quinta-feira, 7 de março de 2013

ALTO SANTO

Do CEARÁ: cidades de A a V (VIII)

O município de Alto Santo, está a 241 quilômetros da capital do Ceará, Fortaleza, na microrregião do Baixo Jaguaribe, mesorregião do Jaguaribe. Sobre a sua toponímia e história, fiz várias buscas e optei por trazer a versão de um blog, monitorado por duas professoras - Patrícia e Núbia...
Professoras Patrícia (D) e Núbia (E) (clubeleitor 10's Blog).
e também a versão do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
Primeira versão:
A Origem de Alto Santo
(Núbia e Patrícia)
São muitos, os alto-santenses que, ao longo da história destacaram-se em diversas atividades. Alguns testemunharam o início da nossa civilização, outros deram continuidade. Alguns viram a história passar, outros fizeram a história. A História das famílias de Alto Santo, começou com a viúva,cujo nome era Josefa Dias, que se dizia proprietária de uma grande quadra de terra cujo coração era no lugar onde está hoje a cidade de Alto Santo. O primeiro nome de nossa terra era Utuva na língua indígena, significando U=água  e tuva=abundante. O segundo nome foi Alto dos Bodes, pelo motivo de criação da viúva. Posteriormente foi Alto da Viúva, em homenagem à suposta proprietária.
Depois de residir muito tempo nessa fazenda, apareceu um padre querendo tirar as terras. Esse padre, dizem, era de Quixeramobim e chamava-se Padre Holanda.
A viúva, que tinha dois filhos, mandou um a Salvador, Bahia, buscar os papéis (documentos) da referida propriedade, porém o filho nunca mais voltou. Tempos depois ela mandou o segundo filho e este teve a mesma sorte do segundo. A pobre viúva, tornando-se só viu-se obrigada a deixar a propriedade refugiando-se em lugares além. A viúva indignada, na hora da saída rogou praga sobre o lugar desejando que aqui não houvesse desenvolvimento. Tempos depois, dois padres vieram a Alto Santo, à procura de um "corpo santo", que diziam aqui estava sepultado. Daí veio o nome de Alto Santo, porque o corpo foi encontrado num alto chamado Monte das Graças, onde hoje está a capelinha de Nossa Senhora de Lourdes, porém este fato é uma lenda porque não há nenhum documento que prove que esse fato aconteceu.
Com o desaparecimento da viúva, essa terra começou a desenvolver, fundaram uma igreja por volta de 1866, onde eram sepultados as pessoas que faleciam no lugar. Os brancos eram sepultados no centro da matriz, enquanto os negros eram sepultados nos arredores dela.
Autoras: Professoras Núbia e Patrícia (Fonte: clubeleitor 10's Blog).
..........................................................................................
Segunda versão:
Alto Santo- Ceará-CE
Histórico
(IBGE)
Coube ao Capitão Simplício de Holanda Bezerra, fazendeiro e proprietário de terras no reduto e arredores circundantes, a iniciativa de construir uma capela (1866), tendo como objeto de inspiração religiosa ao Menino Deus. A Paróquia, vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte, instituiu-se  a 20 de setembro de 1921, sob a invocação do Pequeno Grande, tendo como primeiro vigário o padre Francisco de Assis Castro Monteiro. Existe sob a jurisdição paroquial dois templo, sendo um dedicado ao Menino Deus e a outra à Nossa Senhora de Lourdes.
Topônimo
Parece vir de Utuva, ou, mais precisamente, Utuba, significando "Água Abundante", de U(água) e Tuba(quantidade)
(Fonte: IBGE , na Wikipédia, sobre Alto Santo)
....................................................................................
Capela do Monte das Graças,consagrada à Nossa Senhora de Lourdes. 
A igreja Nossa Senhora de Lourdes, vista pela lateral...
...e aqui, em outro momento, pintada  em outras cores...
Igreja Matriz de Alto Santo, consagrada ao Menino Deus...
Matriz de Alto Santo , e a Praça Menino Deus...
A igreja matriz, em pintura mais sóbria, com seu belo Cruzeiro e
 escadaria, que levam à Praça Menino Deus, padroeiro da cidade.
(Fotos: blog da Escola Francisco Nonato Freire- Alto Santo-CE).
......................................................
 Açude Castanhão
Oficialmente "Açude Público Padre Cícero", o Castanhão é o maior açude público para múltiplos usos no Brasil. Concluído em 2003 , sua barragem fica localizada no município de Alto Santo,no Ceará. 
Abrangendo outros municípios,além de Auto Santo, a construção do 
 açude causou grandes impactos, inundando uma cidade inteira...
Em Jaguaribara, 3.650 pessoas foram removidas da área urbana, além de grande parte  da população rural residente em Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaribe, totalizando cerca de 12.000 mil pessoa. O reassentamento foi compulsório, afetando a qualidade de vida da população.
O Sertão que virou Mar...
O Castanhão está localizado em pleno Semi-árido Nordestino, nos 
limites de Alto Santo, Jaguaribe,Jaguaretama e Nova Jaguaribara.
c
O belo "paredão" da Barragem do Castanhão...
...aí, com as comportas semi-abertas...

