou buscar direto na editora fica mais barato eu buscar do que pagar o transporte moro a 75k de SP .
    Estou como se estivesse gravida com data marcada p/ o nascimento de um bebe.
    Eu imagino o quanto gostaria de ver isso tudo publicado num livro.
    Só de peço um favor me avisar toda postagem estarei aqui para ler e comentar.
    Estou pedindo esse favor por ter muitos blogs p/ visitar e nem sempre consigo fazer visitas por dificuldades mesmo e tudo isso leva muito tempo.
    Por favor ñ esqueça meu pedido não quero perder nenhuma dessas postagem.
    Linda semana beijos.
    Evanir.



















    so

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evanir, pelo carinho e por ser tão solidária.
      Que bom, que o "parto" já está próximo. Successo!!!

      Vou procurar me lembrar de avisá-la,a toda postagem rs

      Beijos, da Lúcia

      Excluir
  18. Olá...fico a aguardar...são coisas que gosto de saber!
    Olha, vim do Blog da Giovanna e ( como tu) também gosto de ler alguns comentário...e fiquei a saber que vós 2 sois professoras: eu também. Sou professora de Português, na cidade de Mangualde, distrito de Viseu.

    Um beijo
    BShell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde, minha querida, creio que vai gostar rsrs
      É, gostei tanto do Blog da Giovanna, e também do comentário dela lá professor Aluisio...professor, atrai colegas...é classe unida, amiga. Que bom, Blue Shell, somos um grande grupo, na chamada blogosfera.
      Quando eu for a Portugal, irei conhecer você em Mangualde, Viseu, e a sua escola...

      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  19. Lúcia,
    A sua herança cultural e,principalmente,familiar é maravilhosa e dá muito gosto mesmo em ser compartilhada.Hoje,são diversas as formas para fazê-lo e a Internet com os E-books ajuda muito a romper qualquer fronteira geográfica.A mim faria muito prazer poder adquirir seja a biografia seja como romance.
    Abraço carinhoso dessa cearense que mora longe,mas de suas raízes também muito orgulhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha conterrânea querida e sempre bem-vinda Bergilde!
      Não tenho outra saída, não posso mais esperar. Inclusive, já havia "apelado" para um intelectual de Fortaleza, dando-lhe um cópia, para ver a possibilidade de uma universidade, ou outra instituição cultural "apadrinhasse" a causa. Será publicada, aqui, com muito prazer e cumprindo uma promessa...será uma "nobre" missão, para mim.

      Sei que você se orgulha de ser cearense!!!

      Um afetuoso abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  20. Lindo sempre, interessante te ler e será um belíssima homenagem, sem sombra de qualquer dúvida! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorável chica, é sempre muito bom ver essa "joaninha" por cá, simpática e colorida. Obrigada, pelo carinho.

      Beijinhos e tudo de bom...
      Lúcia

      Excluir
  21. Querida amiga Lúcia
    Penso que já lhe disse que gosto imenso de ler biografias.
    Será, poe isso, um prazer enorme ler a que vc vai, tão gentilmente, pôr à nossa disposição.
    Farei os possíveis por não falhar nenhum episódio...
    Acho muito louvável a sua decisão de dar a conhecer esta obra. Só lamento que não consiga publicá-la, já que era esse o seu desejo... Mas o que a impede de o fazer?

    Lamento muito que o comentário que vc tinha escrito lá na minha «CASA» tenha sumido. Sabe que gosto imenso de ler os seus comentários - não pertencem àquela categoria que eu classifico "de circunstância" - dá para entender??? :)

    Minha amiga, ficarei aguardando...
    Até lá, uma semana feliz e beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já disse sim, Mariazita...venha ler, então, será um grande prazer ter a sua opinião.
      Obrigada, pelos elogios. Como eu só publico uma vez por semana, fica mais fácil, "calcular" o tempo.

      Eu entendi, sobre a classificação e concordo com você. às vezes "me seguro", para não ser indelicada, com certas "investidas"...
      Quanto ao sumiço do meu comentário, acho que cliquei errado em algum lugar aqui no PC. Vou já lá, na sua CASA...

      Beijinhos,
      da Lúcia

      Excluir
  22. Vai ser um gosto, Querida Lúcia, quer ler a biografia, quer saborear a sua forma de escrever.
    Cá estou te esperando.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu, querida, venha sim, acho que vai agradar, meu pai era um romântico,muito amoroso com a família, Tudo isso está em seus escritos.

