quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ABAIARA

Do CEARÁ: cidades de A a V ...
Vista aérea, atual, de ABAIARA, Sul do Estado do Ceará (google)
Foto aérea de Fortaleza, anos 1940...(Arquivo Nirez).
Nasci na capital do Ceará, Fortaleza, cidade litorânea, mas sou fascinada pela vida do interior. Já tive oportunidade de relatar, nestas  "páginas" , como vivenciei com alegria as muitas férias que passei, quando criança, em Baturité,  a 104  quilômetros de Fortaleza. Apreciava ver, da janela do trem, a Serra de Aratanha, onde se inicia o Maciço de Baturité. Gostava, quando o trem parava nas estações e via aquele burburinho de passageiros que se misturavam aos vendedores ambulantes...Estas "visões", estarão sempre na minha memória...elas me encantam, ainda...


Passei o final do ano 2012 e início de 2013 no município Pereiro, distante 333 quilômetros de Fortaleza. Esta minha estada em Pereiro, fez brotar em mim o desejo de mostrar, aos meus seguidores e demais visitantes, um "bom punhado" de cidades cearense, do interior, com um pouco de sua toponímia e sua história. 

Sendo eu uma "pesquisadora" que "prima" pela organização arquivística, passarei a postar "CEARÁ,: CIDADES, de A a V", dentro de uma ordem alfabética , tendo escolhido "ABAIARA" como a primeira da série. Tenho sempre grande interesse em conhecer as origens de uma terra, de como nasceu,  de como vem crescendo...suas belezas e os problemas, trazidos com o progresso...

ABAIARA - CEARÁ...
Localizado no Sul do Estado do Ceará, microregião de Brejo Santo.
Igreja do Sagrado Coração de Maria. 
Abaiara: quando chove, o verde aparece...lindamente..
Etimologia: 
O topônimo ABAIARA, vem do tupi e significa homem ilustre ou homem rei. Sua denominação original era São Pedro, depois Dom Pedro II e, desde 1943, Abaiara.

História:
As terras localizadas no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri.
Os integrantes  das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram toda a região do Cariri, catequizaram  os indígenas e os agruparam em aldeamentos ou missões.
Os resultados destes contatos e descobrimentos, desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério que as levariam a aumentar o seu patrimônio material além de aumentar o seu prestígio pessoal junto à corte portuguesa.
A busca do metal precioso nas ribanceira do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e como consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. 
Abaiara, como núcleo urbano, surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda de gado.
(Fonte: Wikipédia).

POLUIÇÃO, do Rio Salgado :  DIVULGAR,  É PRECISO!
O Rio Salgado. Hoje,no lugar do ouro, muito LIXO...
Rio Salgado em Lavras da Mangabeira - (Foto: blog de Lavras)
Rio Salgado - Boqueirão de Lavras(foto: blog de Lavras)
O Rio Salgado, nasce no distrito de Lameira, ao pé da Serra do Araripe, no município do Crato, com o nome de Rio Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada por 23 municípios. Os que são banhados pelo rio são os seguintes: Icó, Cedro,Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, com uma população estimada em 850 mil pessoas. A degradação, ocorre em todos esses municípios.

" É preciso a participação efetiva da gestão municipal, do Governo do Estado e dos moradores. Há necessidade de uma definição de política conjunta com os municípios diretamente afetados pelo problema", disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, na coluna MEIO AMBIENTE, o professor João José Anselmo dos Santos, agrônomo e Coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que acompanha, desde 2008. os agravos da situação do Rio Salgado.
(Fontes:- Jornal Diário do Nordeste,de 31.12.2012, coluna MEIO AMBIENTE).
             - Blog SOS Rios do Brasil.

*******

Volto, na próxima semana.............................Um abraço!

62 comentários:

  1. Lindos lugares! Uma aula para quem lê o que você relata, Lúcia! Triste é ver o descaso humano com a degradação da biosfera!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Célia! sempre presente à Cadeirinha, obrigada!
      Gosto de arruar, por aí, à procura de lugares bonitos, ou não(quando mal tratados). Amo a minha terra e a minha gente e, portanto, quero apresentá-las aos meus leitores.
      É lamentável, essa degradação!

      Beijo,
      da Lúcia

      Excluir
  2. Um trabalho de pesquisa e de história que me parece muito interessante. Existem em todos os países cidades e vilas distantes que são desconhecidos.
    Porém cada cidade é um compêndio de história.

    Lamentável esse lixo na beira do Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coelho, amigo, obrigada por vir sempre. Eu gosto, desse tipo de trabalho: divulga e alerta!. As histórias, são ricas em seu enredo.O lixo, é o lado feio.