Notas:
1- O Açude Castanhão , oficialmente denominado "Açude Padre Cícero" (nome que não "pegou"), abrange os municípios de Alto Santo, Jaguaribe, Jaguaruana e Nova Jaguaribara;
2- Com a inundação de Jaguaribara, a nova cidade passou a denominar-se Nova Jaguaribara.  
2-  O Açude Castanhão, é o maior açude de usos múltiplos da América Latina;
3-  O Distrito Castanhão  pertence ao município de Alto Santo.
Fontes: Wikipédia, DNOCS, IBGE
...........................................
Conflitos, Histórias & Lendas 
Alto Santo reivindica  a posse "de direito"que Tabuleiro do
Norte tem há 50 anos sem que houvesse contestação(parte em
vermelho). São mais de 200 quilômetros, com 22 comunidades.
Houve audiência pública em em 2011. Segundo os noticiários
o motivo principal é PETRÓLEO. (Fonte: Diário do Nordeste).

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Até a próxima semana...............Um abraço!

87 comentários:

  1. Um excelente post Lúcia, muito bom saber sobre um pedaço tão bonito do nosso País.
    As fotos demonstram.
    A abertura das compotas impressionam, sempre.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lis. Sinto prazer em mostrar as cidades da minha terra. Um forte abraço!

      Excluir
  2. Muita informação que continuas a oferecer-nos sobre esta área do Brasil, tão esquecida por vezes, mas tão rica em história, como o tens provado. Interessantes todos estes acontecimentos que nunca sabemos com exatidão se são lendas ou se têm algo de real. No entanto é assim que surgem muitos nomes tanto de lugares, quanto de cidades e até de locais de peregrinação. Obrigada pela partilha de todos estes factos e também pelas fotos. Cá estarei para continuar as minhas lições de história e também para matar a minha curiosidade sobre a quantidade de cidades só com a letra A... (Brincadeira!!!) Fica bem, amiga e um beijinho cheio de carinho
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda virão muitas cidades com a letra A, Emília, é o que mais tem... O Nordeste sempre foi o meia esquecido. São tantas as histórias e lendas, que até se confundem.
      Volte sempre, amiga.
      Muito carinho, num beijo, da Lúcia

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já lhe disse, Sr André, que este blog não é painel de propaganda comercial.

      Excluir
  4. Quanta riqueza histórica por este nosso país...histórias e lendas saborosas na voz do povo e sonhos idealistas de transformação.Tudo muito bonito e nos faz viajar e incorporar cada
    pedaço de terra com orgulho e admiração.Mas o que mais me emocionou foi a presença da memória viva da cidade, de uma pessoa que construiu a memória de uma cidade, com um trabalho praticamente acadêmico sem ter formação para tal, só com a intuíção e a força interior de uma
    intelectualidade particular e própria.Quanta gente de valor que existe por tantas cidades.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico maravilhada, Garaciaba, com a riqueza que tenho descoberto. Não tinha muito ideia da de que fosse tanto.
      Busco as paisagens belas e as "figuras" importantes, seja em que área for...quero saber da cultura patrimonial, seja material ou imaterial. Ás descobertas são impressionantes. São muitos os valores existentes.