      Abraço, querida amiga,
      da Lúcia

      Excluir
  23. Amei sua visita e seu gostoso comentário em meu blog.

    Um das coisas que amo fazer é ensinar e agradeço a Deus que me deu esse dom precioso e ainda quero fazer muitas coisas.

    Estarei acompanhando a trajetoria do seu blog.

    Um grande abração pra ti
    Giovanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamou a minha atenção, o seu comentário no blog do Professor Aluisio...senti seu grande fascínio por ser professora. Também, sou fascinada, pelo ensino.

      Agradeço, seu carinhoso comentário. Aguardo, você!

      Um terno abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  24. Permita-me sugerir que faça publicação da biografia em caítulos para que não tenha publicação grande demais. Considero de pouco proveito publicações grandes demais inseridas aos blogs. Entendo serem os blogs destinados a publicações mais sintéticas pra que além de não ficarem enfadonhas nos permita navegar por outros blogs ao invés de ficarmos presos a um só.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, Cadinho, que ao me despedir, na postagem acima, digo que voltarei com a biografia de Manoel de Oliveira Paiva I - Sua origem materna. Ou seja, publicarei em capítulos...

      Obrigada, um abraço,
      da Lúcia

      Excluir
  25. OI LÚCIA!
    CONCORDO COM O CADINHO, EU ADORO HISTÓRIAS, PRINCIPALMENTE FAMILIARES,ACHO-AS DE UMA RIQUEZA ÍMPAR, MAS AS VEZES AS PESSOAS PECAM, EM COLOCAR TEXTOS MUITO EXTENSOS.
    COMO DISSESTE JÁ HAVIAS DITO COLOCÁ-LOS EM PEQUENOS CAPÍTULOS, VOU ADORAR LÊ-LOS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Fernanda, ocorreu "algo" inusitado...eu sou a única administradora desse blog...Vou pesquisar, o "algo".

      Excluir
  27. Lucia: É sempre bom recordar os nossos antepaçados e principalmente da familia mais chegada quando vi Manuel de Oliveira até pensei que era o nosso Ciniasta Manuel de Oliveira quem tem 103 anos e ainda não parou de trabalhar.
    Adorei ler o teu texto achei perfeito.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recordar, é muito bom, Santa Cruz, principalmente sobre afamília. Conheço bem o Manuel de Oliveira, o cineasta, e muito o admiro. Há dias, assisti a uma sua entrevista.

      Obrigada, pelas palavras...
      Um beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  28. Lúcia querida,

    É sempre bom vir até aqui e reler-te...como gosto de ler livros de 580 páginas ou mais,não me canso com tuas narrativas...se quisesse ler pouco procuraria alguns "sítios"onde só se encontram futilidades...
    Gostei de saber que te sentes minha irmã gêmea,também me sinto assim quando te leio,gostamos das mesmas coisas,mesmo morando tão longe.Tuas visitas me fazem muito feliz.
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vou ao seu "Sonhos e Encantos", Leninha, eu sonho e me encanto MESMO, com as narrativas tão próxima a meu universo daquela época...
      Pois é, amiga, quem leu Os 10 volumes de Os Miseráveis,ou toda a Trilogia de Érico Veríssimo e outras imensas obras, não se cansa em ler postagens longas. Quem não quer ler, não leia...ninguém obriga!

      Obrigada, querida amiga, fico feliz com as suas vindas. Beijinhos,
      da Lúcia

      Excluir
  29. Que bonito, Lúcia, uma família repleta de escritores e intelectuais! Parabéns! O Brasil precisa de gente assim. Muito obrigada pelo generoso comentário sobre meu "Esquinas Improváveis"! Gostei de saber que meu protagonista fez você se lembrar de seu irmão. Isso mostra que consegui criar um personagem crível. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla Ceres. Seu "Esquinas Improváveis", para mim é extraordinário. Quanto ao meu irmão, Carlos Paiva, era a criatura mais inteligente e doce, que já conheci e, como todo boêmio, feito o Luis, adorável. Qualquer dia, publico aqui algumas crônicas dele...

      Beijos!

      Excluir
  30. Lúcia,

    Seus artigos são tão envolventes, que nos transportam no tempo, e temos a sensação de que estivemos lá, junto dos personagens, fazendo a História.

    Parabéns, amiga!

    Paz e Bem! Beijos e bfs
    Socorro Melo

    ResponderExcluir