      Excluir
  3. OLÁ, COLEGA LÚCIA! QUE BOM É PODER CHEGAR NESTE ESPAÇO E ABSORVER TANTAS INFORMAÇÕES INTERESSANTES. IMAGENS COMO O LIXO ACUMULADO, SÃO GRITANTES E TRISTONHAS, MAS QUE COM CERTEZA, SERVEM DE ALERTA PARA TODOS NÓS QUE AS VEMOS, PRINCIPALMENTE, OS HABITANTES LOCAIS.
    TUAS POSTAGENS SÃO LEGAIS DEMAIS E VOCÊ FAZ ISSO COM MAESTRIA, PARABÉNS! :)
    COLEGA... NO ANO DE 2012, VOCÊ FOI UMA DE MINHAS SEGUIDORAS EM MEU BLOG "GAM DOLLS" E PODE PORTANTO, PARTICIPAR DE MEU CONCURSO CULTURAL DO ANIVERSÁRIO DO BLOG. DÊ UMA PASSADINHA POR LÁ E SEJA REDIRECIONADA À MINHA NOVA CASA VIRTUAL. ESPERO PODER CONTAR COM SUA PARTICIPAÇÃO EM COMENTÁRIO E SEGUINDO-ME.
    PARTICIPE DA BRINCADEIRA. SERÁ MUITO ESPECIAL TÊ-LA POR LÁ!
    GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA VOCÊ E FAMÍLIA! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dona querida. Quis mostrar também o lado "feio" da história de Abaiara.
      Já dei uma passadinha no seu blog, há dias. Voltarei, para ver as regras e participar do concurso.
      Bom final de semana. Um beijo!

      Excluir
  4. Adoooro foto de Igrejas. esta esta linda!

    saudades, mestra!


    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, de foto de igreja, toda cidade tem a sua e merece ser mostrada. Não achei, essa tão bonita rs...!

      Beijos!

      Excluir
  5. Só assim para conhecer o meu Ceará! Acreditas que mal conheço o interior, são poucas as localidades que já fui. Aqui poderei conhecer um cadim mais. :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheço pouco, o nosso Ceará. Tenho buscado explorá-lo pela net, o que é muito prazeroso, e me dá a oportunidade de trazê-lo aqui.
      Beijos,
      da Lúcia

      Excluir
  6. Infelizmente o Brasil, um pais tão rico de riquezas e belezas naturais sendo devastado e depredado ao longo de aua história.Vale a denúcia em todos o níveis de conscientização para que, quem sabe, desperte na conciência da sociedade a necessidade de se construir de fato uma política dee meio ambiente realmente interssada na preservação e na desconstinuídade do espírito depredatório da ganãncia e do lucro, e isto com certeza passa pelo poder político.E aí a coisa pega e é uma outra história.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Guaraciaba, país tão rico e tão maltratado, em todo o seu patrimônio, tanto o natural como o arquitetado pelos nossos talentos, tantos os materiais como os imateriais. Senti essa vontade, de mostrar o que é bonito mas também o que "enfeiado" por aqueles que deveriam preservar. Esta,é a parte triste, da história...que, também, não devemos esconder...

      Um abraço

      Excluir
  7. Olá Lúcia...!!!!

    Vou assim poder conhecer o Ceará, ao pormenor.... cidade por cidade....!!!
    Adorei a idéia..!!!
    Um abraço
    Albertina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro, mostrar o que e amo! Amo a minha terra!
      Espero você, Albertina, com prazer!

      Um abraço,
      da Lúcia

      Excluir

  8. Olá Lúcia,

    Belo trabalho de pesquisa.
    Gostei de conhecer a história de Abaiara. Muito bem contada e ilustrada. Lamentável a degradação noticiada.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verinha!

      Saber da histórias dos lugares e das pessoas,e depois assar adiante, é do que mais gosto!
      Há sempre uma degradação a contar, infelizmente...

      Beijo

      Excluir
  9. :))

    Enganei-me e escrevi o comentário deste post no post anterior. Assim, fiz copy e paste e trouxe-o para aqui. :)


    Querida Lúcia

    Gostei muito da sua iniciativa de nos servir de guia nesta visita às cidades do Ceará, trazendo-nos as suas origens, os seus costumes, a sua história.
    É pena a poluição do Rio Salgado. Esperemos que as autoridades e a sociedade civil possam fazer alguma coisa para resolver a situação.

    Desejo-lhe um bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho contando sobre a minha família e a minha terra, Essa ideia, me pareceu interessante. Terei que mostrar o lado que alegra e o que entristece, para ser real.
      É uma forma de alerta, as situações tristes.