      Obrigada, pelo comentário, enriquece mais o conteúdo aqui trazido.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Boa noite minha querida !!!
    Sempre saio daqui mais rica historicamente...grande pesquisa hém !!!!!!!
    Lendo sobre esse dia vejo tantos exemplos que indicam quem é a mulher num todo.Se não bastam esses exemplos para mostrar o quão forte é você como mulher,por favor ,aproveite esse dia ,olhe para si mesma e se veja,que a força faz parte da sua natureza,ela está ai bem dentro de você.
    V*I*V*A****A****M*U*L*H*E*R*******

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda amiga escritora. Fico feliz, com a sua presença e comentário de forte incentivo para mim. Obrigada, por vir. Nesse dia especial, dou-lhe um carinhosíssimo abraço, Severa.
      Viva a Mulher!

      Excluir
  6. Nosso Ceará tem muita história pra ser contada por estudiosos e pesquisadores como você.Fico encantada cada vez que venho aqui pela riqueza de conteúdo e imagens que você propõe nestes registros,parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tem , Bergilde! Há realmente muitos pesquisadores da sua história. Eu gosto de pesquisar e apresentar por aqui. Obrigada, um forte abraço!

      Excluir
  7. Entendo que as Autoridades Públicas deveriam ter um olhar especial sobre todo o trabalho que hás desenvolvido neste te Sítio. É algo difícil de coligir para mostrar assim deste modo.
    Hacho que já descobri mais "intimidades" do Brasil que em tudo quanto li até aqui em outros Documentos.
    Parabéns




    Beijos



    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Autoridades Públicas, na maioria, não se preocupa com o patrimônio histórico da terra. Suas ambições, são bem outras, quase todos só querem é aumentar o seu patrimônio particular...Obrigada, SOL, pelo carinho! Beijos.

      Excluir
  8. Mais um lugar maravilhoso. O Ceará é lindo demais, Lúcia. Adorei o açude e a história da praga da viúva. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha intenção é mostrar o máximo que eu puder. Existem históricas incríveis. Beijos!

      Excluir
  9. Oi Lúcia!
    Magnífico post!
    Um verdadeiro aprendizado, obrigada por dividir conosco tamanha riqueza!
    Beijos e um feliz e abençoado dia!
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariangela! Obrigada, pelas palavras e carinho.
      Tenha um lindo final de semana.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  10. conhecendo mais um pouco do teu lindo país....
    beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha sempre, é um prazer, Ana.
      Feliz final de semana, um beijinho

      Excluir
  11. Olá Lúcia,
    Vou, aos poucos conhecendo um pouco do teu país.

    Como deves calcular conheço até 7 setembro de 1822 e aquele episódio do Ipiranga. Depois as coisas vão-se esvanecendo. Mas gosto sempre de ler...

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, JP. O país é imenso, você sabe, e há muito o que mostrar. Olha que mostro aqui, apenas o Ceará.
      Venha sempre, cebé um prazer, ler seu comentário.
      Beijos!

      Excluir

  12. Olá Lúcia,

    Bela blogada.
    Curiosa a primeira versão sobre a origem de Alto Santo.
    Gostei muito da reportagem do vídeo e também das imagens.

    Na oportunidade, deixo a você um abraço especial pelo Dia Internacional da Mulher.

    Beijo e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De blogada em blogada, mostra-se uma terra amada.
      Obrigada, Verinha, ontem lembrei e desejei felicidades às maravilhosas mulheres
      Um bom final d semana e beijos!

      Excluir
  13. Boa tarde Lúcia,desejo um dia muito especial a você mulher que sempre nos presenteia com suas histórias maravilhosas. bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lo. Só agora, li sua mensagem. Ainda que atrasado meu carinhoso abraço.
      Obrigada, por vir sempre. Beijos!

      Excluir
  14. Olá Lúcia,boa tarde.....

    Parabéns por mais esta maravilhosa lição de geografia (e de história também), que aliás sempre nos dá com os seus belos textos...!!!
    Aos poucos vou conhecendo o Ceará...
    É fantástico...!!!
    É mais uma bela cidade....!!
    Adorei o video..
    Um abraço Lúcia e tenha um fim de semana feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Albertina!
      Obrigada, pelas elogiosas palavras e carinho. Ainda terão muito que ver, da minha amada terra. Ainda estamos no A...Em cada uma delas, encontro algo especial, incomum.
      Um beijo, amiga, bom final de semana.

      Excluir
  15. Se cada um valorizasse sua terra como tu o fazes, seria lindo! Belo post! beijos e feliz dia das mulheres! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi principalmente caom o meu pai, a dar esse valor e amar muito à minha terra.Agora, teno oportunidade de mostrá-la aqui. Um abraço, pelo dia da mulher, ontem, e beijinhos, hoje!

      Excluir
  16. Minha amiga mais um post fabuloso, adorei principalmente as fotografias das igrejas. Um Feliz dia da Mulher.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria querida. Dou-lhe um abraço pelo dia da mulher, transcorrido ontem. Tenha um gostoso final de semana. Beijos, da Lúcia

      Excluir

  17. Querida Lúcia

    Alto Santo maravilhou-me. Uma cidade que antes era 'Água Abundante', com uma lenda nas suas origens, com um 'Sertão que virou mar', uma cidade com História.

    Aliás,todos os seus posts demonstram um grande nível nas suas pesquisas e naquilo que nos transmite da alma da terra.

    Minha amiga, hoje é o NOSSO DIA, desejo-lhe muita alegria e saúde, hoje e todos os dias.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cidades, vão mudando de nome, dependendo do povo que a habita. Muitas se iniciaram ainda com os índios, que batizam com a sua língua. Vem o homem "branco" e a rebatiza. Prefiro o nome indígena, sempre!
      Obrigada, querida Olinda, pelos carinhosos elogios.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  18. Oi Lúcia , hoje passando , apesar de atrasada para te desejar um LINDO DIA INTERNACIONAL DA MULHER., O dia está terminado,em suas comemorações pelo mundo afora, mas para nós mulheres ela sempre recomeça após cada batalha diária vencida.
    Muito interessante a postagem , uma cidade inundada, para a construção do açude, e belas imagens. A Igreja com a escadaria, daria um belo quadro.Adorei.
    Amanhã volto com mais tempo para conferir as postagens anteriores que perdi. Esta semana foi muito corrida pra mim. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pela mensagem, pelo dia da Mulher. Foram muitas as merecidas homenagens. Também pelos carinhosos elogios às postagens. Tenho encontrado imagens belíssimas e histórias interessantes. Tenho muito prazer em trazer. Volte sempre!
      Um forte e carinhoso abraço.

      Excluir
  19. Obrigada, Inês, só vi hoje as ontem desejei felicidade para todas as Mulheres. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Lucia querida,
    Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário tão carinhoso.
    Adorei tua postagem, são lindos os recantos que colocaste. As igrejas são merecedoras de serem pintadas em telas.
    Não sei se já viste no meu arquivo do blog as igrejas que pintei.Todas elas são das cidades históricas de Minas quando lá estive passando uns dias em visita a amigos.
    E pelo dia de ontem, embora com atraso de um dia, espero que tenhas passado um feliz dia.
    Todo dia é nosso dia, não achas? embora não sejamos célebres para a humanidade, mas temos o nosso valor na luta cotidiana o que nos faz uma mulher heroína.
    Um grande e afetuoso abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que vou ao seu recanto lindo, vejo a página atual e algumas anteriores. Já vi telas com paisagens e igrejas. Você é uma grande artista. Gostaria de pintar mas, não tenho talento para tal.
      Obrigada, pelo comentário e lembrança.
      Meu carinho, num abraço.

      Excluir
  21. Oi Lúcia,
    Que linda é Alto Santo! Me fez lembrar da cidade que eu nasci, as ruas com casinhas de porta e janelas saindo direto na calçada.
    Que graciosa a capela de Nossa Senhora de Lourdes pintada de amarelo!
    Gostei mais da história das duas professoras, acho que é mais plausível, mais típica do bicho homem (rsss).
    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estela, à cada cidade que "descubro", fico mais encantada com tantas peculiaridades na história, na sua gente. Esqueci de por a igreja pintada de branco, percebi que a paróquia gosta de variar as cores. Estou com você, "voto" na versão das professoras.
      Xêro

      Excluir
  22. Oi Lúcia!

    Eu amo essas cidades do interior. E gostei muito de saber sobre Alto Santo. Estou acompanhando seus posts sobre as cidades e amando.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma!
      São cidades cheias de encantos, que muito preservam de seu patrimônio, história...Volte sempre, é um prazer!
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  23. Oi Lúcia,boa noite!
    Gostei muito de saber sobre Alto Santo,
    uma verdadeira aula.
    As imagens são graciosas,principalmente das igrejas.
    Bjs e boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Clau, que bom que você gostou. Trago o que que considero interessante, de forma mesmo um tanto didática(sou professora rs).
      Boa semana, beijos!