      Obrigada, amiga.
      Beijos,
      da lúcia

      Excluir
  10. Uma boa maneira de nos dar a conhecer as cidades do estado do Ceará. Efetivamente a poluição do rio é uma lástima. Tomara que consigam reparar o estrago feito.

    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerei assim, Elvira. Até para mim, vai ser muito bom, conhecerei melhor a minha terra. Infelizmente, devo mostrar os dois lados, até para dar um "alerta"...sobre as notícias "feias".

      Um bom final de semana. forte abraço!

      Excluir
  11. Oi Lúcia,
    Gosto das cidades de interior, são fascinantes nas suas simplicidades.
    Vou gostar de conhecer o Ceará! Bela iniciativa!
    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A simplicidade do povo interiorano, seus costumes, são fascinantes. Obrigada, Estela!

      Xêro

      Excluir
  12. BOA SORTE NA BRINCADEIRA, COLEGA LÚCIA. REPAREI MESMO QUE VOCê NÃO TEM SELOS.:)
    PORÉM, QUANDO POSTAR O SELO DA BRINCADEIRA, VOLTE LÁ NO BLOG E COLOQUE NUM COMENTÁRIO DO SORTEIO, O LINK DE DIVULGAÇÃO, APENAS POR VIA DE REGRAS, TÁ? ASSIM, VOCÊ TERÁ SEGUIDO AS REGRAS DIREITINHO E AS DEMAIS COLEGAS NÃO RECLAMARÃO! ;)
    TENHA UM LINDO SÁBADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto, de participar de brincadeiras: a criança vem à tona rs...Farei tudo como a DONA "mandar"...
      Obrigada, colega bom domingo!

      Excluir
  13. Querida amiga Lúcia,
    As festas descompassam o trivial do dia a dia. Daí uma certa ausência mas muito muito presente.
    E chegada aqui, sempre o mesmo fascínio de sair completa, com mais e mais conhecimentos adquiridos com tanta sabedoria e requinte.
    Amo ler o que escreve, e forma sintética como escreve, e as narrativas felizes uma, infelizes outras, dos (nossos/meus) antepassados. Mas são estórias que fazem a nossa história!
    Muitos beijinhos querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu querida, obrigada, pela compreensão, da ausência...
      Começo o ano "variando" um pouco, sobre os temas. No entanto, sempre com o viés histórico, nas abordagens

      Um beijo carinhoso, amga,
      da Lúcia

      Excluir
  14. Belo post instrutivo.

    Obrigada pela partilha de um "retalho" do nosso país irmão.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostando de história das terras e dos povos, decidi mostra mais do Ceará. Portugal, se entrelaça, ao nosso Brasil.

      Beijinhos, Mona Lisa,
      da Lúcia

      Excluir
  15. Minha amiga adorei esta viagem até Ceará, quanto à poluição infelizmente é um problema que existe em todo o lado e é realmente importante divulgar.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amiga Maria. Alio o belo e o feio, nas histórias verdadeiras que vou trazer nesta viagem.

      Bom domingo, boa semana.
      Beijinhos, da Lúcia

      Excluir
  16. Seu propósito é muito interessante para nós, que a seguimos. Creio que a maioria não conhece essas cidades do interior. E você alia às imagens a história, o que é rico. Lamento a poluição. Infelizmente ela está aumentando porque falta, além de interesse político, educação.
    Obrigada, amiga, pelos cumprimentos alusivos ao meu aniversário. Tenha uma ótima semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é esta, Marilene, que seja interessante, que agrade aos seguidores. Já estou preparando a segunda cidade, as pesquisas me encantam.
      Uma linda semana, amiga. Beijos!

      Excluir
  17. Amiga Lúcia;
    Será um prazer conhecer as cidaders do Ceará através dos teus relatos. Já tive a oportunidade de acompanhar a saga de tua família e por isso sei antecipadamente que as tuas narrativas serão repletas de informações com teu inigualável requinte e criticidade, como já demonstras nesta postagem sobre Abaiara.

    Beijo e muito feliz 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Clóvis. Estou feliz, com o seu retorno. Vou já na Torre, ver se tem novidades, nas Letras. Agradeço, a sua sempre gentil visita.
      Feliz 2013, beijo!