      Excluir
  24. Que posso dizer mais cara amiga Lúcia?
    Este deambular por tempos, por sítios e por acontecimentos são lições vivas da história desse Ceará, desse povo que me encantou.
    Espero, um dia, ainda poder voltar!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Manuel, cada página, um pouco da história daquela cidade, o que mais lhe sobressai. O Ceará tem muita história a ser contada.
      Espero que volte aqui e me procure!
      Beijos

      Excluir
  25. Passando para ler, ver e aprender..saindo enriquecida!
    Lindas lições, maravilhosas partilhas!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer, Lilá(s), a sua visita assídua. Essas histórias precisam ser contadas, são simples mas interessantes.
      Beijos

      Excluir
  26. Querida amiga, obrigada pela visita.

    Estes lugares são tão bonitos, a igrejinha é uma graça. Como será por dentro?! A foto do alto mostra bem ela centralizada, a cor favorece a localização.

    Desejo uma otima semana, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus blogues são muito agradáveis de serem visitados: bonitas e inteligentes postagens. Esqueci de trazer a igreja pintada de branco, para mostrar a diferença, o contraste.
      Obrigada, Sissym, boa semana e beijos

      Excluir
  27. Parabéns pelo extraordinário trabalho de divulgação que está realizando aqui!

    Excelente semana, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada São, quando a gente ama quer que todos conheçam o "ser" amado...Amo o Ceará! Um beijo,amiga!

      Excluir
  28. Aos poucos, me mostras um novo Ceará; obrigado. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de mostrar, a terrinha amada, Árabe. Um abraço!

      Excluir
  29. Querida amiga Lúcia !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Passando para deixar meu abraço
    e carinho.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 11/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler as suas poesias, é delicioso, Poeta!
      Obrigada, por vir sempre e pelo carinho.
      Um beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  30. Uma lenda bonita que nos faz desejar saber mais e mais.
    Todas as terras tem assim uma origem numa lenda , mas o importante é como elas se desenvolveram pela capacidade de alguns que souberam lutar pelo desenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também desejo sempre saber mais...Muitas das histórias são passadas oralmente e não dá para afirmar com certeza se são verdadeiras ou lendas...mas, sempre há um quê de verdade...acho! O que vale é o que constatamos!
      Um abraço, Coelho

      Excluir
  31. OI LUCIA!
    MUITO LEGAL, LER-SE SOBRE AS LENDAS DE UM LUGAR E AO MESMO TEMPO TOMAR CONHECIMENTO DA HISTÓRIA QUE TÃO BEM RELATAS, SEMPRE DOCUMENTANDO, O QUE DÁ A DEVIDA VERACIDADE ÀS MESMAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho, muito legal, tudo isso que conta a história do lugar. Busco o que é possível, para ilustrar com veracidade...faz parte da pesquisa.
      Obrigada, Lani, por vir sempre. Um abraço!

      Excluir
  32. tanta água no Sertão!

    e que não se zanguem pelo petróleo...

    um beijo, Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre mas quando há, é um colosso!
      Não, petróleo é ouro.
      Beijo, manu!

      Excluir
  33. olá Lúcia

    é lindo tudo o que voce escreve. gosto muito de aprender com voce .sou muito feliz com seu carinho. voce me prestigia.

    me honrra com suas visitas

    feliz semana

    beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pereira, obrigada! Gosto muito de ler e reler as lindas quadras poéticas com que você nos brinda. E saiba que a sua presença aqui, apreciando e comentando é de grade prazer.
      Beijos, amigo!

      Excluir
  34. Gosto de ler histórias do nosso Brasil.
    Muito bem contadas aqui no seu blog.
    Verdades ou lendas são a nossa memória.
    Obrigada pela visita. Beijos. Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho contado a história das cidades cearenses, um bom bocado, de nosso Brasil. As histórias e lendas se misturam, com beleza pura.
      Obrigada, por vir. Um beijo!

      Excluir
  35. Lucia,bem interessante a história de Alto Santo e gostei demais das imagens tb!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante, sim, Anne. Eu e encanto e gosto de passar adiante. Obrigada, beijos!

      Excluir
  36. Você narra a história das cidades de uma forma que encanta a quem tem o privilégio de ler.
    As imagens eu gosto muito de ver.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei essa forma, Élys, e que bom que tem agradado. Há imagens lindas, realmente. Obrigada, amigo, um beijo!

      Excluir
  37. Lúcia,
    Vendo aqui no seu blog como está o Castanhão, fico lembrando que fui visitar as obras do Castanhão, no comecinho...Quanta diferença. Não sabia que ficava também em Alto Santo. Aliás, não sabia das origens do nome da cidade, adorei saber das versões.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro, Adriana, de quando começou a construção e depois a retirada da população de Jaguaribara, que seria, e foi alagada totalmente. Alto Santo, é uma das cidades onde está o Castanhão.
      Obrigada, e beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  38. Daqui a pouco já posso dizer que sei muito sobre o Brasil! Penso que já é inata esta propensão para dar voz a essa Terra Linda que é desde sempre o encanto das gentes de todo o mundo.
    E hoje Lúcia, mais fotos que ajudam a situarmo-nos na historia e geografia desse país imenso. E o capitão Bezerra, não era da família?
    Maravilha esse dom. É um prazer enorme.
    Grande abraço, historiadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é só o começo, Manu, ainda estamos na letra A, até chegar o V, ponha tepo e "aprendizagem" sobre o Brasil rsrs....
      Procuro cercar as informações com material didático, já que sou professora. Fica tudo bem clarinho!
      É bem possível que o capitão seja meu parente, meus Bezerra são daquela região(vou pesquisar).
      Obrigada, amiga, forte abraço!

      Excluir
  39. ahh quero conhecer tudo isso...

    tuas aulas me dão comichão...rs.


    obrigada minha mestra querida.

    saudades.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha cá, minha discípula, pra conhecer o Ceará e a "mestra" querida.
      Beijos e saudades,
      da Lúcia

      Excluir
  40. Que lindas imagens! E pensar que tão pouco conhecemos desse grande Brasil. Você está fazendo um trabalho especial, nos apresentando a essas cidades e a sua história. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marilene querida. Esse, é um importante meio de dar a conhecer as nossas cidades, da menor à maior, da mais rica a mais simples...nas suas histórias.
      Beijos.

      Excluir
  41. Querida Maria Lúcia:
    Ao fim de horas e horas diante do meu computador moribundo,eis que encontro o seu blog.Mas que alegria!Tenho por norma agradecer todos os comentários que me fazem, mas quando lhe respondia raras eram as vezes em que o agradecimento não vinha para trás.Então começo por agradecer o último comentário que teceu a uma das minhas últimas postagens e agora vou falar do impacto que o seu blog teve em mim.
    Acho-o espantoso.É assim destes blogues que eu gosto:todo documentado, com fotos, com pesquisa e até um vídeo de uma reportagem feita por uma cadeia de televisão.Adorei!Aprendi muito sobre a região(até mapa colocou)que não conhecia. Pensava que a maior barragem era a que fica junto da foz de Iguaçú e estava enganada. As fotos são lindas, porque o local também o é.Gostei de ver as duas igrejinhas em estilo«naif»(o meu computador não tem trema)-desculpe-me a expressão mas é a única que me ocorre neste momento.Tudo um encanto.Vou aparecer mais vezes para ver as postagens mais antigas.Isto são autênticas aulas de História e Geografia de que tanto gosto.
    Muitos e muitos parabéns.
    Continuação de uma boa semana.
    Um abraço da
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Que bom, que você me encontrou e conseguiu postar esse elogioso comentário. Obrigada, volte sempre!
      Um forte abraço!

      Excluir
  42. Vim correndo te agradecer tuas palavras sempre cheias de carinho querida Lúcia.
    Ès uma querida e linda amiga e sei que estarias presente sim!
    Um grande abraço querida, e bom fim de semana
    com muita saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu gostaria de ir, querida Manu...juro!
      Obrigada, pelo carinho, saiba que a recíproca é verdadeira. Bom final de semana. Beijinhos!

      Excluir
  43. Uma bela cidade. Muito interessante as duas histórias. Gosto de lendas.
    Engraçado que a igreja do monte das graças, seja dedicada a Nª Sra de Lourdes. Se fosse em Portugal, monte das graças seria Nª Srª da Graça.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  44. Fico sempre mais rica quando venho aqui.
    Você nos dá sempre boas leituras, imagens deslumbrantes e um grande aprendizado do nosso Brasil.
    Parabéns sempre querida Lúcia, fica com Deus, bjs

    ResponderExcluir