      Excluir
  18. E fazes muito bem, Lucia! Será muito bom para nós sabermos a história desses lugares do interior. Aprendemos na história, quando crianças que o nosso rei D. Fernando I em 1375 criou a lei das sesmarias principalmente para tentar fixar os trabalhadores rurais às terras e assim evitar o seu abandono. Era bem precisa uma lei dessa agora, pois algumas das nossa terras, principalmente trás-os montes estão muito desertificadas; o povo saíu de lá, por falta de oportunidades; algum emigrou, outro deslocou-se para os grandes centros. Muito obrigada pelas informações e parabéns pela pesquisa. Fica bem, amiga e que o ano 2013 te traga muitos momentos felizes. Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vou dizer, quantas cidades são...virão, uma a uma, preencher este espaço de histórias...Gosto de contar estas histórias verdadeiras. Obrigada, pela aula, desde D.Fernando I, em 1375. Tenho acompanhado, a situação atual de Portugal, o que nos deixa muito tristes, por sermos irmãos.
      Feliz 2013.
      Beijos, da Lúcia

      Excluir
  19. Tudo lindo!Aprendemos contigo por aqui!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucia quanto tempo!!!

    quero te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, é de uma "agenda" com folhas envelhecidas ;)

    um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Bela declaração de amor á sua terra... ainda não conheço Fortaleza!!!

    ResponderExcluir

  22. Querida amiga Lúcia!

    Passando por aqui para retribuir a sua visita e deixar meu abraço e carinho. Gosto muito do seu blog.

    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 16/01/2013

    “Poesias do Poeta Cigano”

    http://carlosrimolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo querido, que bom você aqui, POETA CIGANO!

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  23. Que bom Lúcia, vou conhecer um pouco melhor o Ceará, Terra Natal do marido que é de Limoeiro do Norte mas cresceu em Crateús.Ele também tem muitas saudades.
    Que Pena ver os rios (ouro) se transformarem em lixo, dói no coração da gente, o descaso.
    Maravilhoso o seu trabalho.
    Fico grata.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente a minha pretensão, que meus leitores conheçam um pouco mais do meu Ceará, que é Serra, Sertão e Mar. Mostro o bonito e o "feio", este mais causado pelo ser dito "humano"...
      Vai chegar o dia da postagem sobre Crateús e Limoeiro do Norte (pela ordem alfabética rsrs).

      Obrigada e beijinhos...

      Excluir
  24. Obrigada! Volte sempre, será um prazer!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Vim ver se já nos havia apresentado outra cidade (rss). Sei que é muito cuidadosa com a pesquisa. Tenha uma linda quinta feira. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas postagens são semanais, hoje é dia, daqui a pouco. Obrigada, por vir sempre...beijos!

      Excluir
  26. Eu também..... vi em busca de mais informações de sua terra preciosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, veja a resposta que dei à amiga Marilene, acima rsrs...Grata, por sua vinda!
      Beijos.

      Excluir
  27. Vim,te lí e recuperei tantas lembranças do interior do nosso Ceará.Como sempre,um aprendizado de história e cultura brasileira aqui.
    Abraços,bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bergilde, conterrânea querida. É muito bom, relembrar. Adoro, o interior!
      Obrigada, querida.
      Carinhoso abraço e bom dia!

      Excluir
  28. Grato pelas preciosas informações. Saudades do Ceará...!
    Seja feliz!

    ResponderExcluir
  29. Olá boa tarde!!
    Encontrei você nas minhas visitas
    vim conhecer seu Blog e adorei tudo
    por aqui, é bonito e de bom gosto
    Parabéns pelas belas postagens
    Deixo um abraço carinhoso
    Bjuss pelas fotos lindas
    Rita!!!
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Lúcia, como é bom amar o lugar que nos pertence...
    sempre aprendo quando passo por aqui. Continua a nos presentear com grandes postagens...
    Beijinhos e que 2013 seja muito próspero.

    ResponderExcluir
  31. Querida amiga

    Queria que este
    amor que tens por nossa terra,
    fosse comum
    em muitos outros corações...

    Que todos os dias
    os sonhos nasçam em ti,
    como nasce o sol pela manhã...

    ResponderExcluir
  32. Adoro aqui vir, tanto que aprendo! muitas destas informações são preciosas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Boa noite minha querida !!!!
    Vejo seu desprendimento em cada novo post,tens o dom do conhecimento,por isso que teu blog é rico culturalmente ...
    bjsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  34. Ótima ideia! Será muito bom conhecer o Ceará através Da Cadeirinha de Arruar!
    Além de um belo relato de suas memórias, é um ótimo trabalho jornalístico!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Oi Lúcia!

    O Ceará é lindo , percorri grande parte do litoral e me encantei. Conheci a cidade de Tianguá e fiquei maravilhada ! Que clima gostoso em pleno verão de Janeiro. A subida da serra me causou certo nervosismo, mas a vista linda foi recompensada. Quero voltar e desfrutas das cachoeiras.

    Beijos!!!!!


    Selma

    ResponderExcluir
  36. Olá Lúcia!
    Quero aprender mais do seu Ceará por aqui! Lindo e informativo o seu espaço!
    Grata surpresa!
    E belo o meu passeio por sua terra há poucas semanas.
    Abs
    Márcia

    ResponderExcluir